segunda-feira, março 23, 2009

Semana Académica AAUBI 2009_Hoje corrida "à loira" e Tunas Académicas






Desertuna vence em Faro

Melhor Tuna: Desertuna
Melhor Estandarte: Desertuna
Melhor Pandeireta: Desertuna
Melhor Solista: Tuna de Medicina da U.Coimbra
Melhor Instrumental: Desertuna

Tuna mais Tuna: ESTuna Setubal
Melhor "Passa Calles": Desertuna
Melhor Serenata: Tuna de Medicina da U.Coimbra
Tuna mais marafada: Tusófona

http://www.desertuna.com/



























246 comentários:

1 – 200 de 246   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

E viva a DESERTUNA!!!
MELHOR TUNA SEM SOMBRA DE DÚVIDA!!!
SAUDAÇÕES ACADÉMICAS!!!

Anónimo disse...

Senhores da AAUBI... apenas duas questões.
Para quando o reconhecimento de que a Desertuna é a melhor tuna da UBI?
Será que não se aperceberam da quantidade assustadora de pessoas que se foram embora no final da actuação da Desertuna?
Talvez seja hora de os pôr a actuar em último...
E ainda lhes quiseram cortar o som...

Anónimo disse...

nao é uma questão de reconhecimento... as actuações são por ordem de antiguidade, actuam da mais nova para a mais velha

Anónimo disse...

uiseram cortar o somporque os meninos excederam o tempo, para nao variar!Quanto a actuarem em ultimo, caso nao saibas há uma ordem de actuaçao, que é na idade da tuna na academia e por muitas desertunas que venham há tunas mais antigas.
sem sombr de duvidas que sao os melhores em palco, mas aquilo a que eles chamam de peça musical é tudo menos de tuna, mostra tudo menos o que é uma tuna!
Só tenho uma questao, se com 4 tunas a Tuna MUs ja actuou cedissimo, ainda com muita gente fora do recinto, como vai ser na rescepçao que estarao 6 a 7 tunas para subir a palco?Deixo-vos a minha opiniao façam como em Coimbra, uma tuna por noite, sem duvida será mais produtivo!

Viva as tunas, viva a semana academica e viva o espirito academico(aquele que muita gente nao tem)

SUsana

Anónimo disse...

Só uma pequena dúvida:
Afinal porquê que o B.A. estava fechado ontem à noite?à que pedir responsabilidades à direcção, mais precisamente ao Coelho, que pelo que as outras pessoas que moram comigo dizem, é ele o responsável pela dinamização do bar visto ele ter experiência:)
Alguém me responde?fui lá para comprar bilhete e nada...

Anónimo disse...

PERGUNTA A NOITE DE TUNAS É ALGUM FESTIVAL???
JÁ HÁ MELHOR E PIOR TUNA?PORTA ESTANDARTE?PANDEIRETA?PASSA-CALLE?TUNA MAIS TUNA?SOLISTA?...AND SO ON...

ACADEMIA NÃO VOS DIZ NADA MINHA GENTE???

SUsana é isso mesmo o espirito académico, realmente não há mt gente que o tenha,tou cntg...

Parabéns a todas as tunas


nita

Anónimo disse...

Eu gosto é de ler comentários carregados de ignorância!!

Quem sabe não será mesmo alguma patologia do cotovelo!!!

Mas a quem interessa a ordem de actuação??

Interessa sim, é o respeito que a Desertuna tem por quem os ouve, o trabalho que desenvolvem, não só pela UBI mas pelos UBIanos...até mesmo para a Cidade da Covilhã!!

Eles merecem respeito!!
Muito respeito!!

Força Desertuna!!!

Anónimo disse...

Só ainda ninguem referiu a péssima actuação das moçoilas.Bateram mesmo no fundo,o som delas estava péssimo,e estavam todas desorganizadas.É triste a tuna feminina mais antiga do nosso país chegar a este estado.Procurem novos elementos,e novas músicas...

Anónimo disse...

Aqui há, na verdade, uma grande patologia da dor do cotovelo. Vem para uma tuna a ver se fazes melhor, ignorante.
Melhores ou piores, todos fizeram o máximo possível por ter uma boa actuação.
Vem falar comigo directamente a ver se tens coragem de falares assim.

Anónimo disse...

deixem lá as raparigas em paz... apoiem-nas em vez de tentar deita-las abaixo

Anónimo disse...

Deitar a baixo é sempre mais facil que aplaudir!
Podem ser poucas e ate terem feito ma figura(pessoalmente nao concordo, já as vi bem piores)mas dão o que têm e o que nao têm em cima do palco.

Viva a Tokuskopos, esses sim digam o que disserem animam toda gente!
Espirito academico é o que se pretende numa Semana Academica, e esses senhores têm espirito para dar e vender!

P.S.-Tenho pena de nao ter visto a actuaçao da TunaMUs!

Anónimo disse...

Parabéns Desertuna! Uma exibição Magnífica, como outra coisa não seria de esperar. As tunas estão vivas e de boa saúde! Prova disso é sua proliferação e multiplicação. No final do Ano a UBI entrerá para o Guiness como sendo a Universidade que aprenta a maior ratio de alunos/tuna - Excelente. Força Tunas: Tokuskopos, Moçoilas, Desertuna, TunaMus, EncantaTuna, Ca'Tuna aos Saltos, ....

Anónimo disse...

Péssima actuação???
quem és tu meu/minha ignorante para caracterizares uma actuação de uma tuna?
fazes parte de alguma?
Particularmente não concordo que tenha sido uma péssima actuação e ficam os que tem dor de corno das moçoilas a saber que bocas de burro não chegam ao céu...
quem desdenha quer comprar...
FORÇA MOÇOILAS...

p.s-Amiga ou Amigo da actuação se tens lata para te por como anónimo ve lá se te assumes e dás a cara...


NITA

Anónimo disse...

Eu acho muito bem que a ordem das actuações seja essa! Assim vejo a TunaMUS, e depois Desertuna, e depois vou embora pra não ver desgraças! E sei que tal como eu muita gente pensa assim!

Anónimo disse...

Antes de se porem com coisas sobre a ordem das actuações, já pensaram em perguntar se a Desertuna está disponível para actuar em último? Sinceramente, não me parece.

Adorei a peça que tocaram, aquela que dizem que nada tem a ver com tunas... o que interessa? pelo menos são diferentes e com grande qualidade, puseram o pavilhão da ANIL ao RUBRO, que mais se pode pedir? isto também não é ESPÍRITO?
Parece haver muita gente que continua a achar que aqui em Portugal devia ser como em Espanha, todas as tunas tocam o mesmo, e depois o pessoal deixa de conseguir ouvir tunas, sangue novo, é isso que é necessário, e esses rapazes têm para dar e vender!
Parabéns DESERTUNA

Patrícia

PS: Nota para a actuação da TunaMUS, muito certinhos, alguns erros, mas nota-se o trabalho desenvolvido!

Anónimo disse...

@Patricia - Mesmo que estivesse disponível, não o poderia fazer, por uma questão de respeito e antiguidade, como já foi referido acima.

------

Quanto ao assunto Moçoilas aqui discutido, isto soa-me 'a conversa do tipico portugues... é sempre muito fácil deitar abaixo toda a gente. É visivel que estas atravessam um momento mau, mas não é decerteza com esse tipo de comentários/criticas que são tecidos aqui que as vão ajudar a melhorar.

Outro assunto, relativamente ao facto de quererem cortar o som à Desertuna. É prefeitamente compreensível, eles tocaram cerca de 1h e tal e muito certamente execedem o tempo da guideline de "bandas". Esse tipo de assuntos tem de ser seguido à risca, senão as tunas faziam jam's ou tributos em tonalidades diferentes e ficavam ali a noite toda... Um tanto ou quanto aborrecido não acham? Eu pessoalmente depois de levar com horas e horas de tunas, sim provavelmente, sairia da Anil o mais rápido possível, pois ninguem aguenta tunas a tocar a noite inteira. E isso leva-nos ao assunto de muita gente abandonar a Anil depois do actuação da Desertuna/Tributo aos Xutos (Por favor, ganhem um pouco mais de gosto rapaziada!)

Saliento no entanto que gostei de ver 2 ou 3 elementos desta tuna a tocar, mostraram que tem bastante valor e sim foram reconhecidos pelo público que aderiu bastante e esteve ao rubro na actuação deles.

Depois de tudo isto, há a JábUBI e sim, para quem não sabe (porque há muita gente que não sabe), a tuna mais antiga da covilhã de qual muitos gostariam de fazer parte. É sabido que a rapaziada nunca está totalmente séria em palco por isso a alguns níveis nem tudo é perfeito, mas o espirito de uma tuna a sério está ali!!! E ai' nunca ninguem será melhor do que eles.

PS - Para os mais desentendidos da coisa, o som esteve mau durante todas as tunas.

PS2 - Será que os senhores Mafiosos me poderiam explicar o que é um post sobre Tunas na semana académica tem a ver com os prémios com a Desertuna ganha em Faro? Um tanto ou quanto ridículo senhores.

E assim vos deixo com os meus 0.000000002 centimos.

Anónimo disse...

Força Moiçoilas, deixai os ignorantes falarem e quando as tunazecas tiverem 20 anos então que falem. Devem julgar que é fácil aguentar uma tuna sempre ao mesmo nível, com entradas e saídas de membros e tudo o mais. F

ica também a nota para o facto de daqui a 2 anos ser criada não uma noite de tunas mas sim uma semana académica de tunas, até já acho que estão em vias de ser criadas mais algumas:

Zétuna - Esta vai ser formada tal como o nome indica apenas por membros chamados "Zé" sendo que quem se chamar Zezinando ou Zélia também pode fazer parte;

Tampatuna - Tuna mista para quem usa tampão

TAFECUBI, Tuna de Alunos de Freios de Espada à Cinta da Universidade da Beira Interior - Tuna de alunos da UBI provenientes de Freios de Espada à Cinta

Pens’Tuna - Tuna feminina para quem usa penso higiénico

Tuna do Adamado - Tuna só para quem bebe adamados

AM1 Tuna - Tuna para alunos da UBI que ainda não fizeram Análise Matemática 1

Tuna da Saudade - Tuna para estudantes da UBI residentes na rua da saudade

Anónimo disse...

A actuação da Desertuna não chegou aos 45 minutos, por acaso reparei nisso.

Sim ridículo a noticia do festival em Faro com o resto... mas enfim os rapazes são notícia!

Anónimo disse...

Actuação das Moçoilas

Todos nós sabemos que se um grupo de raparigas pretende de alguma forma fazer algo de construtivo surgem criticas de pessoas ignorantes e falta de apoios de instituições.
Mas nem por isso deixa de ser uma das tunas femininas mais antigas do país e já (en)canta desde 1989.

Notei que apenas colocaram aqui comentários desconstrutivos à tuna, por isso vou ter a honra de ser a primeira pessoa a fazer comentários relevantes à tuna: As pandeiretas e os estandartes demonstraram muita garra; notou-se evolução desde a recepção ao caloiro; mais pessoas entraram para a tuna; mais diversidade de instrumentos; ouviram-se melhor as vozes… Demonstraram muito empenho e espírito académico.

As pessoas que queiram fazer criticas à tuna podem faze-lo no B.A., às terças e quintas a partir das 21:30h. Não se escondam atrás de comentários anónimos, descredibiliza o comentário e demonstra cobardia.

Obrigado a quem apoiou a tuna durante a actuação.

Parabéns Moçoilas, que demonstrem sempre integridade e humildade e que as criticas e adversidades vos tornem mais fortes e unidas.

Anónimo disse...

Quem ganhou a corrida à loira?

Anónimo disse...

Fiz bem em ir para a encantatuna...

Anónimo disse...

Mas que personagem:

""Saliento no entanto que gostei de ver 2 ou 3 elementos desta tuna a tocar, mostraram que tem bastante valor e sim foram reconhecidos pelo público que aderiu bastante e esteve ao rubro na actuação deles.""

2 ou 3 tem valor??? mede as tuas palavras amigo!!! tens tudo do melhor percusão, saxofone, guitarras, bandolins, bombardino, pandeiretas, porta-estandarte etc...

Tu é k gostarias de fazer parte! triste
==============


Um beijinho e um abraço as tunas de verdade e as que querem ser ou voltar a ser!

dirty-frank disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Anónimo diz: “Ainda bem que fui para a Encantatuna”

Primeiro: Se estás tão contente de ter entrado para essa pseudo-tuna tinhas posto o nome, eu pus o meu, não sou cobarde;

Segundo: A vossa “magister” marimbou-se completamente para vocês e foram obrigadas a manda-la embora, que aproveito para dizer que essa “pessoa” não tem ética nem valores morais nenhuns;

Terceiro: Vocês não são tuna e nunca hão-de ser nada, vivem apoiadas na Desertuna;

Quarto: Quem vos dera a vocês chegar aos calcanhares das Moçoilas, pelo menos elas têm dignidade e não precisam de se apoiar em ninguém para conseguir chegar onde estão hoje;

Quinto: Tenho pena de vocês, porque a vossa pseudo-tuna ainda não começou e já está envolvida em tricas e mexericos que tiram a credibilidade a grupos femininos.

Sexto: Se vocês tiverem alguma coisa a dizer digam-no na cara das pessoas.

Anónimo disse...

Não percebi, quem voltou a tocar a mesma musica meio tom abaixo? e em que tons? Que musica ta repetida num tom diferente?

lol, palhaçada

Anónimo disse...

João Alves:

Para começar, creio que o propósito do máfia da cova não seja andar a falar do que não se sabe. Além disso, gostaria que te informasses melhor antes de dizeres o que quer que seja.

Quanto às Moçoilas, são uma tuna já com 20 anos de história e que tem acima de tudo o nosso respeito e admiração.
Aqui ninguém tem o objectivo de as superar já que é comum o amor pela música e pela academia.

Quanto às tricas e mexericos não passam disso.

Sem mais nada a dizer.

Anónimo disse...

Pareceu-me que esta foi uma das melhores actuaçoes das Moçoilas dos ultimos tempos. Tendo em conta a habitual indiferença do publico que não ajuda nada, axo k estiveram muito bem! Se fossem de fora scalhar recebiam mais apoio...mas cada um com o seu critério.
Quanto as criticas axo k mesmo k por alguma razão n actuassem iria aparecer aki alguem a dizer k foram uma m*rda!Ha por aí muita dor de cotovelo.
A crítica é algo k deve ser construtivo mas ha muita gente k não entende isso meus amigos.Deixem os mexericos e divirtam se!

scorpio mab disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"Mas que personagem:

""Saliento no entanto que gostei de ver 2 ou 3 elementos desta tuna a tocar, mostraram que tem bastante valor e sim foram reconhecidos pelo público que aderiu bastante e esteve ao rubro na actuação deles.""

2 ou 3 tem valor??? mede as tuas palavras amigo!!! tens tudo do melhor percusão, saxofone, guitarras, bandolins, bombardino, pandeiretas, porta-estandarte etc...

Tu é k gostarias de fazer parte! triste
==============


Um beijinho e um abraço as tunas de verdade e as que querem ser ou voltar a ser!"

Caro, não faço parte de alguma tuna, e quanto a medidas deverias ser tu a medir a tua humildade.

Anónimo disse...

Um dia quando metade desta academia for ás semanas académicas de outras terrinhas e ver tunas a actuar, vão perceber que só cá é que não há espirito académico e nem respeito....

respondendo a quem perguntou o porque de a máfia ter um post sobre noite de tunas...

é porque gera polémica e porque há gente que não tem coragem de dizer as criticas construtivas ou não na cara.

e era escusado terem posto os prémios que a desertuna ganhou... mas parabéns a eles, é notória a evolução deles e isso é mt gratificante para a nossa UBI...

Já bubi cada vez melhor...PARABÉNS


Moçoilas adorei as novas músicas...


Tunamus continuem a melhorar estão mt bem...


Força tunas....


membros de pseudo tunas que nunca hão de ser tuna (referente a encantatuna) 1ª arrajem um nome que não seja de um festival académico de outra tuna... e vejam lá se se controlam nos comentários nas costas e os dizem na frente...
Nao tenham medo...tem coragem para tanto n é assim?

Anónimo disse...

A encantatuna não tem que ir a AGA e forum veteranum para ser aprovada???Vou lá votar contra!

Anónimo disse...

A AGA já foi... foi na 6ª feira, antes da semana académica. Foram aprovadas como nucleo cultural. falta serem aprovadas como tuna, em fórum veteranum

Anónimo disse...

já foram a AGA... falta ir a forum...

Anónimo disse...

"FALAM FALAM E NÃO OS VEJO A FAZER NADA!... FICO CHATEADO, POIS CLARO QUE FICO CHATEADO!"

SE A DESERTUNA TOCOU MAIS TEMPO DO QUE DEVIA ( E EU ACHO QUE NÃO) É PORQUE TRABALHA E MOSTRA O QUE FAZ!!!! ASSIM COMO A TUNA-MUS SE TEM ESFORÇADO POR MOSTRAR QUALIDADE....

É EVIDENTE QUE AS MOÇOILAS PRECISAM DE AJUDA MAS NÃO A PROCURAM! ESQUEÇAM O ORGULHO PK ACIMA DE TUDO ESTÁ A NOSSA ACDEMIA. (PARECE QUE NINGUÉM SE LEMBRA DISSO)!!

PARABÉNS Á DESERTUNA E Á TUNA-MUS PELO BOM TRABALHO E REPRESENTAÇÃO DE TODOS NÓS PELO PAÍS FORA...

Anónimo disse...

Isto aqui ta lindo, mostra o espírito da nossa academia,todos unidos, força, umas mandam bocas, outras fodidas vem ca responder. Excelente exemplo de uma academia unida.

acho que cada tuna ta de parabéns, as moçoilas melhoraram de forma incrível, porque será? a verdade é que sentiram outra tuna por ai, e ainda bem, notou-se o esforço.

não percebo as criticas por aqui, acho que cada pessoa pode gostar de tal tuna ou de varias e dizer parabéns as tunas, agora vir cá e dizer esta ou aquela foi uma merda, é estúpido e é só provocar.

Qual é a tua razão para votar contra a nova tuna? ainda nem existem, e já as odeiam tanto, não percebo, acho que não ha muita gente que tem razoes para as odiar assim tanto.

Agora, para haver paz, juntam-se todas as tunas numa mista.
looooooooooooooooooooooool

Anónimo disse...

Quando tivermos 6 tunas numa só noite é que vai doer!!!Só a já b´ubi,desertuna e tuna-mus é que se vão aproveitar.Duas vão ser inexperientes,e quanto às moçoilas mais vale pousarem os instrumentos que até o ladrar do meu cão é mais agradável.Proponho ao ppl do blog criar a mafiatuna, que agora criar tunas é que está a dar.Mas porque é que este pessoal não se integra nas tunas já existentes????

Anónimo disse...

Não é possivel integrar algumas pessoas que pretendem fazer parte das novas tunas, na antiga.Uma vez que houve uma senhora que foi EXPULSA das Moçoilas,essa nao tem integraçao possivel em lado nenhum, e nao sei s algum dia subirá ao palco pelas Desertoilas.Alem disso uma pessoa que faz parte das Moçoilas, decide fundar uma nova tuna e durante uma ou duas semanas assite aos ensaio de ambas só mostra que nao vale nada,Mas bonito bonito foi ver essa senhora chorar durante a actuaçao das Moçoilas!

Anónimo disse...

votar contra a nova tuna no forum, porque? ja percebo porque é que é tao odeada: da maneira como estao as moçoilas, ja que teem poucas actuaçoes positivas, e com o aparecimento da nova tuna, as moçoilas de certeza que estavam condenadas a extinsao, so se a futura tuna femenina ainda fosse pior, esperemos para ver. Algumas pessoas so se esquecem de uma coisa: deve-se promover o associativismo e nao retringir-lo aos alunos com mais matriculas desta academia (que é o que muitos criticos certamente pensam quando criticam novos projectos de tunas, de nucleos e do trabalho da aaubi)

Anónimo disse...

votar contra a nova tuna no forum, porque? ja percebo porque é que é tao odeada: da maneira como estao as moçoilas, ja que teem poucas actuaçoes positivas, e com o aparecimento da nova tuna, as moçoilas de certeza que estavam condenadas a extinsao, so se a futura tuna femenina ainda fosse pior, esperemos para ver. Algumas pessoas so se esquecem de uma coisa: deve-se promover o associativismo e nao retringir-lo aos alunos com mais matriculas desta academia (que é o que muitos criticos certamente pensam quando criticam novos projectos de tunas, de nucleos e do trabalho da aaubi)

Anónimo disse...

bonito bonito é como um post acerca da semana académica se torna numa discussao sem fim sobre tunas.

Tanto quanto sei, diversidade nunca fez mal a ninguem e nao é agora q vai fazer so porque meia duzia de macacos acha que sim. Porque nao sao todos capazes de entender que em todos os sitios, nucleos, associaçoes, tunas, etc ha e vai sempre haver ovelhas ranhosas.

Já agora, sabiam que a criminalidade violenta subiu 10,7% no ano passado em Portugal? E que foram descobertas 56 novas especies de animais e vegetaçao? Ou que a circuncisão masculina diminui o risco de se contrair herpes genital? Ou até que individuos suspeitos de ser piratas somalis capturaram dois petroleiros? Ou ainda que o governo pretende limitar as verbas para promoções e novas contratações na função pública?

Pois é meus senhores, no que diz respeito a um bando de miudas toda a gente manda palpites. Nao acham que se deviam era preocupar com o vosso futuro e o do país onde estao? os papas nao vao estar a sustentar para sempre a vossa vida na academia. E a bem ou mal vao perceber isso um dia, e entender que o que se passa aqui é uma ninharia. Cresçam e apareçam.
Ha maiores preocupaçoes no mundo que meia duzia de miudas. Deixem-se de tentar brincar aos politicos e aos criticos.

Anónimo disse...

Expulsões,lágrimas,retaliações,formação de nova tuna.Moçoilas VS Encantatuna.Vai ser demais!!!

Anónimo disse...

Bem pelos visto,estou a ver que com tantos comentarios "construtivos" a actuacao das Moçoilas,os pseudos elementos da pseudo tuna vieram ca prestar o seu apoio, criticando e dizendo mal so por dizer...Por acaso em 7 matriculas que tenho e nos ultimos 4 anos foi uma das melhores actuacoes das Moçoilas..Ja as tendo visto em varios festivais fora da Covilha,nem se comparam,e nao é por acaso que trazem os premios tuna mais tuna,melhor instrumental,pandereitas,etc.... Alias até nem se compara o apoio que elas tem fora da academia,dai a total vontade d'elas actuarem sem qualquer pressao e mexericos em cima...
Força Moçoilas...

Ja Bubi Espectaculares apesar de terem estado pouco tempo em palco...Mantêm sempre o espirito borguista desta nossa Covilha..

Tuna Mus continuem assim,voces evoluiram bastante...

Quanto a Desertuna,nao ha muito para dizer,a nao ser copy-paste da Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro..Ate o pobrezinho do estandarte ja consegue fazer as brincadeiras que o estandarte da Magna Tuna Cartola fazia há 4 anos atras..Para nao falar dos arranjos das musicas que a originalidade vem de la de cima..É pena ver tanta gente apoiar uma tuna que nao passa de recortes de varias tunas fantasticas do nosso país...Para nao falar tambem do facto de dizerem que as Moçoilas repetem musicas (pelo menos eu estive la e 2 ou 3 musicas eu nao conhecia) pelo contrario a actuacao da Desertuna foi uma repeticao da recepcao e semana academica do ano anterior!!

Com isto, tenho dito.
Saudaçoes academicas para todas as Tunas e todos os Ubianos..

Anónimo disse...

Vocês deviam era ter feito como o Vila (Imperatorum), andou lá em frente ao palco aos gritos a apoiar as Moçoilas – Sim,seus tristes, o gajo que manda nisto tudo e já praxou e baptizou meio mundo! Por isso sigam-lhe o exemplo para a próxima bando de ignorantes!

Anónimo disse...

Se a actuaçao da desertuna foi uma repetiçao das actuaçoes da recepçao e da semana academica anterior, entao a da jabubi foi uma repetiçao dos ultimos 5 anos de actuaçoes em que os vi nesta academia.

Anónimo disse...

oh apoiante das moçoilas, força aí a promover a falta de opiniao.

ignorancia é força.

Anónimo disse...

meus senhores e minhas senhoras...

sinceramente não percebo esta confusão que para aqui vai...nem percebo porque a maioria de vocês odeia tanto a Encantatuna, alguém já se deu ao trabalho de pedir para assistir a um ensaio delas? Pois, se o tivessem feito saberiam que elas e Moçoilas são estilos completamente diferentes. Existe em todas as academias - Já b'ubi e Desertuna ( e aproveito o facto de se ter falado em Aveiro) Magna Tuna Cartola e TUA e afins - tipo vocês não percebem que os estilos musicais são totalmente diferentes, ou o vosso intelecto musical não chega para tanto? è normal que, sendo estilos diferentes não se podem integrar num tuna que já existe.

Agora virem para aqui dizer que vão votar contra elas é completa estupidez. Não vos vejo assim tão determinados quanto à nova tuna de medicina que ai está para aparecer.

Deixem-se de mandar papaias, já não basta as confusões que tem havido em torno delas, deixem-nas ser tuna. Haja alguém que se lembra de querer honrar a nossa academia e promover o associativismo.

Espero sinceramente que, futuramente, as 6 tunas enalteçam cada vez mais o nome da UBI, quer aqui na Covilhã, quer fora!!!

Anónimo disse...

Daqui a pouco inventam um jogo para a PlayStation 3 intitulado: Street Fighter Tunas v.1.0

Anónimo disse...

vocês devem é ter medo da nova tuna - só pode!! se assim não fosse não as impediam de serem tuna...

Anónimo disse...

Não defendam as moçoilas,que lá dentro são só intrigas e muita falta de espírito académico.Falo porque já lá estive.Quando virem a encantatuna a actuar no seu pleno,teremos por fim uma boa tuna feminina na academia.Beijos para todos os que me apoiam.

Anónimo disse...

Nao digam mal da Desertuna,porque depois eles fazem-se de coitadinhos porque as pessoas sao assim más para eles!
O facto de haver elementos da encantatuna a dizer mal das outras tunas, eu fico na duvida se nao terá o dedo da Desertuna por la!Porque razao comprou a desertuna a guerra entre as Moçoilas e a encantatuna.

Luis Rodriguez

Anónimo disse...

Deves perceber muito de tunas deves...

Anónimo disse...

PR.
Mui nobre deves ser para vir aqui pedir para não apoiarem as Moçoilas!
Terei que te agradecer pessoalmente(quando escrevers o teu nome), mui enalteces este nosso espirito académico e com formusura de palavras pedes que não apoiem a outra tuna! Deves é claro querer que se juntem á ENCANTATUNA, essa mui vadia, vivida, sabida, instruida por variados membros masculinos de várias tunas do país,mas muito correcta e com gran' cuidado naquilo que escreve e até diz que tem muito respeito pelas moçoilas e depois contradiz-se dizendo que é um bando de intriguistas... Mas tu ó nobre senhora, deverás ter todo o sentido para falar!Deves ter dado imenso ás Moçoilas!
Bem excelentissima espero que meça as suas palavras e que pense(sei que deve ser dificil ocupar a sua preciosa cabeçinha com pensamentos)antes de falar!
E não julgue que todas as tunas Femnininas da UBI,ops... só há uma... são iguais á sua futurissima pseudo tuna!


ass. ex- aluno da UBI.

Anónimo disse...

Sim sim eles são mesmo uns coitadinhos que precisam desta guerra! lol só pode ser algum artista de stand up a dizer tal coisa!

As pessoas esquecem-se que é a tuna q mais longe tem levado o nome da academia... mas isso ninguém lembra, enfim fracos de espírito.

Anónimo disse...

Só digo uma coisa:

ESPEREM PARA VER AS NOVAS TUNAS E DEPOIS FALEM!!

Até vos vai cair tudo na altura

Anónimo disse...

Vocês têm é dor de cotovelo de a Desertuna não passar tanto tempo convosco como passa com a Encantatuna. Eles só as estão a ajudar, como aliás outros elementos de otras tunas o fazem, mas só vocês nabiçoes é que não querem ver isso e põem-se para aqui a falar mal deles todos.

Se vocês realmente conhecessem o espirito de tuna nunca diriam o que estão a dizer!!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar como é possível a Desertuna apresentar uma actuação igual à da semana académica anterior se no passado fim de semana em Faro estrearam uma das músicas que faz parte da Odisseia???n sei como se chama mas é a música que vem a seguir ao instrumental.Eles apresentaram de novo em relação à semana académica anterior essa música e o instrumental que foi estreado na última recepção ao caloiro.Eles são bons mas diferentes.Serem cópias da cartola?não acho,já tiveram mais parecidos do que agora.A cartola agora já toca instrumental que antes não tocava e a Desertuna sempre tocou.Neste momento penso que a Desertuna tem o seu próprio estilo.
Em relação ás Moçoilas acho que estiveram melhor do que costumam estar,penso que falta animação.Também achei bem irem buscar "ajuda" de algumas pessoas mais velhas como uma das melhores estandartes que vi até hoje,está um bocadinho enferrujada mas quando se sabe,sabe e ela sabe.
Em relação aos jabubi apresentaram umas músicas que estavam no baú que por sinal são muito boas mas o nível de alcool não os deixam mostrar como essas músicas são bonitas.Na minha opinião com menos alcool e melhoravam mesmo muito.aproveitem as músicas que têm.
A Tuna-mus penso que estão no bom caminho,nota-se trabalho e que seguem um bocado o estilo dos seus padrinhos.
Encantatuna???não tenho uma opinião formada.gostava que aparecessem para depois falar.Sei que não começaram bem mas é com erros que se parende,agora se os erros se repetirem aí sim é mau e deve-se tomar medidas.em relação a serem ajudadas pela desertuna,não vejo nenhum mal,se é para num futuro dignificarem a nossa academia.Existe uma situação muito parecida na guarda com a aparição de uma nova tuna feminina que esta a ser ajudada pela Copituna.em relação a elas "andarem" com uns e com outros,é problema delas,elas nem são tuna e em falarem que andam com desertunos,as moçoilas andam com jabubi e não vejo mal nenhum,como no passado moçoilas andaram com desertunos.isso são vidas pessoais e cada uma é que sabe o que faz.eu em relação a elas estou à espera para ver mas se falham sou das primeiras a falar.
Penso que com a aparição destas dunas tunas femininas fica bem para a nossa academia.a nível masculino tens a jabubi e como alternativa a desertuna e tens em medicina a Tuna-mus(apesar desta poder contemplar alunos de todos os cursos).a nivel feminino tens as moçoilas e a meu ver devemos ter uma alternatina e entra a encantatuna e na medicina a catuna-aos-saltos.Acho que alguma "rivalidade" saudável faz bem para as tunas nunca parar de trabalhar e melhorar sempre para dignificar a nossa academia.

Mónica Santos

Anónimo disse...

agora é que tu disseste tudo!! estou contigo mónica.

Anónimo disse...

Não defendam as moçoilas,que lá dentro são só intrigas e muita falta de espírito académico.Falo porque já lá estive.Quando virem a encantatuna a actuar no seu pleno,teremos por fim uma boa tuna feminina na academia.Beijos para todos os que me apoiam.


Enquanto lá estiveste era só intrigas. Depois que saíste a tuna uniu-se, quem as andava a fazer eras tu.

Anónimo disse...

Eu ja tive a sorte ou o azar va-se la saber de me cruzar com actuaçoes da futura tuna por duas vezes.Uma num cafe onde elas entraram tocaram e sairam, nem perguntaram se podiam nem nada, era tudo delas. A outra situaçao foi na Desbunda civil, e digamos que se em palco fizerem o que fizeram la, nao vao longe, desafinadas, nao conseguiram acertar o passo, gavaram tanto a estandarte e ate hj nao entendi onde é que ela é boa, na arte de manejar o pau do estandarte vos garanto que nao é.
quanto as intrigas dentro das moçoilas.....lamento informar que acabaram quando tu saiste minha cara.

Mas eu concordo que sejam aprovadas em forum tanto a encantatna com a CaTunaAos Saltos, o que se precisa é de tunas.E depois como disse um senhor da desertuna damos formaçao sobre espirito academico.Pois se dentro da tua tuna nao houvesse intriguices tu ainda eras magister, ou talvez fala-ses a tua colega de casa.

A desertuna é grande é vdd, tem muitos elementos.A ja bubi mantem-se fiel ao seu espirito e isso é que interessa,quando estao em tuna divertem-se me tuna.A desertuna tambem viu-se isso na anil(uns em cada canto).A TunaMUs nao segue muito o estilo da desertuna apesar de poder parecer,mas nao querem seguir o mesmo estilo que eles.Admiram o seu trabalho e reconhecem-no como toda a academia, mas dai a querer seguir as pisadas deles é muito diferente.

Mas vota para ai tunas que isso é que está a dar.Proxima recepçao ao caloiro, o placo sera no pourinho, no fim da latada sobe a encantatuna ao palco, seguida da catunaaossaltos ,tunamus, desertuna, moçoilas e ja bubi.Tem de ser logo depois da latada para haver tempo para todas as tunas actuarem se nao, ja dizem que a jabubi sobe bebada ao palco ao subir as 5h da madrugada devem estra lindos devem.

Anónimo disse...

Nabições isso existe???


Ninguém, acho eu, está-se a preocupar com que é que elas andam ou deixam de andar e se pediram ajuda ainda bem para elas, que devem de certeza precisar... Agora não lhes dá o direito de virem falar mal das outras para aqui.Pode ser que as Moçoilas não sejam grande coisa, mas insultar é que não! Aliás elas estão bem melhores!

Parabéns Tunas :)

Anónimo disse...

Mas já está mais que provado de que é uma pessoa que anda a fazer as intriguices toda e NÃO É ELA QUE FAZ A TUNA!!!
ENTENDAM ISSO!!

vai de se deixar de aprovar uma tuna só por um elemento estar a causar os problemas que está a haver..isso é problema delas..elas que resolvam isso dentro da própria tuna!!

Anónimo disse...

Notou-se que as moçoilas são boas...eram só palmas vindas do publico

Anónimo disse...

a correr! a saltar! os ignorantes não saiam do lugaaarr!

Anónimo disse...

Se já nem as tunas têm espirito académico e de camaradagem entre elas,vêm pedir aqui aos outros que o tenham!!!Por amor de Deus...é moçoilas vs encantatuna,já b´ubi vs desertuna,enfim.Força tuna-mus.

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião as Moçoilas demonstraram ter espírito em palco e estão muito melhores. Quanto as rivalidades com a Encantatuna... Sinceramente acho que são desnecessárias, basta atender ao facto de as Moçoilas terem 20 anos e a Encantatuna ter quantos?? ah pois é! E uma tuna a sério tem que ser uma tuna com história, com tradição, com espirito... E isso não falta às Moçoilas! Ao menos as Moçoilas podem gabar-se de serem autónomas e não precisarem de apoio de outras tunas. Dizem que as Moçoilas estão a passar um mau momento? Sinceramente não partilho da mesma opinião. Mas podemos também falar na história das Moçoilas, que é repleta de bons momentos e grande qualidade musical! E a história da Encantatuna, como é?? Ainda agora são grupo cultural e já estão rodeadas de má fama. Porque será? Talvez por terem ambição a mais e não olharem a meios para atingir os seus fins..Por isso meninas, se tem algo a dizer as Moçoilas, ja sabem: 3as e 5as no B.A. às nove e meia!!

Maria Roque

Anónimo disse...

sabes lá tu o que as raparigas da Encantatuna pretendem.Já te deste ao trabalho de TENTAR com alguma delas??

CLARO QUE NÃO!!!

é só a tentar por uma academia inteira contra elas!

estais rodeadas de tanto ódio que a vossa visão geral das coisas está completamente cegada.

Anónimo disse...

Já agora quem são as encantatuna?

Anónimo disse...

Epah é assim, mas quem é quem para não permitir a formação de uma tuna??? ai estes estatutos... dá poder a quem não o deve ter.
Já agora que falam em falta de espírito, da parte da nova tuna feminina, respondam-me a uma coisa: andar trajado e de boxeres às bolinhas, tem alguma coisa de espírito?? só desonra a academia, que pensam que ficam bonitos mas na realidade ridículos...

Tipo, nunca pertenci a nenhuma tuna,apenas gosto de ouvir.

Acho bem mais grave a formação de tunas de medicina, numa academia tão pequena... á e tal que todas as faculdades de medicina têm uma tuna... tão e a tuna das engenharias?? a tuna das letras?? das ciências???

qualquer dia há mais tunas que alunos...

Anónimo disse...

Para quem anda a dizer que a Encantatuna anda atrelada e a fazer nao sei mais o que com a desertuna,lamento informar que as coisas estão a mudar......já há quem tem trocado os desertunos por ......adivinhem lá............só mais um bocadinho.........noa chegam lá..........pronto, pronto eu digo......Já bubi's!Facto comprovado por quem quis em plena ANIL!

Anónimo disse...

depois de ter perdido algum tempo a ler este lavado de roupa suja, ñ pode ficar indiferente a certas coisas ca escritas...

SIM concordo com kem disse e muito bem k esta actuação das MOÇOILAS foi das melhores CÁ(só incluindo recepções e semanas academicas), notou-se uma grande evoluição delas.

knto à pseudotuna 'Encantatuna' ñ ha mt pr dizer,pois infelizmente pr a nossa academia elas ainda ñ eram NADA e ja cometiam erros k fizeram colocar em causa os restantes grupos que fazem um grande esforço para representar a nossa academia e deixar o nosso bom nome...

agora respondendo a alguém k diz k a DESERTUNA é a tuna k mais representa a Academia e k leva o nome desta mais além, ISTO SIM É MENTIRA!!!POIS SE FOSSE VERDADE ENTAO O SR.REITOR NAO DIRIA QUE AS MOÇOILAS SAO AS EMBAIXADORAS DA NOSSA UNIVERSIDADE E MAIS EU JA TIVE A HONRA D ENTRAR NA MAGNIFICA SALA DE TROFEUS DA AAUBI ONDE UMA PAREDE COMPLETA É OCUPADA SO POR PRÉMIOS DAS MOÇOILAS E FICAM JA A SABER K ESTA TUNA DE 20ANOS JA LEVOU O NOME E LEVA DA NOSSA ACADEMIA PR BEM MAIS LONGE, COMO POR EXEMPLO FRANÇA,ALEMANHA,ESPANHA,AÇORES(varias vezes),MADEIRA,E DE NORTE AO SUL DO NOSSO PORTUGAL CONTINENTAL,sei isto tudo e aind mais k ESTAS FORAM RECENTEMENTE CONVIDADES PR UM FESTIVAL MASCULINO COMO TUNA EXTRA CONNCURSO PARA FORA DA NOSSA CIDADE NEVE,para verem k as MOÇOILAS é uma tuna respeitada mais por universitarios de fora do k pelos UBIanos,sinceramente teno vergonha disso!!!

devem d tar a pensar k sou Moçoila ou faço parte do clube de FAS delas mas não sou simplesmente ubiano/a k s deu ao trabalho de conhecer 1pouca mais da nossa academia e da historia que a rodeia,claro k tive o previlegio de falar com algumas MOÇOILAS algumas ate fundadoras, mas tb o tive com as restantes tunas e ate mesmo nucleos culturais...

Já b'UBI PARABENS e continuem tao a fazer 1optimo trabalho,

Tuna-MUS PARABÈNS tiveram muito la,

Dsertuna nem sei o k dizer,encortem 1pc mais a actuação pois por vezes torna-se cansativo ouvi-vos...

Saudaçoes academicas

Anónimo disse...

Nem sabem da melhor... Ontem na ANIL vi um tunamus com uma catuna'aos saltos... que pouca vergonha xD

Ana disse...

A questão que fica é a seguinte: O que fará uma estudante da UBI escolher entre ir para as Moçoilas ou para a Encantatuna? Escolhem as Moçoilas, uma tuna com uma história cheia de luta e vitórias, que já levou o nome da universidade a Portugal inteiro (incluindo França, Açores e Madeira), uma tuna que transmite respeito, integridade e dignidade à já 20 anos, Ou escolhe a Encantatuna, uma tuna que tem por trás uma história muito estranha e duvidosa de um grupo de Moçoilas que por puro capricho (e por uma delas ter ficado a dever dinheiro à tuna) resolve formar uma tuna feminina, apoiadas de uma forma pouco moral e ética à Desertuna? Cada estudante irá depois escolher a melhor opção, mas algo muito importante de uma tuna é a sua história, e a da Encantatuna já ninguém a apaga…

Anónimo disse...

vocês tem é uma grande dor de cotovelo..têm lá elas culpa de serem todas jeitosas??

deve ser por isso que as moçoilas estão contra a formação da nova tuna...haha

Anónimo disse...

O pior da encantatuna sao as fundadoras. Essas sim são umas intriguistas que so procuram protagonismo. E vejam lá que ate entre elas há zangas. Ainda nem são tuna e já ha pessoas que nao se falam. Assim não vão muito longe.

Maria L. disse...

Pq tanta rivalidade? tem medo d alguma coisa é? cambada de frustrados é o k voces todos sao...

Anónimo disse...

lolol so vejo gente a falar do q nao sabe... vao mas é todos estudar para fazer cadeiras e deixar os papás orgulhosos.. a maior, a melhor a mais irreverente TUNA ORQUESTRA ACADÉMICA JÁ b´UBI E TOKUSKOPUS está viva e de boa saúde e continuará a representar esta Academia cm toda a pujança cm ja o faz ha 20 anos!


tudo o resto é treta....



BrokasTokuskopus

Ana M. disse...

A questão que fica é a seguinte: O que fará uma estudante da UBI escolher entre ir para as Moçoilas ou para a Encantatuna? Escolhem as Moçoilas, uma tuna com uma história cheia de luta e vitórias, que já levou o nome da universidade por este mundo fora,uma tuna que transmite respeito, integridade e dignidade à já 20 anos, Ou escolhe a Encantatuna, uma tuna que tem por trás uma história muito estranha e duvidosa de um grupo de Moçoilas que por puro capricho resolve formar uma tuna feminina? Cada estudante irá depois escolher a melhor opção, mas algo muito importante de uma tuna é a sua história, e a da Encantatuna já ninguém a apaga…

Anónimo disse...

As tunas de medicina tinham de ser formadas, era uma coisa que se impunha na academia.Assim como se um dia abrir direito na UBI(que deve estar para os proximos 3 a 4 anos) com o passar do tempo também se vai impor a formaçao de uma tuna e direito.É a lei natural das academias.

Quanto a relaçao desertuna com a encantatuna.A encantatuna sao as 'groupies' da desertuna e há elementos da desertuna que sao os 'groupies' da encantatuna.Como sempre houve 'groupies' da desertuna, até agora escondiam-se por detras dos nomes proprios agora sao um grupo.

"O termo Groupie significa Fã ou Tiete, no mundo da música, as Groupies são bem famosas. Não se sabe ao certo quando as groupies surgiram, mas ganharam fama entre as décadas de 60 e 70, principalmente no mundo do Rock, por serem fanáticas por seus ídolos, ao ponto de fazerem sexo com eles."....Rock(tipo Xutos e Pontapes, versao 6.9 by desertuna)


As pessoas sao livres de fazer o que querem da vida delas.Se a sr.dona.ex.magister da encantatuna quer ser conhecida na academia como é acualmente pelas razoes que é, ninguem tem nada a ver com isso,ela já é grandinha o suficiente para saber o que faz.É a vida dela, ela é feliz assim.

Quanto a catunaaos saltos com a tunamus ha varios casais,que ja haviam independentemente das tunas.Eles vivem no mundinho da FCS muito deles, muito NA deles.Nao se metem com ninguem.Se nao fosse a semana acdemica ninguem sabia quem eram as meninas da catunaaos saltos,pelo menos a semana academica serviu para os ubianos as conhecerem.Assim como ate a recepçao de 08 ninguem conhecia os elementos da tunaMUs.

Nao sei se ambas os nucleos que se propoem a tuna serao aprovados, pois muita gente é contra e muita gent é a favor.No entanto axo que se forem aprovadas terá de haver respeito por quem ja ca anda e por quem esta a chegar.Ja se referenciou a relaçao ou falta dela entre desertuna e ja bubi, no entanto a tunaMUs nao se meteu, reconhece o trabalho de ambos, nao defende e nao atacta, porque nao tem se o fazer.Assim como a desertuna e a jabubi nao tinham de se atacar nem de se defender, tinham apenas de se rspeitar.Com as tunas femininas será o mesmo, para ja está a haver respeito e convivio entre as moçoilas e a catuna aos saltos.Já o memso nao se verfica entre estas duas e a enantatuna, se bem que as 3 tunas tem responsabilidades nesse assunto.
Cada tuna ao seu estilo, com a sua humildade e com o s espirito academico.Espero pelas actuaçoes da encantauna e da catuna aos saltos para ver no que va dar.

Anónimo disse...

As moçoilas já foram boas até alguns elementos terem saído de lá...

Anónimo disse...

Isso do jeitosas é relativo e diga-se de passagem que de gordas e feias as Moçoilas só tem fama! concordo plenamente, ng apaga a história da Encantatuna. E relativamente a história, as Moçoilas não se podem queixar!! Força Moçoilas!!!

Anónimo disse...

Isto parece uma discusao de futebol, é que é tal e qual sem tirar e por, uns dizem que o benfica é melhor outros o porto e outros o sporting, ai enganei-me uns moçoilas outros encantatuna e seja la o que for.

Uma coisa é certa como no futebol, de que serve o passado? fama? ok certo.. mas essa fama é preciso mantela algo que as Moçoilas nao fizeram. Em todas as actuações em que estive, elas nao se fazem ouvir, ja vi actuações nomeadamente em que foram ridicularizadas... elas tentaram puxar pelo publico, mas este nao lhes ligou nenhuma, a mim nao sei se me deu pena ou vontade de rir.

E so por agora terem aparecido a Encantatuna é que elas melhoram? em 4 anos... é ridiculo e vergonhoso para esta Academia.

Aposto que mais de metade das pessoas que aqui criticam a Encantatuna ainda nem uma musica delas ouviram. È o mesmo que dizer que uma equipa de futebol vai ganhar o jogo sem o ter jogado.. o que se torna ridículo.

Aprendam uma coisa passado é historia... ja foi meu amigo. Presente é o que importa. Futuro? forma-se no presente.

Agora pra quem ja ouviu musicas e viu o espirito da Encantatuna... Meus amigos poem as Moçoilas a um canto, sim pk da gosto em ouvilas.

Boa Sorte Encantatuna. Que se forme uma tuna feminina que de gosto em ouvir.

Anónimo disse...

e os djs?

Anónimo disse...

Acho que elas melhoraram porque estão mais unidas e não porque se formou uma nova tuna, elas não se sentem ameaçadas(falo porque conheço algumas)por nenhuma tuna feminina que venha a ser aprovada em forum...

Anónimo disse...

No que isto deu...já alguem pensou que as melhorias se têm vindo a notar após a saída vergonhosa de alguns elementos? vocês são é umas vira-casacas que nem dignidade têm para agradecer às Moçoilas o que fizeram (e tiveram de aturar) para dar a cara por vocês,suas "desertoilazecas".
A propósito, ENCANTAtuna(zita) tem algo a ver co TUNA A ENCANTAR desde 1989? Ahahahahahah!!

Parabéns MOÇOILAS!!!"os cães ladram (uivam, ganem e esganam-se) e a caravana (continua a) passa(r)!!!Parabéns MOÇOILAS pela tournée 2008-2009!!!Hei-de vos acompanhar por todas as 59 actuações :)

Agora uma curiosidade que me deixa inquieta... Será que ainda vamos ver umas encantaqualquercoisamenosnós actuarem de orelhas de burro???Pagava pra ver... E que sabem essas ex-moçoilas para falarem de MUSICA se nem a meia dúzia de ensaios lá puseram o cu?
Mas com essa pré-fama ainda alguem acredita nessa encantamer###a???

MOÇOIIIIIIILLLLAAAAAAAASSSSSS

(ps: PARABÉNS tunas masculinas!!!)

Anónimo disse...

LOooool

EU SÓ QUERIA QUE ME EXPLICASSEM PORQUE É QUE AS BRUXAS ANDAM COM T-SHRTS A DIZER 1-0???

QUEM EXPLICA!

zinha disse...

Apoiantes das moçoilas,vamos a fórum boicotá-las.A essas apêndices da desertuna que só sabem traulitar uma música!!!

BBC disse...

depois de aqui ver o sexo dos anjos muito descutido, não consigo deixar de comentar alguns comentarios que aqui passam.

não percebo porqeu tanta confusao com a criação de 1 nova tuna, a concorrencia/competicão nunca fez mal a ninguem, quem ganha é sempre o consumidor.

porque tanta confusao e procupação com a aprovação de qualquer tuna, uma vez que essas vão começar sempre por baixo, e as que cá estavam é que ja tem todo o curriculo que tem.

porque boicotar a aprovação da tuna em forum? porque so sabem 1 musica ou duas ou 3? quando um professor te boicotar a nota e te der 9, porqeu so sabes 1 ou 2 ou 3 exercicio, quero ver o que fazes...

deixem as mulheres serem felizes. se mais tarde se revelar problematica, extingue-se a tuna.

agora, nao cortem as pernas as senhoras.

PS: a mim, nao me interessa qualquer comflito entre moçoilas e e nova tuna, no global ou em particular com certas e determinadas pessoas.

PS2: voces e qualquer outra têm o meu apoio para arrancar, como poderão ter o voto para destituição caso falhem.

Boa sorte, sem mais,

Bruno Carneiro

Anónimo disse...

Ah ah ah!!! assim é que é! Moçoilas ao rubro!!!!xD Encantatuna: bye bye!!!

Anónimo disse...

O que aqui vai!Quando entrei para a UBI as únicas tunas que existiam eram os jabubi e as moçoilas.Irão ser sempre as "minhas tunas".Mas caros colegas Ubianos desde que abriram o precedente de se "deixar" criar mais tunas nao vejo nenhuma razão para nao se criar mais uma!
Quem votar contra no fórum espero que o diga porquê e que tenha razões válidas para tal orientação voto...
Quanto a atuação na SA.
Gostei bastante da tunamus,desertuna nao esteve mal e quanto as moçoilas que saudades que eu tenho de vós do tempo da Hélia,Sofia e companhia.Mas nao desanimem raparigas porque com trabalho voces chegam ao nível que ja alcançaram outrora!Abraço
ps:nao vi a actuaçao dos jabubi


13316

Anónimo disse...

realmente não percebo porque as moçoilas e todas as suas apoiantes têm tanto medo da nova tuna..tipo..elas estao a começar do zero...as moçoilas já têm a fama que têm...a encantatuna ainda tem 20 anos para pedalar e logico que nunca vai ultrapassar as moçoilas...metam isso na cabeça..
e estarem a falr do que não sabem...apêndices da desertuna?? por amor de deus!! tipo..já ouviram as musicas delas...foram conseguidas com os arranjos delas, sim, porque nesta academia nao é so as mocoilas que percebem de musica...tenham mas é juizo...tem todos vergonha...eu nao vejo o pessoal da encantatuna a falaerm mal das moçoilas e olhem que conheço bastantes e nao so uma ou duas como todos voces!!!

Carlos Andrade disse...

Ai não são apêndices da desertuna?? já ouviste mesmo as músicas? Desde alface fresquinha, Rapariga (so com uma ligeira alteração - rapazinho), medley Popular. Só não tocam o resto pk não conseguem.

E nao vejo grande distinção no estilo musical das moçoilas, já que é isso que alegam para a formação da nova tuna.

Antonio disse...

entao alguem m pode esclarecer quem é k anda a dizer mal de kem ????
é k vejo mais comentarios a dizer mal das moçoilas do que ao contrario...e dizer que as meninas do nucleo da futura nova tuna nao dizem mal das moçoilas...bem preciso de recuperar o folego de tanto me rir....ENTAO KEM K RAIO VEM PAKI MANDAR POSTAS DE PESCADA A DIZER K AS MOÇOILAS SE PREOCUPAM COM AS OUTRAS MININAS?
hepahhhh diga se de passagem k axo k elas andam mais preocupadas com outras coisas do que com essas insignificancias.

Ninguem tem mais nada k fazer ? eu axo, pelo que tenho lido por aki ha comentarios de toda a gente menos das moçoilas....
Mas pronto....
A academia da universidade da beira interior sempre foi muito unida....notando-se pla presidencia da AAUBI...sao tao amigos akeles meninos...k se xateiam e ao fim de uma semana de relaçoes cortadas...em 5 ou 10 minutos resolveram as suas desavenças.... gostei....gostei de ver tanta uniao....
FORÇA continuem assim k pode ser k esta semana ou pra outra haja outra AGA extraORDINARIA para saber afinal se ha ou nao demissao do eleito-demissionário-redimissionário Mr. PRESIDENT

TENHO DITO :)

Anónimo disse...

concordo com alguem que disse que não se devia impedir a aprovação em forum veteranum do novo nucleo cultural da AAUBI.. primeiro pk quem não deve não teme e segundo pk o unico estorvo que tanto elas cm aS cOpitoaossaltos podem causar Ás tunas antigas da aaubi é o facto d serem mais um nucleo cm kem nós temos que repartir as regalias proporcionadas pela AAUBI... Mas por favoorrr, caros Ubianos, depois destas duas, mais tunas pra AAUBI não!!!

ahh e é sempre bom saber q há gente q vai pra ANIL mais preocupada cm a vida dos outros do que em divirtir se e aproveitar a SA... ;)


BrokasTokuskopus

Anónimo disse...

e já ouviste as musicas novas delas??

claro k não!!!

ah e sabes lá quem é que para aqui vai..eu posso ser alguém da academia...alguém das tunas...posso ser o próprio imperatorum como posso ser alguém que não sabe nada do que se ta a passar e nem ser da academia da covilhã...

Anónimo disse...

Nem MOÇOILAS, Nem ENCANTATUNAS -- Força CO' TUNA AOS SALTOS!
Bravo!

Anónimo disse...

Há uma coisa que todos se estao a esquecer, em forum antes de haver qualquer tipo de votaçao há a decisao da mesa.Só há votaçao se a mesa assim o achar, se os senadoruns praxis e o imperatorum acharem que tanto um nuleo como o outro nao reunem condiçoes para ser tuna,nem a votaçao vao.Está td nas maos de 5 pessoas(4praxis e o imperatorum).Só que as senhoras da encantatuna nao se lembraram disso e dispararam em todas as direcçoes, incluindo directaente na direcçao de 2 senadoruns praxis, pode ser que se venham a arrepender.Lembram-se das orelhas de burro que tao bem ficaram aos TunaMUs(o pinguim tava tao sexy:):) ), pode ser que a encantatuna nem dieito a elas tenha.Sair a rua trajadas com estandarte vai contra as regras do forum, praxar tambem, pois so as tunas o podem fazer e voces fizeram sem ser absolutamente nada.Sem esquecer que a sr.loira de vozinha esganiçada da encantatuna armou-se em parvinha com o braço direito do imperatorum.Só fizeram asneias, e nao foi só a Prada.

Falou-se aqui para cima em alguem que saiu das moçoilas e ficou a dever dinheiro a tuna.Minhas caras se isso é realmente verdade, está na hora de ser resolvido, se a pessoa nao pagar a bem o tribunal é sempre uma soluçao,os papás vao amar saber que têm uma filha caloteira.

Tenham a calma quando a AGA extraordinaria, para a AAUBI, esta semana ainda nao ai haver novidades sobre isso, and tudo na ressaca da SA, ainda ha muita coisa a fazer.Depois da Pascoa HAverá novidades.Lembrem-se que a bomna surgiu no Caranaval, eles gostam de estar associados a dias importantes do calendario.eheheh

Anónimo disse...

mostra-me o artigo no código da praxe que diga que nao se pode sair à rua trajada com estandartes e instrumento..elas nao fizeram nada de mal

Anónimo disse...

Vamos esperar para ver no que isto dá.. Mas uma coisa é verdade, a Encantatuna age como sendo tuna mas esquecem-se que são apenas um grupo cultural! Por isso.. Basta partirmos daí para ver o quanto elas estão a agir mal!

Anónimo disse...

Dessa eu não sabia... Se os TunaMUS tiveram de ser ridicularizados com as orelhas de burro, porque não vê-las com umas capas malhadas de vacas?
Só o fórum é que poderá decidir. Agora peça-se a coerência e a não descriminação apenas porque são raparigas! Há que arcarem com as consequências e começarem a baixar a bolinha, já que só se vêem de crista levantada...
Não sou contra a formação das tunas. Venham as que vierem, serão bem-vindas!
Apenas não compactuo com alguns comportamentos e a Encantatuna não tem feito outra coisa senão dar nas vistas (infelizmente,pela negativa), comprometendo a fama e a dignidade das tunas que há anos levam o nome desta academia para fora.

Anónimo disse...

esqueceste que elas em nada desrespeitaram o traje académico....não vejo motivo pra serem praxadas...e desde quando elas precisam de autorização pra usar o traje e andar a cantar??

voces tem jantares de curso e andam a cantr trajaddos..nao é por isso que sao tuna ou tem k pedir autorização ao vila pra tal...juizo!!

Anónimo disse...

é muito triste haver este tipo de insultos numa academia. unidos poderiam ter grandes resultados...

FORÇA MOÇOILAS

Anónimo disse...

Que seca esta discussão. A TunaMus foi um parto dificil, e de que maneira... sofreram um pouco,mas tiveram o apoio da FCS com 1000 alunos a assistir no BA. Essa é que é essa: pois é: a TUNaMUS move montanhas e gajas! huii é Vê-las a cantar: o Minha doce Covilhã, ho ho hoh hohohho hohohoh, Força Encatatuna e Com a "Tuna" aos Saltos! Netter!

Anónimo disse...

E quem é k ganhou a Corrida à Loira?

Anónimo disse...

Depois de um certo tempo para ler o que para aqui vai e umas risadas de faltar o folego, pelo meio, agradeço pertencer a uma Tuna que felizmente não pertence a esta academia!!! Este lavar de roupa suja aqui por anónimos, só fica mal a academia e às Tunas… passa má imagem pa malta de fora…
Vai para aqui uma conspiração MEU DEUS!
Eu tive na S.A. e gostei muito, até pensei que a malta se desse bem por lá mas pelos vistos não!

Gostei muito da Tunamus estão muito bem , embora ache que a gaita e o bombo permaneceram muito tempo a frente, cortaram a imagem da tuna que deve ser um todo, e desviaram as atenções só pa gaita… mas de resto gostei muito, só dar mais uma energia nas pandeiretas que são um pouco paradas, mas na postura e de alguns pormenores nota-se lá a mãozinha dos padrinhos ;) estão num bom caminho!


As Moçoilas, já vi melhor… correu um pouco mal, mas sei que conseguem voltar a melhorar!
Esse bate boca com as outras miúdas é que não ajuda nada, se isto se espalha como está a acontcer, a vossa imagem fica mal e lá se vão os convites pa qq cenas, se passam pela fama de conflituosas, já sabem pagam todas por duas ou três, mão nisso!

A jabubi, aquela parte de terem muito espírito académico, para mim parece mais palhaços do circo, mas dos mauzinhos… qualidade musical =000000000,0, postura em palco =0000000,0 (aquela cena dos 25 finos já mete nojo)… já tenho o desgosto de vos ouvir ha uns anos, e parece que estão cada vez pior, ninguém diria que tem esses anos todos…
Enfiem os instrumentos no saco, e dediquem-se a pesca! É um conselho!

Desertuna = o que se pode dizer? Sempre a subir já ninguém vos pára, e não liguem aos recalcados! gente com inveja naquilo que esta tuna se formou… se conseguissem fazer melhor não vinham pa aqui falar, punham em prática! Força nisso! (8 pandeiretas foi de car*****)
Adorei a música nova, não vos via há já algum tempo e foi muito bom! No festubi lá estarei. abraço

Encantátuna… olha que ‘’de pequenino se torce o pepino’’ já andam a fazer muita mer** p quem ainda agora vai nascer! Conselho, se é a magister que anda nessas vidas, as outras que se ponham a pau, tentem sobressair pelo lado bom … nao pelo lado mau! eu acho que deveriam ser aprovadas, porque não? Deixem as miúdas tentar!

De resto nada mais tenho a dizer a não ser, deixem-se destas merdas que tá td a passar má imagem pa fora! Menos a Desertuna que pelos vistos ganhou em faro, Parabéns, e não percebo qual é o mal de estarem ali os prémios, é um motivo de orgulho para malta da ubi! Ou não? é pha vocês ai são muita estranhos…
O normal é a malta dizer mal das tunas de fora, ou de terras vizinhas, mas ai vocês é só uns contra os outros …
As mulheres ai stressam bué… ai ai tunas de gaijas é o que dá
Enfim… boa semana e paz nessas almas…
Rafael

Anónimo disse...

Que lindo...(aplausos)
O que vale é que nas outras academias nunca há stresses entre tunas ou pessoas...a malta é sempre unida...é uma maravilha. Quando toca a fazer críticas é tudo muito giro.
Tenham mas é vergonha na cara, quem vem p'aqui cagar sentenças e não está a par de nada...
Enquanto existiam apenas as Moçoilas e os ja b'ubi, não havia desavenças. E pra quem disse que as mulheres aqui "stressam bué", fique sabendo que foram os desertunos quem começaram com as rivalidades! Em 20 anos de existência, nunca tivemos "stress" com outras tunas. Pelo contrário! E isso comprova-se com a recepção que temos quando vamos para fora. Sim, porque não se consegue perceber o porquê de tanta polémica com as Moçoilas, sempre que actuamos "em casa"... Era suposto sermos melhor recebidas cá do que lá fora...
Promovemos o espírito de tuna e incentivamos as suas formações.
A partir do momento em que começam a sujar o nosso nome em público, para «preparar terreno» às suas formações enquanto núcleos, grupos, sociedades musicais, bandas, ranchos ou tunas, então penso que já temos uma palavra a dizer.

Façam o que quiserem, agora deixem-nos em paz! Até porque o último a rir é quem ri melhor...

Anónimo disse...

já mete nervos esta discussão!
Deixem as Moçoilas fora dos comentários, se quiserem apoiar, apoiem com aplausos e cantando as músicas na semana e na recepção que é assim que deve ser, como diria Paulo de Carvalho("Gostava de vos ver aqui") e como as tunas de todo o pais devem dizer:
"...
Gente que vos diz,
Que a canção sou eu,
A canção és tu,
Por isso cresceu
A canção é p’ra vocês,
E só p’ra vocês,
A canção nasceu..."

As actuações das tunas são para o público e é para eles que nasce a actuação.

Boa Sorte Tunas já existentes da UBI.

Anónimo disse...

Olá Rafael!
Tens razão pelo que se passa lá para fora. Todos estão a pagar pelo que algumas pessoas fazem, inclusivé vir para um blog mandar bitaites do que não sabe!
Existe muita gente que gosta de comentar em sítios onde a única coisa que se faz é falar mal, seja de quem for e do que for.
As moçoilas andavam a fazer as suas coisas, mal ou bem, andavam a fazer.
Agora apareceram 2 tunas novas e elas só se dão mal com uma delas. Perguntam-se porquê, não é?
Mas não vão ser as moçoilas que o vão dizer. Por si só toda a gente vai tendo essa resposta aos poucos.
Dessa tuna que é tão mal falada, há elementos pelo qual as moçoilas se dão bem (vi isso em vários sítios).... E agora eu pergunto: Será que é por causa de toda a tuna que as moçoilas se dão mal com elas ou afinal é por causa de 3 ou 4 elementos?
Lá está! Malta que vem para aqui falar do que não sabe. Vão fazer a vossa vida e deixem-se de tentar fazer intrigas entre tunas e pessoas.
Meninas que se andam a aramar, da outra tuna que ainda não está aprovada, se querem meter as outras tunas em mal, pensem 2 vezes, porque se cospem para o ar, pode ser que vos caia em cima e depois não vale a pena chorar pelo que andam a fazer.

A vida tem destas coisas.... cada um faz a cama onde se quer deitar...

Pelo que sei, a Tuna Moçoilas tem agora 20 anos e nunca precisou disto para subir. Está a continuar a fazer o seu trabalho, com mais ou menos dificuldade, mas está a fazer.

Qualquer esclarecimento, os ensaios são às terças e quintas às 21.30h. Ao menos falem com conhecimento de causa!

Anónimo disse...

Prada e Sara para a rua, a luta continua!!!

Anónimo disse...

Rafael não dás nada nas vistas...

Anónimo disse...

tens toda a razao rafael nao ha quem domine a verdade como tu...ups...hoje e dia das mentiras...afinal olha...

girafa

Anónimo disse...

Que ia haver rivalidade entre as Moçoilas e a "pseudo-tuna" Encantatuna já toda a gente sabia. É perfeitamente normal, natural e até saudável. Que ia haver mais rivalidade com a "pseudo-tuna" Encantatuna do que com a "pseudo-Tuna" CaTuna aos saltos (perdoem-me se não é assim que se escreve) também já era de prever, pois as 4 fundadoras são ex-membros das Moçoilas. O que eu não estava á espera é que os ubianos viessem piorar ainda mais as coisas. Pois muito provavelmente, metade do que aqui se diz que disse, se não tudo, não se disse. Tudo isto só está a servir para aumentar o mau ambiente entre elas. O que era completamente desnecessário, pois a "pseudo-tuna" Encantatuna não é formada apenas pelas 4 fundadoras, mas por mais umas 30 ou 40, sejam as que forem, que nunca fizeram, bem ou mal, parte das Moçoilas.

Um concelho para ambas, ignorem tudo o que aqui se diz. Levem a peito o que vos for dito a vós pela outra parte. Há pessoas que fazem as coisas com maldade, e vocês estão a cair no erro de cair nelas.

Mas isto é só a opinião de quem conhece os dois lados, e de nenhum deles ouviu até hoje o que quer que fosse acerca da outra parte.
É só a opinião de quem, simplesmente, gosta de Tunas e do Espirito Académico que delas provém.

Anónimo disse...

Telmaaaaa!!!!!!

Joanaaaaa!!!!!!

Bjinhu suas doidas :P :p :p

By "Cadeirinha"

Ps- You know who i am AHAHAHAH

Anónimo disse...

oh rafael, nojo ja metes tu.... e não fales do q n sabes pk mais de metade dos rapazes q dizes k s deviam dedicar a pesca tem mt mais formação musical q tu e mta tuna junta q prai anda... se queres falar cm razao de causa vai estudar antes de falar, ou seja, 4ªfeira no BA as 21.30H ...faz te um homenzinho, aguentas te?!?

Anónimo disse...

A melhor Tuna de PORTUGAL: Desertuna! sem sombra de dúvidas! CaTuna aos Saltos - não são pseudo-Tuna, ma sim um grupo de 30 estudantes de Medicina que gostam de Música. Acreditem que vão ter uma grande surpresa! Ena já esquecia as restantes: Orquestra=Filmes; TUNAMUS = hulmildade ficava bem. Moçoilas e Encantatuna é tudo o mesmo!

Anónimo disse...

o bonito disto tudo é k as Moçoilas fizeram uma actuação frakinha na recepção ao caloiro e ninguem veio falar, ngm as deitou a baixo, ngm as criticou, ngm fez nada...nesta semana académica que melhoraram bastante, estavam unidas e empenhadas chegam aqui e criticam, criticam e criticam... Assim não é dificil perceber donde isto veio...porque se bem me lembro, na recepção ao caloiro as sras da encantatuna ainda estavam nas Moçoilas, pelo menos algumas delas...e agora já não... Será impressão minha, ou uma grande maioria dos comentarios estupidos que aqui estão virão dessas senhoras?
È obvio que as moçoilas não agradam a gregos e a troianos, mas lá k é estranho é...

E ainda no que respeita ás criticas, parabens aos que criticam construtivamente, porque pelo que li são uma raridade...

Que treta de gente é alguem k vem para aki dizer k o cão produz um som mais agradavel que o das moçoilas???meu amigo tens bom remedio...com a kantidade de tunas k por ai anda, juntas-te a ele e formam uma tuna de caes...

Quem quiser criticar dirija-se as moçoilas...elas ate teem um blog, porque não vao para la comentar???ah pois é...

E não sei como é, as raparigas são tão más tão más que andam cheias de actuações...enfim...e o que é certo e verdade, é que para alem dos 20 anos que já muita gente aqui referiu, nunca tiveram uma unica interrupção e teem dois cds gravados...já para não falar no respeito que teem por parte do reitor que as considera embaixadoras da ubi e da regiao...

Para os que as apoiam , assim mesmo é que é, assim é que elas podem mostrar o que valem...esse é k deve ser o espirito...

Força Moçoilas...se já andam a encantar desde 1989 hão-de continuar por muitos e muitos e muitos mais anos...tragam-nos prémios como voces sabem fazer tao bem...continuem a aumentar a vossa estante :)

Anónimo disse...

A desertuna vai bater mais fundo que a ja bubi é so sairem alguns elemetos(2entenda-se)

Anónimo disse...

Pertenci a uma das tunas... quando entrei para a ubi queria muito divertir-me, cantar, fazer algo que me fizesse crescer alem de uma formação superior que se apresentava como percurso obrigatório...fazer amigos novos, pois eu como a maior parte dos alunos da ubi chegava á Covilhã vinda de longe... Então, foram-me apresentadas várias escolhas, tinha o coro, núcleos, teatro, rubi, mais todas as associações existentes na Covilhã, tinha que fazer uma escolha e dar de mim todo o que poderia.
Na altura escolhi as moçoilas, feliz escolha vos digo, percorri o país de norte a sul, passei e cantei em terrinhas do nosso Portugal mais esquecido e dei pedaços de alegria a muita gente e principalmente a muito idoso. Lembro-me que o mais gratificante era fazer as festas de natal do hospital e dos lares. Coisas muito para alem de tudo que foi atrás enumerado e que eu nem de longe identifico com o que eu fiz durante anos. Se o objectivo e todos vós tunantes, altos magros gordos feios ou mais agradados pelo destino for o mesmo que o meu, tenho a certeza de que produzirão mais e serão bem menos-mal educados.
Força moçoilas, estão a passar um mau bocado mas a conjuntura há de melhorar, podem contar sempre connosco! “once moçoila, moçoila forever!” 
Força restantes tunas, cresçam e multipliquem-se, com qualidade!
Isabel

Anónimo disse...

Beijinho enorme cadeirinha!!
Tas ca dentro e tu sabes! ;P

Telma e Joana

Anónimo disse...

A prada ainda entendo que queiram mandar para a rua,aliás,ainda nao sei como as raparigas da encantatuna ainda nao o fizeram!!!Essa rapariga não trouxe outra coisa senão problemas, nem sei como deixaram que ela fosse magister, quando essa miúda o que quer é protagonismo e ainda por cima tem a fama que tem. agora a sara? apesar de ainda nao serem tuna, as raparigas têm um respeito por ela como nunca vi e se há quem tenha mão nelas é ela. FORÇA ENCANTATUNA!!

quero-vos ver mais vezes a cantar pelas ruas da covilha (e espero eu por resto de Portugal). Nunca abandonem esse projecto. O resto da academia só tá com dor de cotovelo e só vos quer ver tombar, para isso a academia está logo pronta, mas unca ninguém se chegou ao pe de voces a perguntar se precisavam de ajuda - a academia deveria ter vergonha!!

P disse...

Bom, finalmente achei que devia manifestar-me no meio desta parafernália de comentários, uns válidos outros menos válidos, uns com sentido outros sem, enfim, fica no critério de cada um.

Enquanto os "ataques" foram para a EncantaTuna achei por bem não fazer qualquer observação, no entanto a partir do momento em que os seres androgenos que por aqui andam, falam na minha pessoa directamente e em nome individual, vejo-me forçada a reagir.

Por isso, tudo o que aqui estou a escrever, escrevo em nome individual e não como membro da Encantatuna.

Lanço um desafio aos seres androgenos que por aqui andam, que me abordem directamente e me digam aquilo que aqui escrevem com tanta convicção acerca da minha pessoa.

De especulações está o mundo cheio, e aquilo que vocês dizem não passa disso, meras especulações de quem não tem mais nada que fazer nada vida senão perder tempo a falar de mim.

Porque afinal eu até sou uma pessoa importante, pois há pessoas que seguem a minha vida como se dá delas se tratasse. Perdem inclusivamente tempo a falar de mim, bem ou mal não interessa, o que interessa é que falam... Normalmente aquilo que para mim é insignificante nem sequer ocupa um minuto que seja do meu dia.

Mas cada um faz com o seu tempo livre o que bem entender.

Aproveito para dizer isto de uma forma mais ou menos pública, que não tenho nada contra as moçoilas, nem nunca me manifestei positiva ou negativamente acerca delas aquando da minha saída da Tuna, sim porque ao contrário do que foi dito aqui, eu não fui expulsa, eu saí de livre e expontanea vontade.

Apenas vos digo que não acreditem em tudo o que ouvem, ou vos contam, já que se querem envolver deem-se ao trabalho de confrontar as pessoas, antes de escrever seja aquilo que for. Deem-se ao trabalho de confirmar certo tipo de coisas antes de virem para aqui causar polémicas vazias.

Eu assinei ....

Anónimo disse...

E para quando uma mensagem assim toda pseudo-poetico-filosófica de um membro referenciado das moçoilas e da co'pito-aos-saltos, aliás,peço desculpa...das co'a-tuna-aos-saltos??

Não percam os próximos episódios...porque nóóó...s também não!!

Anónimo disse...

mas isto é alguma novela?? é que realmente mais parece...

é estranho ter uma academia que supostamente devia defender o que lhe pertence... mas não, pelo contrário!

Questão: Porquê estar aqui a discutir rivalidades que se calhar nem existem da forma como voces as querem ver? Se acham que há problemas e que os grupos tem alguma coisa a melhorar, porque não dirigirem-se a eles(as) e deixar sugestões fundamentadas!?!

Acho que assim não só os grupos em questão ficariam a ganhar... ficava a academia toda! Pois são estes os grupos que vos vão representar lá p fora, p outras academias e não só (quer a nivel nacional como internacional)

Sejam homemzinhos e mulherzinhas e não tentem criar intrigas, não é necessario que existam.. ou acham que sim que é melhor para estes grupos, ou p a academia que existam?!?

Anónimo disse...

Padrinho, cria um post sobre se ocorre rivalidade ou amizade entre as tunas da UBI,e qual a perspectiva futura das relações entre estas,visto que já são tantos comentários.Prada, acho muito bem que tenhas assinado o teu comentário,mas não te vi a justificar sobre o dinheiro que deves às moçoilas,sobre os problemas que causaste dentro da encantatuna com diversas pessoas,e sobre a namorada do imperatorum e um senadorum praxis terem sido expulsos da desbunda de civil a teu pedido,quando vocês lá actuaram.Queres saber a melhor:se a encantatuna for a fórum veteranum,e tu na altura ainda pertenceres aos membros do dito NUCLEO CULTURAL,o Vila e os restantes praxis vão-vos vetar(é o resultado do teu protagonismo).Acredita nisso,porque ouve um passarinho que me contou à uns dias atrás.

João Pedro - d. moda disse...

Já tinha sido informado por amigos meus que existia uma acesa discussão sobre tunas aqui no máfia.Visto, pelo que me pareceu, que o post já foi retirado,lá fui ao motor de busca e aqui estou eu para deixar a minha opinião.
Eu fico complexo com certos comentários a criticar tudo e todos,mas cá para mim eu julgo que ainda só temos 4 tunas na academia.As outras duas são núcleos.E garanto-vos que a encantatuna é um capricho de 4 ou 5 meninas que namoram com desertunos,que querem também ser fixes.Mas tudo bem!Agora estas meninas que não venham atacar as moçoilas,que já tem 20 anos de história.Quanto à c´atuna aos saltos,acho que existe lógica em aparecer,pois praticamente todas as faculdades de medicina do país têm tuna masculina e feminina.Mas também pelo que ouvi dizer,o imperatorum vai boicotar a encanatuna em forum,porque as meninas expulsaram o praxis garcia,e a namorada do imperatorum,quando estes foram à festa de civil ver se elas actuavam enquanto tuna,o que não podiam,pois ainda não o são.Enfim...saudações cordiais para o pessoal do blog.

Anónimo disse...

Que bela novela Covilhoca aqui se criou!
E quem alimenta este enredo todo só pode ser cómico!!!!!
Vão estudar, vão trabalhar!
Vão pensar em melhores formas de ultrapassar os obstáculos do curso, do emprego... ou falta dele!
Todos deviam ganhar vergonha na cara!!!

P disse...

Não pedi em momento algum para quem quer que seja fosse expulso da Desbunda de Civil! Se foram postos fora, isso não teve nada a ver comigo, nem mesmo com a Encantatuna.

Eu não devo um euro que seja ás Moçoilas... Informem-se das coisas antes de falar :) Procurem descobrir a verdadeira história, e depois vemos a quem dão razão. Não que isso me importe, já que tenho a consciência tranquila.

Nunca em momento algum causei problemas dentro da Encantatuna,pelo contrário tentei foi que não existissem, como não consegui, eu própria ofereci o lugar de magister. ( Por isso eu procuro um protagonismo dos diabos)

Se quizesse protagonismo não era com certeza através da formação de uma tuna. Apenas gosto de música e de tocar guitarra.

Apenas me dei ao trabalho de te respoder ser androgeno nº 467627 porque tu e muitas outras pessoas chegam aqui e falam de cor, com base em coisas que ouvem, e não em factos.

Procura saber a verdade das coisas!

Anónimo disse...

o joao pedro fica complexo. lool

Anónimo disse...

N será perplexo???? kakakakakakakaka

Anónimo disse...

o imperatorum vai boicotar a tuna por o Rui e a Anabela terem sido expulsos da desbunda?isso gostava eu de ver pq nao é argumento valido nenhum para se vetar,no meu ponto de vista claro...Pelo que sei,nessa dita festa so poderia estar pessoal do curso de civil(Corrijam-me se estiver errado)portanto nao sei qual é o drama.O Rui nao é de civil e a Anabela nem aluna da UBI é...E estou à vontade para fazer estas afirmaçoes pq sou amigo de ambos.

Penedo da Saudade disse...

Boa noite.
Aqui deixo o meu comentário, não para fazer parte da novela (até porque ainda nem a meio da página cheguei), apenas para deixar o meu sincero pesar.
Não faço parte de nenhuma tuna, é certo, mas estou muitas vezes do outro lado. E aí encontram-se os "verdadeiros" críticos, pois quando se sobe a palco, além do espírito, além da vontade, e tudo mais, há o grande objectivo de agradar quem assiste.
E o porquê da minha tristeza ao ler estas coisas, saber destas coisas? De facto, não faço parte da vossa mui nobre academia, mas nos últimos anos tenho vindo a ser surpreendida por todos vós: desde o simpático habitante, passando pelas tunas,pelos estudantes, pelas paisagens...enfim, por tudo o que faz parte da Cidade da Covilhã. Quando se fala que Covilhã é isto e aquilo, eu sou a primeira a vos "defender".Mas se outrora sentia inveja (perdão pela palavra forte) da vossa vida académica,(e note-se que tenho em comparação a minha bela Coimbra),com estas "histórias" começo a ter as minhas dúvidas.
Mas isto tem alguma lógica? Uma das coisas que mais aprecio em vós, é o respeito que têm pelo traje; pelo vosso Dux, peço desculpa, pelo vosso Imperatorum (apesar de existir quem o trate por "gajo"); pelas fantásticas actuações com que nos presenteiam; o desejo de enaltecer a vossa Academia, o espírito, e por tudo o que está associado ao bom nome da vossa academia, e depois aparecem este tipo de comentários...
Onde é que isso vos leva? Cada um entende como quiser.
Por fim, quero deixar o meu louvor à Desertuna (que na opinião de uma simples estudante de Coimbra, que até pode não perceber nada destas coisas, deixa as Tunas aqui do Mondego a tremer),
As minhas felicitações ao Núcleo EncantaTuna, pelo trabalho e dedicação demonstrado. Pena é que se formem certas opiniões sem fundamento, que usem de todos os meios para lhes "cortarem as pernas" no início (e o início é o que custa sempre mais meninas). Mostrem que sabem ser superiores a tudo isso. Como núcleo, tuna, ou mero grupo de amigas, anseio por uma actuação, então se fosse aqui em Coimbra, melhor (e venham trajadas para mostrar como se faz "lá na vossa Covilhã", pois por aqui ainda se enaltecem aqueles que cantam com espírito, independentemente, do namorado, do nome do cão, da novela preferida, das más notas e do primo do cunhado que vivia na esquina da farmácia que tinha um meio-tio na prisão).
Parabéns também à Tunamus. Ainda só tive o privilégio de os ver numa actuação, mas gostei e já ouvi comentários positivos da vossa evolução. O caminho faz-se caminhando...
Moçoilas e Jábubi ainda não vi actuar. Mas espero um dia ver uma actuação. (Apesar de ter ficado com algumas dúvidas em relação às Moçoilas...está assim tão mau para chegarem a este nível do diz que diz e do tal e coisa? Se sabem o que fazem e fazem-no bem, mostrem-no, trabalhem para melhorar, e deixem-se destas coisas. Fica mal. Caem no ridículo).
Afinal, excedi-me...peço desculpa! Também só leu quem quis...eheh!
Cumprimentos académicos
ps: Fica aqui o convite a todos para a Queima das Fitas de Coimbra 2009 - 1 a 8 de Maio. (Pode ser que assim eu oiça a música da Caloirinha ou o grito do Só me apetece pinar cantado e gritado por vocês. Sim, já se canta por aqui!)

Susana disse...

Que novela...
Se bem se lembram, quando a Desertuna foi formada, muitas "guerras" deste género existiram entre Desertuna x Jabubi. Hoje em dia, aparentemente tudo está mais calmo, embora me pareça que sejam só aparências. Cada um faz o seu trabalho e ninguém se mete no caminho de ninguém.
Parece-me perfeitamente normal que cada um puxe a brasa à sua sardinha e defenda a sua camisola. Podia tecer o meu comentário acerca das tunas da UBI, mas não o faço porque não passaria da minha opinião, baseada no que conheço, no que vejo e no que sei...
Agora se querem ver tunas a sério, por favor não falem de Desertunas e afins. Guardem uns trocos e desloquem-se ao Fitua (Aveiro), ao Bracara Augusta (Braga) ou ao FITU (Porto). Depois digam alguma coisa!
Claro que, para cada um de nós/vós, a tuna que apoiam(os) é a tuna do coração, seja por que motivo for!! E seja qual for o desenrolar dos acontecimentos, quando só há um poleiro para mais do que um galo, a polémica há-de estar sempre instalada.

Susana,
Ex-aluna da UBI

Anónimo disse...

Os conflitos entre tunas da casa é uma realidade em qualquer academia! principalmente quando existem duas com o mesmo conceito. Ha duas maneiras de passar a tunante, a mais facil e a mais dificil. A mais dificil é passar pela praxe, aprender a respeitar as ideias dos mais velhos, entrar e adaptar-se aos outros, e não ser estes a adaptarem-se a nossa personalidade. A mais facil é criar uma tuna, ser fundador e automaticamente ser dono da razão absoluta. E é simplesmente por isso é que as tunas em formação têem tanta gente.


Não estive na AGA porque foi a uma sexta-feira as 18h. Quando as AGA´s costumam ser de segunda a quinta para que haja mais alunos presentes. Sinceramente não percebi, e so vejo uma razão para que tal tivesse acontecido, não queriam la ninguem.

Foram la ditas certas coisas que gostava de confirmar, ja li a acta da AGA mas não encontro nada.

Sobre o forum praxis. Tenho apenas a dizer que não são 5 pessoas que mandam nesta academia, mal seria de nós se assim fosse.


Anónimo porque gosto

Anónimo disse...

E como se ja nao basta-se veio a namoradinha do desertuno que estuda e coimbra defender a amiga que está na encantatuna e tambem namora com um desertuno(falemos de namoros mais duradouros, tipo ja vinham antes da AGA).
Ja muita gente falou e talvez minha cara porque ainda nem a meio da pagina tinhas xegado, nao leste o comentario que diza que a actuaçao das moçoilas na recepçao tinha sido das piores, esta da semana foi muito melhor e toda gente critica, qual a questao?talvez haver gente que tenha saido e tenta por a baixo o que ja está.
Se nunca viste as moçoilas a actuar, nem a encantatuna(pk ainda nao sao tuna para o poderem fazer)porque criticas uma e nao a outra?nao te da jeito?pois......és imparcial muito mesmo.

Quanto ao assunto desbunda civil, sim era um festa so para civil, sim o garcia e a namorada do imperatorum foram expulsos, isto depois de serem muito bem recebidos(o estranho está aqui) e sim alem da encanatuna(que foram convidadas, com tantas tunas na academia, pk convidar alguem que na altura nem nucleo cultural era?), havia la dentro mais gente que nao era de civil.e o sr Bruno, que muito respeito merece por parte de toda a academia so ve o que lhe interessa.
Eu sou de civil, estive na desbunda, nao vi o episodio da boa recepçao(mas falei com quem o fez) nem da expulsao, mas vi a actuaçao das senhoras?so nao entendi o que foi aquilo.

Quanto ao irmos trajados para jantares de curso, cantarmos e nao pedirmos ao vila.....lamento informar que ninguem vai para jantares de curso com pandeiretas nem estandartes!

Contudo esperemos pelo forum, que ja era para ter sido esta semana, ja me disseram que era para ser na primeira semana depois da pascoa,espero pelas datas, pois tenho esperança que sejam dois foruns para aprovar(ou nao) duas tunas.

Quanto a Prada, nao sei o que anda a fazer mas tb nao me interssa, certo é que no inicio toda gente falava nestas senhoas graças a ela, e elas amavam a prada, agora que as coisas correm mal a culpa é dela?talvez seja, porque foi ela que deu a cara ao inicio, talvez o erro tenha sido esse.Por muita culpa que ela tenha, as outras nao sao melhores.Nao venham defender saras, estrelas e isas porque nao sao melhores que a prada, esta sempre deu a cara ao contrario das outras.Perguntem a estrela o que andou ela a fazer no fds antes da semana academica.

Saudaçoes academica e esperems na proxima desbunda SO pessoal de civil e TUNAS da ubi!

Pedro Passos disse...

Para elucidar algumas pessoas:O praxis rui,e a namorada do imperatorum foram à desbunda de civil apenas a mando deste último,pois encontrava-se a trabalhar no ba.Foram lá(sendo bem recebidos de inicio) para observar se a encantatuna actuava enquanto TUNA,pois não o podia,já que é meramente um núcleo.Depois foram expulsos a pedido de alguem(muito estranho??).Quanto ao anónimo das 11:28 pm,o forum veteranum(o imperatorum + 5 praxis) tem o poder de vetar qualquer decisão dum fórum,se a votação dos veteranos presentes contradizer a opinião deles.Pelo que sei nunca o fizeram,mas nunca se sabe o que poderá acontecer depois do que se passou na desbunda.

Anónimo disse...

A já b´ubi só vale pelo superkopu e pelos vídeos de entrada.Viva a tuna-mus (com um ano de existência e já é a melhor), e o pessoal de medicina.

Anónimo disse...

Eu só gostava que o Bruno Carneiro (ex-presidente da aaubi e aluno de eng. civil) viesse cá esclarecer o pessoal sobre o que realmente aconteceu com a namorada do vila e com o senadorum,na desbunda de civil.Porque é que foram bem recebidos primeiro,e depois foram expulsos?Quem teve a iniciativa de os expulsar,e porquê?Ele que diga algo,porque ele estava presente e apercebeu-se de tudo.Fico a aguardar resposta.

Anónimo disse...

Valha-me Deus!
Quem não sabe o que se passa, nem acompanha DE PERTO (pessoalmente) esta polémica, por favor, páre de se meter!!!
Não sejam intriguistas nem metam o bedelho onde não são chamados...
Párem com as conclusões estúpidas a que chegam, que não servem para nada a não ser para gerar ódio e confusão...
Cambada de anormais!

Força tunas!
Boa sorte e bom trabalho fórum para a dor de cabeça que têm tido (de louvar!) e para a grande decisão final...
Vocês tão todos cá dentro!
OBRIGADO por continuarem a honrar esta academia!

Moçoila Med. disse...

Esta nova pseudo-tuna é um mero capricho da prada e da sara.Mas nunca conseguirão ser melhores que as moçoilas!!!

Anónimo disse...

Para a pessoa que referiu, algo do género, "Podem me explicar porquê que a Encantatuna tinha t-shirts com 1-0?"

Pois, ai está o problema, fala-se do que não se sabe, e neste caso da pessoa que não olhou mesmo para as t-shirts. Não estava escrito 1-0 mas 1.0

Vi as actuações de todas as tunas na SA, e estiveram todas muito bem!

Gostei da actuação dos Tuna-MUs, foi a primeira vez que os vi e estiveram muito bem. :)

A Desertuna também esteve muito bem. Gosto imenso as novas músicas deles, a instrumental, o Adamastor e a seguinte. :)

As Moçoilas também estiveram muito bem. Estavam muito empolgadas e com bastante espírito! As raparigas do estandarte estiveram muito bem! :D

A Já b'UBI & Tokuskopus também foram porreiros. Animados e a enterterem o pessoal! :)

Parabéns a todas as Tunas existentes da UBI e para as que hão-de vir.

Telma

Anónimo disse...

Anónimo das 11.39

A resposta será dada no próximo Fórum. Vão lá.

nina de civil disse...

Acham que o bruno carneiro vai dizer algo???Foi ele que expulsou os 2 da festa de civil.E tava lá mais pessoal que não era do curso.Esses não foram expulsos porquê?Devia tar-se a fazer ao piso(prada entenda-se),ao tomar essa atitude.Bruno,tu não és o rei do nosso curso lá por teres sido presidente da associação.

Anónimo disse...

palhaçada

defendam a academia em vez de deitarem, a abaixo!

penedos altos é q tem razao

Anónimo disse...

A estrelinha e suas lacaias a meter veneno como sempre.Viva a encantatuna.

Anónimo disse...

caro anonimo q diz q a jabubi só vale pelos videos de entrada: a já b´UBI & Tokuskopus "só" vale pelos vinte anos q já tem de uma muito digna representação da nossa Academia, por serem quem a apsar do traje usado pela tuna serem um grupo ubiano q sempre fez com q a praxe da nossa academia seja tão bem conceituada cm é e ainda nem medicina havia na covilha ja os "bebados" eram uma Tuna a serio porque se percebes alguma coisa da historia da origem das tunas vais perceber que a unica tuna a serio ubiana são os tokuskopus onde ninguem ensaia e trabalha para ganhar dinheiro nem premios em festivais, sao uma tuna para serem um grupo de amigos com amor a academia e a praxe, que tocam( e bem) para se divertirem, passar bons momentos juntos e crescerem como pessoas, q acredita q crescem pk eles sim são praxados a sério e cm motivação..e a preocupação ao contrario das outras "tunas" masculinas da ubi´n é terem grupos de fãs nem se "safarem" cm elementos do sex feminino pk são duma tuna, por isso é k quando saiem em tuna os ves sempre juntos e não cada um pa seu lado a ver se safam cm pitas co pito aos saltos... UMA TUNA NÃO DEVE SER UMA BOYSBAND cm a maior parte das tunas,inflizmente, neste país são...

s queres vir fazer comentarios parvinhos cm esse primeiro tira os c**nos do livro de Anatomia e vai ver a historia do surgimento de tunas e ve la o q a tuna_mus ou a desertuna ou aos outras 500.000 tunas nacionais têm a ver cm isso.

Rafael, vai aqui um cheiro a camelo q nao s pode...

Anónimo disse...

A desbunda era só para alunos de engenharia civil. Quem foi lá já sabia disso, foram expulsos, e bem expulsos, que foram para lá meter o "bedelhu"??

Anónimo disse...

O filho camelo pergunta ao pai:
- Ó Pai... porque é que nós temos estas pestanas tão grandes?
- É para podermos andar pelo deserto sem ter a areia a entrar-nos para a vista, meu filho!
- Ó Pai... porque é que nós temos estas bossas nas costas?
- É para podermos andar pelo deserto durante muito tempo sem termos necessidade de nos reabastecermos, meu filho!
- Ó Pai... e porque é que nós temos estes cascos tão grandes?
- É para podermos andar pelo deserto sem nos enterrarmos na areia, meu filho!
- Ó Pai... se nós temos pestanas para andar no deserto... se nós temos bossas para andar no deserto... se nós temos cascos para andar no deserto... o que é que nós estamos a fazer no jardim zoológico da UBI?

Anónimo disse...

eu ainda nem acredito que isto ainda anda vivo,opah,mas voces nao em mais nada para fazer? vao mas é estudar que ha muitas cadeiras para se fazerem.

e quanto a prada dar a cara, sinceramente pode dar a cara ou outra parte qualquer do corpo que a mim tanto se me faz, já ouvi tantas historias dela e sim, sao as isas, as estrelas e as saras que tem andado a trabalhar e se soubessem disso nao vinham para aqui mandar bitaites. elas so querem fazer algo de diferente e em vez de as apoiarem estao sempre a deita-las abaixo. que? tem ciumes de nao terem tido uma ideia como a delas? sinceramente nao vejo porque é que elas nao devam ser aprovadas em forum, alias o proprio forum, pelo que sei, anda sempre a ser adiado. o que é outra estupidez, a tuna deveria ser aprovada pela academia e nao por um bando de pessoas com algumas matriculas a mais que o comum estudante que pouco de tunas percebem. mas pronto, a nossa academia é e sempre será alienada a tudo o resto.

e acho que em modo algum as meninas da encantatuna desejam ser melhores do que as moçoilas - metam isso na cabeça, andais sempre a mandar papaias, voces se soubessem d que estao a falar saberiam que ha muitas delas que se dao com as moçoilas, mas é claro que nao sabeis dsso, voces preferem andar a pica-las e a chamar-lhes treze mil nomes que é bem mais facil.

Anónimo disse...

Querem ver que o fórum veteranum já não pode controlar tudo a que eles está associado?(tunas,núcleos culturais que pretendem ser tuna,praxes,latadas,etc).Se a encantatuna ia actuar lá acho muito bem que lá tenha ido alguem do forum,ou seus representantes ver se estas faziam asneiras,tal como fez a tuna-mus na sua altura de núcleo.Isto ainda é perseguição da classificação da latada.

Anónimo disse...

Este fórum veteranum vai ter piada.Pelo que sei os elementos dos núcleos culturais que pretendem ser tuna não podem votar.Vai ser levar os amigos todos para votar,moçoilas lá para votar contra a encantatuna,o senadorum rui a explicar como foi expulso da desbunda,o imperatorum lixado pela namorada ter sido expulsa,etc.Não há novela como esta,a não perder numa academia perto de si...

Anónimo disse...

A existência da encantatuna não faz sentido nenhum.São só meninas mimadas fãs da desertuna,que têm sede de protagonismo.Espero bem que o vila e os senadoruns praxis as vetem no fórum.Já agora alguem sabe quando é?

Anónimo disse...

A estrelinha e a outra rapariga de física é que andam a moer a cabeça ao vila,para boicotar a tuna

Nuno Ramos disse...

Os desertunos é que têm culpa.Não as incentivassem a ser tuna.Como groupies já estavam muito bem.São quase todas finalistas,o que estão a fazer?Para o ano acaba a encantatuna.Ficam para aí meia dúzia.Era muito mau ter 2 tunas do bairro alto,e de namorados.Espero bem que o fórum não permita.

Anónimo disse...

Acho que os comentários de ambas as facções só vai parar quando ocorrer o fórum veteranum,e ficar tudo decidido em relação às tunas.Por isso este post ainda vai entrar no guiness para aí com 500 comentários.

Anónimo disse...

Citação:

"caro anonimo q diz q a jabubi só vale pelos videos de entrada: a já b´UBI & Tokuskopus "só" vale pelos vinte anos q já tem de uma muito digna representação da nossa Academia, por serem quem a apsar do traje usado pela tuna serem um grupo ubiano q sempre fez com q a praxe da nossa academia seja tão bem conceituada cm é e ainda nem medicina havia na covilha ja os "bebados" eram uma Tuna a serio porque se percebes alguma coisa da historia da origem das tunas vais perceber que a unica tuna a serio ubiana são os tokuskopus onde ninguem ensaia e trabalha para ganhar dinheiro nem premios em festivais, sao uma tuna para serem um grupo de amigos com amor a academia e a praxe, que tocam( e bem) para se divertirem, passar bons momentos juntos e crescerem como pessoas, q acredita q crescem pk eles sim são praxados a sério e cm motivação..e a preocupação ao contrario das outras "tunas" masculinas da ubi´n é terem grupos de fãs nem se "safarem" cm elementos do sex feminino pk são duma tuna, por isso é k quando saiem em tuna os ves sempre juntos e não cada um pa seu lado a ver se safam cm pitas co pito aos saltos... UMA TUNA NÃO DEVE SER UMA BOYSBAND cm a maior parte das tunas,inflizmente, neste país são...

s queres vir fazer comentarios parvinhos cm esse primeiro tira os c**nos do livro de Anatomia e vai ver a historia do surgimento de tunas e ve la o q a tuna_mus ou a desertuna ou aos outras 500.000 tunas nacionais têm a ver cm isso.

Rafael, vai aqui um cheiro a camelo q nao s pode..."


Meu Caro Anónimo,

Acredito piamente que a falta de informação que gere todo o teu pensamento me faz querer aconselhar-te a repensares seriamente a tua vida e princípios, acho que sofres duma subversão qualquer, ou padeces de um síndrome difícil de explicar por qualquer elemento com, no mínimo, dois dedos de testa.

Em todo o caso, opiniões todos as têm!!!

PS: Isto está animado!!!

Anónimo disse...

Muito fala o pessoal sim senhora...

Quem quiser falar pessoalmente com as moçoilas e tiver algo para dizer pessoalmente ás 21:30 terça feira no B.A. e não tenham medo, porque se tem tanta coragem de vir para aqui insinuar que andamos a fazer alguma coisa para que as outras tunas não sejam aprovadas digam-nos isso baseados em provas e em factos reais não em suposições que querem ter para comprovar algo se não forem aprovadas!

By the way... para aqueles que dizem á boca cheia que nós somos lixo e que deviamos arrumar os instrumentos, acabamos de chegar de um festival e ganhamos melhor estandarte e melhor TUNA...

Tenho pena daqueles que não sabem e falam...
Eu estive 4 anos nas moçoilas e foi com elas que vivi o melhor tempo na academia! Infelizmente(ou não) já estou fora da academia, mas quando posso vou aos ensaios, porque ao contrário do que muitos dizem, lá não há intrigas, é se bem recebido, há sp boa disposição e amizade...
Moçoilas estão sempre comigo no meu coração...
Pena daqueles que não sabem o que é amizade nem espirito de equipa...

Deixem-nos mas é no nosso cantinho que nós não nos metemos com ninguém...

Não temos nada contra a formação de novas tunas, venham elas... provem que merecem existir, façam música,sejam criativas, divirtam-se, agora não se metam é connosco nem nos venham aqui ou noutro lado qq dizer que somos intriguistas ou não valemos nda, porque cada um colhe o que planta...

Se quiserem falar sejam meus convidados B.A terças e quintas.

Beijinhos a todas as Moçoilas ,a quem nos apoia e quem não apoia, terá de nos aguentar por mtos e longos anos:)

Ana

Apoiante das Moçoilas disse...

A Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior -AS MOÇOILAS-participou no passado dia 4 de Abril no Festival de Tunas no Gavião. Trouxe para casa os prémios: MELHOR PORTA ESTANDARTE e MELHOR TUNA. No festival participaram 6 tunas entre elas Tunas Mistas.

Estes prémios comprovam que as Moçoilas são uma tuna com muita qualidade e espirito academico, ao contrário do que pensam alguns preconceituosos e invejosos da Covilhã.

É triste terem de ser as pessoas de fora a valorizar o trabalho das embaixadoras da UBI.

Mais informações podem ir ao Blog das Moçoilas:

http://tfaaubimocoilas.blogspot.com/2009/04/9-festival-de-tunas-academicas-em.html

Parabéns Moçoilas!

Anónimo disse...

"Querem ver que o fórum veteranum já não pode controlar tudo a que eles está associado?(tunas,núcleos culturais que pretendem ser tuna,praxes,latadas,etc).Se a encantatuna ia actuar lá acho muito bem que lá tenha ido alguem do forum,ou seus representantes ver se estas faziam asneiras,tal como fez a tuna-mus na sua altura de núcleo.Isto ainda é perseguição da classificação da latada.

9:17 PM"
"Querem ver que o fórum veteranum já não pode controlar tudo a que eles está associado?(tunas,núcleos culturais que pretendem ser tuna,praxes,latadas,etc)."

Mas desde quando o Necubi tem alguma coisa a ver com o fórum veteranum?? Não me faças rir... No Necubi trabalha-se amigo... no fórum brinca-se...

"Isto ainda é perseguição da classificação da latada.", podes querer que sim, o Imperatorum para Civil morreu desde o momento que não cumpriu o código de praxe..., desde o momento que não respeitou um dos cursos mais antigos e prestigiados da Ubi, mas o que quer que diga aqui já lho disse na cara.

Porque não foi lá ele??? porque só segue o código de praxe quando lhe convém??? Já ninguém respeita ninguém nesta universidade, e se há alguém culpado é ele.

Anónimo disse...

so assim naquela.. mistas é pras tostas

Anónimo disse...

"a tuna deveria ser aprovada pela academia e nao por um bando de pessoas com algumas matriculas a mais que o comum estudante que pouco de tunas percebem. mas pronto, a nossa academia é e sempre será alienada a tudo o resto."

Que grande palhaço!Ó caloirito,deves ser tu que percebes de tunas...

Anónimo disse...

Boa Noite!!!

Em relaxao a Desbunda de civil e a actuação da Encantatuna alguem me sabe explicar pk e k foi a namorada do snhr imperatorum c um praxis verificar se elas actuavam ou não como tuna???? foi ele que pediu? sera que o forum e apenas composto por um praxis e o imperatorum? pk nao foram mais praxis? nao me digam que estavam todos a trabalhar.... :D:D:D lololol

Meus amigos, o forum nao e apenas composto por um praxis e um imperatorum. coloquem-se cada um no seu lugar e nao arranjem intrigas onde elas nao existem. pelo que sei, as tunas (ou futuras tunas) estao cada uma a trabalhar por si e nao umas contra as outras, e claro que ira sempre existir rivalidade, mas nada que nao impeça que sejam todas amigas....

pk nao dar o beneficio da duvida as duas que estao a começar??? se errarem nos estaremos ca p ver.... e refiro-me as duas que estao a começar...

Anónimo disse...

ainda gostava de saber quem é que ganhou a corrida à loira.

parabéns moçoilas!! portaram-se muito bem no festival, só espero puder dizer isto brevemente às novas tunas, tou ansiosa por vos ouvir, bruxinhas!!

Anónimo disse...

Quem é o coro feminino inovador que a desertuna vai levar ao vii festubi?Cá para mim ainda vão levar as namoradas que querem fazer uma tuna.

Anónimo disse...

Pois não é que tens toda a razão... O Coro feminino não é mais nem menos que a Encantatuna, só que sem esse nome, uma vez que ainda não foram aprovadas.

E depois não querem que o pessoal ligue a Desertuna à Encantatuna. Fizessem por isso.

É que se elas fossem profissionais ou pelo menos tivessem experiência...

Mas com outras opções, como por exemplo o coro da UBI... É que assim dá um pouco nas vistas.

Anónimo disse...

Realmente é triste ao que essa pseudo-tuna se sujeita: "Antes de sermos tuna fomos o corozito privado da Desertuna", LOL, É triste vocês da Encantaparvas não serem mulheres independentes e fortes que se possam gabar dos seus próprios feitos e estarem dependentes de gajos azeiteiros(Deserparvos). Vocês são a vergonha de todas as MULHERES com M grande. Força Pseudo Tuna, continuem a dar má fama a vocês próprias!

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa...

Não é?

Zé do Convento disse...

Porra mesmo depois da eleição do novo Reitor, ainda se continua a lavar roupa suja, corrigo roupa podre?

Monte da canalha cheia de borbulhas...

Anónimo disse...

eu já ouvi dizer k elas vão tocar com eles e tudo.

mas também ja ouvi dizer k o coro não é so pessoal da encantatuna, pelo menos ha dias via-as sair do ensaio e estavam la pessoas que nem na ubi estudam.

por isso vejam la de onde provem a vossa informação e se precisarem de esclarecimetno falem com alguem da desertuna ou da encantatuna, ou a dor de cotovelo é assim tão grande k nao conseguis ir ter com qualquer um deles?

pois é, alias isso ja nem é dor de cotovelo, é mesmo CIÚME!!!

quantas de voces nao gostariam de estar no lugar de qualquer rapariga da encantatuna?? haha

temos pena, eu cá gostaria de estar no lugar de um desertuno.

hugo boss disse...

se isto é verdade ( que o coro é composto pela encantatuna), devo dizer que fico desiludido com a desertuna....nunca pensei que eles entrassem neste tipo de joguinhos.
Mas pronto, a prada andou a do..ir com mais algum ou elas agora namoraram com a desertuna inteira?
Cresçam mas é e deixem de ser umas oferecidas!!

Anónimo disse...

oh hugo boss,tu querias era uma da encantatuna so pra ti, ou seria um desertuno?

juizo!!

Anónimo disse...

so uma pequeno facto para as apoiantes da tuna feminina mais antiga da casa: as moçoilas ja tiveram um ensaiador que nao pertencia a tuna, e alem disso, as moçoilas ja pediram ajuda a desertuna. Nao critiquem quem recebe ajuda, esta devera ser sempre bem vinda

Daniel Costa disse...

Anónimos, acham que as vossas mensagens são credíveis por virem para cá mandar bitaites do que não sabem? Ainda por cima sem assinar?
Deixem as tunas em paz.

BBC disse...

Porque ja tou farto de ver aqui lavagem de roupa, quem quiser qualquer esclarecimento sobre eu ter convidado o rui e a anabela a sairem da desbunda, que falem comigo directamente. Normalmente estou na sala do NECUBI, é so passarem la, que esclareço o que for preciso.
E sobre a minha vida pessoal, se me ando a fazer ao piso a alguem, apenas a mim diz respeito.
abraço e continuação de boa lavagem.
Já agora, identifiquem-se como deve ser.

Anónimo disse...

que vergonha aqui vai... esta discussão só fica mal para todas as tunas (existentes e não existentes) da covilhã!

Continuem a manchar o nome da academia que fazem bem! isto aqui é mau para todos, só quem é burrinho é que não vê isso

Noname disse...

Bem, cá vão os meus 2 cêntimos. Concordo com os que dizem, se tem algo a dizer ao pessoal das tunas que se dirijam a elas e façam os vossos comentários. Moçoilas as Terças no BA, Jabubi as quartas no BA, Encantatuna senao me engano as segundas e quartas na UBI, Desertuna as terças e quintas na UBI, peço desculpa mas sinceramente não sei onde ensaia a Tunamus nem a C'a Tuna aos Saltos.

Quanto ao falarem de problemas das Moçoilas, elas estão a passar uma fase um pouco chata, que antes de mais deveriam ser apoiadas por tudo o que fizeram por dignificar o nome da nossa universidade por todo o lado.

Quanto a Desertuna, pode-se dizer facilmente que é uma tuna de qualidade e que realmente é merecida pois têm trabalhado para tal e têm feito um bom trabalho apesar dos poucos anos de existência.

Quanto à Jabubi à qual eu pertenço, nós temos o nosso caminho e o nosso espírito, quem gosta gosta quem não gosta não gosta. Não somos como a maioria das tunas, gostamos de ser diferentes e foi com esse espírito que fomos fundados a 20 anos atrás (eles ainda eram mais irreverentes do que nós).

Quanto à Tunamus, estão de parabéns, apesar de terem que continuar a trabalhar, já se nota muita diferença.

Sobre a Encantatuna e Ca Tuna aos Saltos se querem saber delas porque não falam directamente com elas??

Agora terão que passar por fórum veteranum tal como passou a Tunamus e a Desertuna para aprovação de modificação ao traje (se necessário) aprovação de símbolo para poder ser usado na capa e verificação de infracções cometidas ou não cometidas, tal como o caso da Tunamus que foi punida na sua primeira actuação, ao ter que usar orelhas de burro, isto por não terem cumprido o código de praxe.
Continuando, quem quiser e puder ir (claro que tem a ver com matriculas) o Fórum Veteranum deverá ser na quinta-feira da primeira semana a seguir as férias. (Informem-se)

Já agora quanto a problemas entre Jabubi e Desertuna, não têm existido, eles têm o seu estilo nós temos o nosso, cada um segue o seu caminho e ninguém se chateia. Muito gostam vocês de andar a mandar postas de pescada!!

Tenham vergonha na cara e metam-se na vossa vida, querem trabalhar para o espírito académico e para a continuação da nossa academia, apareçam, dêem a cara façam comentários directamente nas pessoas, grupos e nas entidades, virem para aqui como Anónimos é muito giro, mas de vida académica e da nossa academia, pelo que li aqui não percebem muito, informem-se bem antes de falarem.

Cumprimentos a todos por esta excelente leitura de férias.

PS: Os meus parabéns aos leitores deste comentário pois sei que deve ter sido uma seca. E desculpem ser tão longa.

Anónimo disse...

Ó bruno carneiro,não entendo!Quando são posts acerca da AAUBI das as tuas opiniões den 50 linhas,metendo o bedelho onde não deves.Agora que te atacam não te defendes??Sendo assim quando quisermos saber a tua opiniao acerca da aaubi,vamos procurar-te no nucleo de civil,ta??

BBC disse...

ao anonimo indignado com a minha reacção, qualquer problema com a AAUBI, não só devo opinar, como todos os alunos devem.

quando me atacam aqui, eu nao reajo, porque nao estou aqui para falar da minha privada, apenas isso.

e já agora, quem és?

Anónimo disse...

Deixem as tunas em paz.Os gajos do forum é que gostam de humilhar os outros,e agora tudo o que sejam tunas a querer aparecer,pegam com tudo o que estas façam para as envergonhar com orelhas de burro,etc.Estou para ver o que vão fazer à encantatuna!

Tuno disse...

A encantatuna já fez mais do que asneiras para não merecer ser aprovada em fórum.Posso citar que a prada pediu ao sr bruno carneiro para expulsar o senadorum praxis que estava presente na festa de civil (Foi confirmado por pessoas de civil,que foi isso mesmo que aconteceu); vão actuar no festubi como coro a convite dos namorados,etc etc.Vila e outros veteranos prezem pela tradição académica,e pelo que significa ser tuno.

Anónimo disse...

Pelo que me disseram o vila e os praxis já se reuniram num café,e a decisão quanto à encantatuna já está tomada.Dos 4 presentes do fórum (imperatorum + 3 praxis),há 3 votos contra e 1 voto a favor da tuna.Os outros 2 praxis acho que não estão cá na covilhã,e não vão ao fórum.Por isso ir e votar no fórum para quê?

Fausto - Farmaceuticas disse...

Depois de ter lido certos comentários, chegou a altura de expressar o que penso. Pelo que foi aqui afirmado, houve um senadorum praxis que integra o fórum veteranum que foi expulso da desbunda de civil, cujo objectivo era visionar se o núcleo cultural encantatuna apresentava–se em palco enquanto tuna. Depois foi expulso, e li aqui argumentos que foi expulso porque não era de civil. Agora pergunto: e os elementos da encantatuna são todas de civil? e algumas pessoas que se mantiveram lá durante a noite toda , eram todas de civil? Que eu saiba o imperatorum e os restantes senadoruns praxis averiguam se ocorrem abusos durante o tempo de praxe, e não se limitam a ir apenas às reuniões de latadas deles, certo? Acham que são só 6, os cursos controlados por eles durante esse mês de praxe? Eles organizam o desfile da latada só para os seus cursos? O fórum veteranum existe para o bem e para o mal, e eles é que dão a cara para que continue a existir tradição académica (respeito,integração,etc) cá na ubi. Agora ao expulsarem esse praxis faltaram-lhes ao respeito. Acho muito bem que esse tal de carneiro e essa prada compareçam no fórum veteranum e justifiquem a atitude tomada. Não sou contra a reprovação da encantatuna (pois a maior parte dos seus elementos não deve ter nada a ver a atitude da dita menina), mas concordo com um castigo ao nível do que aplicaram à tuna de medicina (por um pagam todos), que fez muito menos do que estas duas pessoas. E questiono-me: porque é que não se fala da ca´tuna aos saltos? Se calhar porque tem agido bem perante o fórum, digo eu. Abraços para todos, e respeitem-se entre vós.

Nuno arq. disse...

Sou aluno de arquitectura e só penso que o pessoal de civil vive num mundo à parte.Onde é que uma festa de curso,é fechada ao resto dos ubianos.Que camaradagem,e espírito eles transparecem para a academia.Até medicina,faz as suas festas no tgb para toda a gente.Se calhar é por estas e por outras que o vila não lhes deu a vitória na latada.

BBC disse...

eu volto a frisar que nao foi ninguem da encantatuna a pedir para expulsar ninguem.
eu volto a frisar que eu nao expulsei, convidei a sair, sem nunca faltar ao respeito.
eu volto a frisar que o forum nao é a PJ para entrar em qualquer festa privada e beber a borla, que algo de suspeito se passa lá dentro.
eu volto a frisar que se essas pessoas têm alguma coisa contra mim, que me digam na cara, nao se escondam num blog sobre o anonimato.
eu volto a frisar que a encantatuna esta convidada para animar a noite, assim como um organista.
e Nuno arq. não vejo problema em termos uma festa privada. talvez me possas explicar, ou aos vossos jantar de curso pode ir qq pessoa?

Anónimo disse...

ESTA É PROFUNDA - QUANTAS COBRAS CONHECES???

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo que só vivia para brilhar.

Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.

No terceiro dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:

- Posso fazer três perguntas?

- Podes. Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que te vou comer, podes perguntar.

- Pertenço à tua cadeia alimentar?
-Não.

- Fiz-te alguma coisa?
- Não.

- Então porque é que me queres comer?

- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!



E é assim, diariamente tropeçamos em cobras!


Isto nao vos faz lembrar a nova tuna?

Anónimo disse...

senhor Bruno, ex-presidente da associaçao devia estar calado!
esta-s a esquecer o k fez qd era presidente!
ainda ha ppl k sabe o k fizeste...
nao tens moral nenhuma p falares
a menina pr. n tem moral p falar e devia fazer o mesmo k o bruno... estar calada e quieta no seu lugar,coisa k nao sabe fazer!
aposto k o resto da tuna nao tem nada a ver c isto!

BBC disse...

esse comentario parece o titulo do filme, sei o que fizeste o verao passado....

Anónimo disse...

Convidar a sair???Isso é expulsar!!O senadorum não foi para lá beber de borla,voces é que insistiram em pagar alguns finos.Mais,tu bruno já disseste a várias pessoas que foi a prada que te pediu para os expulsares.E sabes que mais,essas pessoas já bufaram ao vila,pois ele já averiguou o que se passou na desbunda,e já tomou a decisão quanto à encantatuna.Mas gostava de te ver no fórum veteranum.Vais lá aparecer?Duvido muito...É que o praxis Rui anda furibundo contigo e com a prada.Só vou lá para me rir.

BBC disse...

nunca disse que foi a prada que me pediu para os convidar a sair, porque nao foi ela, nem foi ninguem da encantatuna.

e convidar a sair nao é expulsar.

e sim, vou estar no forum, sempre nos podemos rir juntos, se la disseres quem és...

e como acabou-me o detergente, já nao vou lavar mais roupa aqui.

beijos e abraços a todos.

Eu não sou Marioneta de Ninguém disse...

Bruno Carneiro, tu fazes-me rir, na minha língua "expulsar" e "convidar a sair" é exactamente a mesma coisa. Lá por seres de civil não quer dizer que tenhas de esquecer como se fala PORTUGUÊS.

Já reparaste que fizeste de marioneta da Prada?

Mas deixa lá que essa Prada (para não lhe chamar outra coisa) também não se prima pela inteligência, pois quem no seu perfeito juízo vai mandar expulsar um praxis e a namorada do Imperatorum em vésperas da sua pseudo tuna ir a Forum?

Prada a cabeça tem lá dentro uma coisa que se chama de C-E-R-E-B-R-O, usa-o de vez em quando para coisas REALMENTE uteis, como por exemplo para pagar dívidas, Lol.

E tu Bruno, foste o bobo da corte e agora tás enrascado, ficas a perceber uma coisa: a Prada vive para por o pessoal uns contra os outros e penso que essa cena da Desbunda de Civil foi a maior prova disso.

Abram a pestana!

pandeireta sexy disse...

A já b´ubi recusa que o fórum seja esta quinta,pois a encantatuna vai ser vetada,e não queremos ter que aviar as raparigas desconsoladas.O que pensaria a desertuna de nós?Ficavam sem o coro para sábado.

Anónimo disse...

As moçoilas é que andam aqui a meter veneno!

Anónimo disse...

óh anónimo a Prada não mandou expulsar ninguém da desbunda, nem tinha legitimidade nenhuma para fazer tal coisa. Foram expulsos porque não eram de Civil. E se alguém tem alguma coisa a dizer ou a perguntar, porque não dirigirem-se ao necubi?? está aberto das 9-13 e das 14-19 é passar por lá...

j. disse...

ó pseudo-tuna,resignem-se à vossa insignificancia.A maior parte nem ferrinhos sabe tocar.Foi uma rica amostra o que se ouviu na festa de civil.Tuna feminina na ubi só AS MOÇOILAS.

Ana disse...

Bem.. to farta de tanta discussao de tanta mariquice junta... Nao percebo pk estao sempre a dizer k as Encantatunas deveriam ter vergonha por serem ajudados por desertunos etc etc.... Toda a ajuda seja em tunas, em curso em kuaker coisa é sempre bem vinda... Esta mariquice toda é pura dor de cotovelo ou xamem-lhe o k kiserem... pois se elas começassem sozinhas teriam 183 comentarios a meskinhar sobre elas, se fossem por jbubis teriam 183 comentarios a meskinhar sobre elas e assim continuando pois ja estao a ver o seguimento...
Em vez de andarem aki a mandar papaias apoiem a vossa academia apoiem kem lhe so ker bem... E tambem em vez de andarem a meter o nariz da vida das pessoas ide estudar pra acabar o curso nos anos k vos compete... De m***as e dor de cotovelo ta o inferno xeio.... As moçoilas sim tem 20 anos de historia e, tenho por elas o maior apresso, ate pk falo com mts delas, mas elas tiveram k começar por algum lado, tb as encantatunas se tuna forem daki a 20 anos teram tb 20 anos de historia.... por amor de deus acordem pa vida ponham a mao na consciencia e deixem-xe de merdas...

Anónimo disse...

Eu não percebo... A sério que não...
Se vos faz tanta confusão esta "novela", esta "história", este "lavar de ruopa suja" ou simplesmente esta discussão, porque é que continuam a vir cá espreitar e cagar sentenças??? Se não gostam do que aqui se fala, têm bom remédio... Desapareçam e parem de lançar achas na fogueira!

Anónimo disse...

A encantatuna não ha-de ser tuna.Não faz qualquer sentido aparecer essa tuna.É um puro capricho das ex-moçoilas,que são exactamente as mesmas que agora andam a criar mau ambiente com as raparigas que recrutaram para a sua demanda.
Sr. bruno diga lá a pedido de que pessoa é que os decidiu convidar a sair(praxis e namorada do vila)?Disse que não foi você,nem a prada,quem foi então?Nomes...É que estão dezenas de pessoas do seu curso a dizer que foram vocês!Não me diga que foi o pirilampo mágico?Se não quiser referir aqui refira-o no forum veteranum.A culpa de tal acto não pode morrer solteira.Alguém teve que ter a tal ideia,e você sabe quem foi.Se não foram vocês,esse alguem deve acartar com as consequências.

SAPEC disse...

Mas k raio... " A prada vive para por o pessoal contra os outros" looooooool dsc lá mas plo k conheço dela, n m parece ser assim!

Parce me é k vcs n teem é + nd k fazer k vir pra aki mandar bitaites anonimos seja pra kem for...façam se a vida que ela tá dificil.isto de andar aki a dizer mal de uns e d outros é do mais ridiculo k pode haver. já na aga das raparigas foi o k foi, pk é k teem d ser assim comichosos? não teem um curso pra acabar?nao teem problemas pra resolver da vossa vida? Deixem esta malta das tunas em paz, k é um mundo a parte k ng conhece pra alem ds pessoas k delas fazem parte !

Anónimo disse...

A prada já deve estar a tremer pelas burrices que fez,tanto ao forum veteranum como ás colegas de tuna.O dia D tá a chegar!E bruno arranja melhor pa fisgar na noite,que também tás queimado com eles.

Anónimo disse...

Padrinho há premio para o comentario nº200?Inacreditavel tantos comentarios num post duma noite de tunas da S.A.

Anónimo disse...

Existem pessoas que utilizam cada coisa estúpida como argumento para as reprovar,ate o que se passou desbunda, da vontade de rir a quantidade de comentários ridículos que andam por aqui, só veneno, existem pessoas que as odeiam só porque querem ser uma tuna,imagina-se la porque.

coitadinhos são o pessoal do forum, imagino o numero de queixinhas estúpidas e mentiras que já devem ter ouvido, mas o mais estúpido disto tudo, é que pareçe que eles acreditem.

Vão fazer algo melhor do que andar aqui a discutir tunas, tipo estudar, sair com pessoal, agora tar aqui a mandar comentários estúpidas num blog? parece que vai alterar alguma coisa.

Oh yah comentário numero 200! jackpot!! quero um premio!!!

Anónimo disse...

Comentem em português por favor!

Esta merda os X e K faz-me um atrofio aos olhos.

O forum Veteranum é mesmo na quinta-feira?

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 246   Mais recente› Mais recente»