domingo, março 08, 2009

«IMPORTANTE: Revolução na UBI!!!»

INSCRIÇÕES em 2009/10
Regime de precedências e de transição de ano curricular
(Artigo 24º das Regras Gerais de Avaliação de conhecimentos)

1 - A aprovação em todas as unidades curriculares de um determinado ano curricular em 2008/09 é requisito para os estudantes poderem efectuar a inscrição em unidades curriculares do ano curricular seguinte.
2 - O número de unidades de crédito em que um estudante se pode inscrever no ano lectivo é de 60 unidades de crédito. Nos cursos em que existam unidades curriculares optativas com diferentes unidades de crédito pode haver uma tolerância até mais 3 unidades de crédito.
2.1 – É facultada a repetição de inscrição, por uma só vez no ano lectivo seguinte, para efeitos de melhoria de classificação final, em unidades curriculares nas quais o estudante já obteve aprovação em regular funcionamento, com recurso a unidades de crédito disponíveis, à excepção dos casos que determinam a conclusão de um ciclo de estudos.
2.2 – A classificação final a considerar é a melhor das obtidas nas escalas 10-20, sendo em caso de igualdade considerada a primeira aprovação na unidade curricular.”

informação retirada do balcão virtual

468ubi_aniversario_2008

A morte do ensino superior em Portugal! Foi publicado nos últimos dias no Balcão Virtual dos serviços académicos da UBI, a informação de que será posto em prática o último processo de adaptação ao regime de Bolonha. Todos os alunos, no ano lectivo de 09/10 não se poderão inscrever em cadeiras de anos diferentes, ou seja na pratica se deixas-te uma cadeira do primeiro ano por fazer, então prepara-te pois para o ano terás de te matricular no primeiro ano e só poderás frequentar cadeiras do mesmo. Poderás ainda te inscreveres em cadeiras de outros anos mas só como aluno externo e não do teu curso ou seja, terás de procurar cadeiras de outro curso que dêem equivalência à cadeira que pretendes fazer. Por exemplo: Um aluno está no primeiro ano e deixou uma cadeira para trás, para se inscrever a matemática do segundo ano terá que procurar noutro curso, uma cadeira que de equivalência e matricular-se nela como aluno externo. Além dos quase mil euros que paga como propinas para andar no primeiro ano, para fazer as cadeiras que não conseguiu fazer , sejam elas quantas forem, terá que pagar mais um extra para se inscrever noutras cadeiras que deseje ir fazendo. Isto porque andar cá um ano por três cadeiras não é agradável…… A gravidade disto impõe-se no seguinte: Quantas pessoas terão capacidade de suportar esses gastos financeiros? O número de desistências será enorme, haverão vidas e sonhos estragados… Tem-se conseguido adiar esta transformação de Bolonha o mais possível mas pelos vistos chegou o dia de fazeres algo por ti pelo teu futuro, age e manifesta-te!!!Em Espanha os nosso irmãos estão a agir. Vamos ser mais uma vez a cauda da Europa. Vê a noticia -> AQUI!!!


http://www.tdias.pt.vu/

46 comentários:

Anónimo disse...

O Ponto 1 do art. 24 das regras gerais de avaliação está suspenso por despacho reitoral.
Uma vez que neste momento nos encontramos em período eleitoral para Reitor e o Exm. Santos Silva é recandidato não pode tomar decisões vinculativas neste momento.
Nas outras Universidades Portuguesas não vai entrar em prática este ponto.

Ana Rei

Anónimo disse...

E é assim que querem ter mais alunos na UBI? Um autêntico tiro nos pés. Atenção futuro Reitor: é tempo de acabar com estas tontices. Já que estão em tempos de renovações e mudanças de chefias ... ESTÁ NA HORA DE RECICLAR O CHEFE DOS SERVIÇOS ACADÉMICOS.
Está há mto tempo no cargo. Lugar gestores mais novos e mais flexiveis.

Anónimo disse...

Os Serviços Académicos, ou melhor, os seus técnicos, meteram mais uma vez a pata na poça com este caso. O que esteve (penso que já não estará) no Balcão Virtual foi um ERRO de alguém que não corresponde ao que dizem os estatutos da UBI.
Quem não acredite, que vá aos Serviços Académicos e pergunte...

Anónimo disse...

há uma página hi5 sobre o assunto http://contrabolonha.hi5.com

Anónimo disse...

Este assunto já foi resolvido, fica exactamente como estava.

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha, pura e simplesmente nao cabe na cabeças de ninguem. As precriçoes fazem algum sentido, sao um mal menor mas nescesario para algumas pessoas abrirem a pestana, mas agora isto? Isto é estragar a vida a muita gente, por diversos motivos é mais que natural deixar uma cadeira para tras, e mais natural ainda é fazer essa cadeira no ano seguinte SEM PREJUIZO PARA NINGUEM. Agora vai ser o habitual, chupa e cala, porque por ca é sempre assim.

Anónimo disse...

fico muito feliz que este sistema entre em vigor de vez. Isto vai finalmente obrigar os estudantes a deixar a vida boemia de noitadas e a começar a deixar descansar os habitantes da covlihã, que ja estamos fartos de aturar escumalha que vem para a cidade provocar disturbios e enganar os pais...dizem que estudam e andam na borga e semanas sem por os pes na faculdade. E mais, se os de medicina aguentam um sistema semelhante, o que e que os alunos de outros cursos sao a mais que eles???
ALIQUEM-SE EM VEZ DE ANDAR A CHORAR, e perder tempo com blogs!!!

Anónimo disse...

em espanha estão a agir !
mas cá o pessoal o que quer é curtir, agir não....

Anónimo disse...

Segundo consta o reitor deu ordem para que as coisas se mantenham cmo estavam.

Anónimo disse...

pois... mas para os habitantes da Covilhã se não fosse a universidade eu queria ver o que era desta cidade! independentemente da crise, emprego há pouco...

é uma verdade que alguns estudantes só querem borga, mas dai a generalizar! Há tempo para tudo, e dependendo das fachas etárias todos passam por esse ciclo

Anónimo disse...

pois... mas para os habitantes da Covilhã se não fosse a universidade eu queria ver o que era desta cidade! independentemente da crise, emprego há pouco...

é uma verdade que alguns estudantes só querem borga, mas dai a generalizar! Há tempo para tudo, e dependendo das fachas etárias todos passam por esse ciclo

Anónimo disse...

O ponto um do artigo 24 das regras gerais de avaliação vai mesmo para a frente.Este é o ultimo ano de transição antes de entrarmos neste sistema.Já desde 2007 que isto ficou definido.
Quanto ao anónimo que falou em noitadas e borgas dos ubianos,que se relembre que existem trabalhadores estudantes,que não podem ir às aulas durante o dia(e não temos regime nocturno de aulas na UBI),porque trabalham,e como é normal tentam fazer as cadeiras por exame.Sendo bastante plausivel que deixem sempre uma ou outra para trás,pois não acompanharam a matéria durante o semestre.E estes tambem vão ser abrangidos por estas regras.Por isso cala-te!!!!!!

Anónimo disse...

Estudei na UBI durante 4 anos.

Nunca deixei uma cadeira para trás, e tive análises matemáticas a doer (ainda na altura dos regentes de cadeiras estrangeiros.

Esforçei-me!!! Abdiquei de muitas noitadas para estar nas aulas às 8 da manhã!!!

Deixem de ser hipócritas e deixem de "xular" o estado, e consequentemente o povo! ESTUDEM.
É para isso que andam na Universidade.

Noitadas???Acho que sim, mas aos fins de semana ou em alturas menos puxadas.

Eu não poderia andar muitos mais anos na universidade, pois os meus pais não têm dinheiro, nem tinham na altura, para eu ser eternamente estudante.

ESTUDEM; QUE É O VOSSO TRABALHO.
SE UM TRABALHADOR FALTAR CONSTANTEMENTE AO TRABALHO, COMO MUITOS ESTUDANTES FALTAM ÀS AULAS, É DESPEDIDO...

Anónimo disse...

Eu questiono-me é com uma coisa:
O que é que o Dr.Melo ainda está a fazer à frente dos académicos???
Nem os professores podem com ele,é só ideias mais que ultrapassadas...é preciso sangue novo para ver se isto se endireita...

Anónimo disse...

ao animal das 5:59, os colegas de medicina têm métodos de ensino e de avaliação diferentes.

Ana Rei, suspenso não é revogado, as prescriçoes tambem foram suspensas 2 anos, para apenas dar entrada mais tarde defenitivamente.

Anónimo disse...

Pqp, esta merda é so mesmo anormais. Fds entao na vossa teoria de perfeiçao, so pode levar tudo direitinho quem for um antisociavel como voces deviam ser, e nunca sair de casa.Por extençao nao existe quem se esforçe e por algum motivo deixe uma unica cadeira para tras. Existem factores para alem do que as vossas palas deixam ver. Realmente so malta antisociavel é que pode vir dizer que isto é triste mas pode-se concluir que nunca tiveram convivencias para aprender alguma coisa...

Anónimo disse...

Esta Ana Rei da secção pedagógica percebe tanto do que fala,como eu de tricot.Olha cara menina,quando estas regras forem para a frente para o ano,nós ubianos pediremos a tua cabeça,porque por ti está tudo bem,não se passa nada.Deixa as coisas andarem,tu e os teus colegas da AAUBI que não mexam os cordelinhos agora,que depois vou-me rir...

Anónimo disse...

ao animal que disse isto:
''ao animal das 5:59, os colegas de medicina têm métodos de ensino e de avaliação diferentes.

Ana Rei, suspenso não é revogado, as prescriçoes tambem foram suspensas 2 anos, para apenas dar entrada mais tarde defenitivamente.''

SO TENHO UMA COISA PARA DIZER: ANIMAL E QUEM NAO SABE VER A REALIDADE, NAO O COLEGA QUE DEU O EXEMPLO DA MEDICINA, E SE ELES SUPORTAM ESTE SISTEMA, ESTE METODO, PORQUE É QUE OS NOS SOMOS A MAIS QUE ELES? AO ESTAR-MOS A RECUSAR ESTE SISTEMA SÓ NOS ESTAMOS A IFERIORIZAR! ISSO NUNCA!!! SERA QUE CUSTA ASSIM TANTO A PERCEBER ISSO?

Anónimo disse...

Ao anónimo que estudou 4 anitos cá e diz que só podia cá estar esse tempo porque não tinha condições económicas para estar mais... pois dou-lhe os parabéns por poder estar cá esse tempo e os seus pais terem tido capacidades para o manter cá esse tempo! Muitos nem 1 ano cá podem ter os filhos, dai haver os trabalhadores estudantes... há que dar condições a todos para poderem estudar, senão qualquer dias so os meninos betinhos e com todas as papinhas e mais algumas é que o podem fazer!

Não defendo toda a comunidade estudante, porque sei que há muitos que só querem borguinhas e só pensam em estudar quando vem os testes a chegar. Mas ai a culpa é da educação que levam em casa, e essa já não é aqui que a devem receber.

Às pessoas da Covilhã, não se defendam dizendo que já estão fartos dos estudantes que passam as noites pelas ruas a fazer barulho, os vossos filhos que vão para fora também podem estar a fazer o mesmo e no entanto voces também pensam que tem santinhos em casa...

Acho bem que os serviços académicos mudem esse sistema! Azares acontecem e não há-de ser por uma cadeira que se tenha de reter cá os alunos a pagar propinas e estar por ai quase sem fazer nada... Também é desesperante estar cá só por uma cadeira

Anónimo disse...

Nem o Dr. Melo nem os S. A. fazem leis. Quem é que as faz?

Anónimo disse...

giro giro foi a malta da aaubi que aprovou isto em 2006

Anónimo disse...

Caro Rui Pais fico contente que saibas fazer tricot! A covilhã é fria de inverno!
Neste momento o ponto 1 do art. 24está suspenso. Entretanto, uma vez que o nosso Magnifico Reitor decidiu recandidatar-se, estamos em gestão, ou seja, não se podem tomar decisões vinculativas! Portanto caro Rui Pais a AAUBI está a mexer-se! E no final espero rir contigo! AH... mas uma vez que é uma luta de todos os estudantes és bem vindo ao nosso lado! A AAUBI é de TODOS! Força, vem colaborar!

Anónimo disse...

Para CambadaDeOtarios:

Enquanto andei na universidade nunca fui antisociável, muito pelo contrário. Não precisei de ser marrão. BASTAVA-ME IR ÀS AULAS, coisa que muitos estudantes nem sequer sabem o que significa.

Também não sou antisociável agora... Fui e continuo a ir bastantes vezes à noite, mas em alturas que não me prejudiquem.

Portanto, tirem daqui as conclusões que entenderem.

Considero apenas haver uma excepção possível: trabalhadores estudantes. Visto que o trabalho não é a universidade, estes não podem faltar sempre que querem. E esforçam-se para conciliar tudo. Esses sim têm valor.

Lamento é o que futuro do nosso país esteja numa real cambada de otários, que mais nada sabem fazer além de "xularem" os pais e o país.

Já agora, não te faria mal aprenderes a escrever...Há falta de alunos na primária, bem que podes voltar para lá.

P.S. Aproveita e infiltra-te na associação ou nalgum núcleo e terás direito a mais uma época de exames AHAHAHAH

Anónimo disse...

Toca mas é a estudar... cambada de anormais chulistas. Se estudassem não andavam cá 6 ou 7 anos. Seus BURROS!!!
Só com precedências é que aprendem a dar no osso... se não fossem as eleições iam ver o que era doce.... Esperem pelo próximo ano!!!!!

Anónimo disse...

ó sr anonimo das 5:59.. eu tenho de dizer qualquer coisa porque realmente você está a ver tudo ao contrário... Então fica muito feliz por o ensino universitário estar cada vez mais degradado?! Eu só lhe digo uma coisa, desengane-se se pensa que os meninos riquinhos vão deixar de andar na borga sabe porquê? porque quem tem dinheiro, até agradece esta regra, que assim pode dizer ao papá que anda cá a fazer so uma disciplina ou duas porque não o deixam fazer mais. E repare que assim já não engana ninguém. certo? E atrevo-me a dizer que quem cá ficar nessas condiçoes durante o ano todo ainda vai sair à noite mais vezes porque realmente, com meia dúzia de cadeiras... Não vão ter grande coisa para fazer o ano todo. Lamento estragar a sua alegria, mas vai continuar a ter as suas noites de sono mal dormidas! fico muito feliz por lhe poder transmitir esta.. não será notícia mas antes conclusão lógica, senso comum.. é sempre um prazer elucidar os menos iluminados... e por isso também é que acredito que quem protesta é porque quer andar com a vida para a frente e não ficar cá um ano sem nada para fazer.

Anónimo disse...

Eu trabalho,tenho 11 matrículas e faltam-me 2 cadeiras para concluir a minha licenciatura.Nunca pude acompanhar as aulas como desejaria,por incompatibilidade horária.Faço o que posso,e nem sempre as coisa correm bem.Sempre que possível bebo uns copos com os meus amigos.Agora dizerem aqui que quem não acaba o curso em 4 ou 5 anos é burro!!!Respeitinho pelas pessoas,e pelas possibilidades que estas têm.Se eu fosse rico,ou a minha família, acho que também gozaria um pouco mais desta vida académica,que a todos deixa saudades...

Anónimo disse...

Cara Ana Rei a AAUBI deve-se estar a mexer a ver a quem há-de dar convites para a Semana Académica.Isto claro, se não estiverem a andar à batatada entre eles.Que rico grupo de pseudo-trabalho que vocês formam.Ainda bem que não fui votar,para não ficar de consciência pesada ao ver estes interesseiros políticos a NÃO REPRESENTAR OS ALUNOS QUE CONFIARAM NESSA LISTA.

Anónimo disse...

Suponha-se o seguinte. Um aluno pede equivalência a uma cadeira que já fez noutro curso ou noutra universidade. Com o tempo que estas coisas demoram, o resultado só sai no ano seguinte (não me venham com tretas, quem já pediu equivalências sabe como é). Caso não consiga, fica com a cadeira para trás. Faz tudo o resto como lhe compete. Lixa-se na mesma porque NÃO HA EXCEPÇÕES A ESTA REGRA. A política adoptada por um estabelecimento de ensino que se diz superior não pode ser pagar o justo pelo pecador. E já agora.. Esses argumentos de vida boémia que vai acabar não valem nada porque quem fica 9 ou 10 anos a fazer um curso é porque o pode pagar e esta regra não vai afectar essas pessoas em nada. Só prejudica quem não devia prejudicar. E com aquilo que EU (não o meu paizinho) pago de propinas, não sei se não sou eu que estou a ser xulado, que isto já não é como antigamente, agora pagas bem. Queria-te ver ó anónimo, a fazer o curso em 4 anos e a trabalhar 5h/6h todos os dias e chegares a casa todo arrebentado. E em relação a xular o estado... Não me faças rir pá! Se eu já tivesse xulado ao estado só metade do que só um dos primeiros ministros de Portugal roubou/rouba acho que não voltava a ter problemas de dinheiro. Poupa-me lá tu a essa hipocrisia, não venhas chamar ladrão a quem é roubado todos os meses. Resumindo.. Deixem-se de argumentos mesquinhos e ponham-se na pele dos outros.

Anónimo disse...

Ao otario das 9:48:

Parabens, es muito inteligente e nunca chumbaste a nenhuma cadeira. Acho triste falar assim de papo cheio(ou supostamente cheio) quando so um burro com palas é que nao consegue ver a injustiça que este metodo oferece.O que nao falta sao alunos que deixam uma misera cadeira para tras e tu meu burro, achas bem que essas pessoas fiquem retidas um ano a pagar mil euros para fazer uma cadeira, cadeira que podiam bem fazer no ano seguinte e fazer na mesma o curso no tempo estipulado. Acho fantastico atribuir a reprovaçao a uma cadeira unica e exclusivamente por desleixo e injustiça, melhor ainda de apelidar toda essa gente de chulos,releva bem que sim devias ter muitos amigos e conhecer bem a realidade. Parabens por seres um aluno exemplar(na teoria pelo menos).

E deixa os golpes baixos, nao tou a ser testado e se um burro como tu le o que escrevo, nao ta assim tao mal. Se calhar tu é que devias voltar para a escola, mas era para fazer amigos, porque quem tem essa conversa de merda ou nao tem amigos ou sao todos tao perfeitos como tu ou em ultima instancia nao passas mesmo de um cinico.

Anónimo disse...

Eu fui informar-me assim que vi essa mensagem no balcão virtual. Para além de me responder às perguntas com um "ai agora as regras mudaram", a senhora não me soube dizer mais nada. Os serviços académicos são uma vergonha, há pessoas que lá trabalham que nem sabem que papéis os alunos têm que preencher para pedir um simples estatuto de trabalhador estudante. Ando há 2 anos pa receber o canudo, nunca há. É a incompetência no seu exponencial máximo. E voces queriam bolonha n era? bolonha é que era bom? ia melhorar o sistema de ensino? ia mas era fazer com que os que já lá estavam acabassem o curso mais depressa. Essa é que foi a prioridade da AAUBI na altura. Então agora chupa e cala, como eu que sempre fui contra isso e tive de ver o sistema de ensino portugues mudar todo para bolonha sem poder fazer nada. Com as medidas de perseguição aos professores, daqui a 20 ou 30 anos não vamos ter professores suficientes. Vao chegar quase analfabetos ao 12º ano que vai passar a ser escolaridade obrigatoria, habituados à "boa vida" já que no secundario agora faltam, anulam cadeiras, etc. E os bons alunos vão para fora, como já acontece. Isto vai levar a que o ensino universitario fique cada vez pior e que abra as portas a cada vez mais estrangeiros para manter verbas. até tenho medo de pensar como isto vai andar daqui a 20 anos. Espero tar enganada.

Anónimo disse...

Olá a todos

Mas que discussão tão acesa.

Pessoalmente, acho bem a lei das precedência, com alguns pontos com os quais não concordo inteiramente:

1) trabalhadores estudantes não podem de todo estar sujeitos a essa lei,

2) Quantos trabalhadores estudantes há por ano de cada curso?? dois, três, quatro ou cinco em alguns casos. Então porque se vêem anfiteatros praticamente vazios, salas literalmente às moscas?? A UBI tanto paga ao professor por dar aula a dois ou três como a vinte ou trinta. A luz que se gasta por dois ou três é a mesma que por vinte ou trinta... Pensem nisto.


3) um azar toda a gente tem, deixar uma cadeira para trás uma ou duas vezes é uma coisa, agora deixar constantemente é outra (proponho que se vejam as presenças e faltas de cada aluno à cadeira que deixou para trás - se nunca lá foi e chumbou é justo que sofra com a sua atitude e seja aplicada a lei, agora se foi a todas as aulas deve ter direito à dúvida)

4) Quando se diz aí nos comentários que se for avante a lei das precedências apenas meninos riquinhos poderão estudar, também concordo que deveria haver um limite de cadeiras deixadas para trás, ou então averiguar a situação do agregado familiar (que por vezes nem sempre é justamente avaliado... Conheço casos em que os srs. estudantes dizem que vivem com os avós, quando não é verdade, para terem a bolsa máxima)

5) Também concordo que há famílias que mal conseguem ter os filhos a estudar durante um ano. É verdade. Mas a muitos estudantes faltosos (muitos casos em que a família faz um esforço descomunal para pagar os estudos) não falta dinheiro para tabaco, bebidas e noite... Sim, porque ir para a noite fica muito caro.

5) Gostei muito de um comentário: se os de medicina conseguem os outros também! Por vezes nem sempre os de medicina são pessoas mais inteligentes, como se pensa. Toda a gente tem os seus talentos, com a diferença que alguns os põem a render e outros não.


Basta de haver tantos alunos com tantas matrículas nas Universidades. Na Universidade, em geral, apenas o pessoal que tem um exagerado número de matrículas é que tem valor. Basta! Nos outros países europeus é uma vergonha andar na universidade muitos mais anos além dos necessários! É também uma vergonha chegar atrasado ao trabalho ou sair tarde do trabalho. Portugueses, Ah Povinho limitado.

Anónimo disse...

vivam as precedências, vivam as prescrições!!!

Isto é ensino superior, não é secundário. Bolonha é bolonha com todas as suas consequências inerentes..

Se quisermos andar para a frente tem que ser assim.

É óbvio que tem que haver excepções, desde que devidamente justificadas, tal como doença ou trabalhar estudante, desde que trabalhe, não seja daqueles que tem o nome na empresa do papá e está sempre na noite a gastar o dinheiro ao velho e depois vem para aqui dizer que "ah e tal"...

Anónimo disse...

Isto é tudo muito bonito, vejo aqui algumas pessoas que defendem que anda muita gente a passear pela faculdade, que andam na faculdade anos e anos a fio, que chulam os pais, que são baldas e só querem borga,blablabla.

Tudo bem, mas então expliquem-me la uma coisa, em que é que esta medida vem resolver a situação? É por os escorraçar do ensino superior indirectamente? É que sinceramente não percebo, se não for para os escorraçar não entendo. Se realmente forem a favor deste procedimento digam logo que se reprovar a uma cadeira é exonerado do ensino superior.

Já agora esta nova "lei" deriva de Bolonha, partindo do principio que a defendem, defendem Bolonha também. Ora então os que falam dos outros países, verifiquem como anda Bolonha por la...

Anónimo disse...

São BURROS sim... e com um grande par d eorelhas. S enão podem fazer um curso em 5 anos, não vão para a Universidade. Façam um curso CET ou das Novas Oportunidades. A UBI não é para cábulas que só gastam dinheiro ao estado. Sim, sim,... ou pensam que pagando a misera propina que pagam estão a ter o ensiono d eborla? O Estadado paga mais do que aquilo que voce gastam. Portanto, só os que conseguem estar cá o minimo de tempo é que devem vir cá.
Vá... arriete do ensino superior quem não tem unhas para tocar a viola. Por isso é depois temos os profissionais que temos...

Unknown disse...

Sobre este tópico, apenas duas considerações:
1 - O que é que a Ana Rei está a fazer relativamente à aplicação destas regras no próximo ano lectivo?(Sim, porque suspenso está este ano!!);
2 - Porque raio é que estas informações são transmitidas num blog(sem ofensa, pois sou um utilizador diário) e não no sitio da AAUBI na internet?

Quando a aspirante a responsável da pedagogia me responder a isto,e não pensar apenas na SA, os alunos voltem a acreditar na associação!!

Anónimo disse...

Eh eh, nao sabia que havia tantos genios ca na ubi. "Quem nao faz um curso em 5 anos que nao va para a universidade". Com tanta realeza por ca nao sei porque se fala do MIT deviam era falar da UBI.Voces escrevam essas opinioes num papelinho e ponham numa moldura, mais tarde veremos o rumo das coisas. Há e a propina é uma miseria, a fome a aumentar na regiao e ha quem considere mil euros uma miseria. Alunos que dependem do banco alimentar, mas mil euros sao uma miseria. Haja paciencia para estes teoricos de cafe.

Anónimo disse...

Sr. das 10h02

Se calhar escreveu essa atrocidade porque não gostou de alguma coisa que leu, custa acreditar que pense mesmo que em Portugal temos maus profissionais porque não conseguiram fazer o curso no tempo certo. Não caia no ridículo. Não diga o que quer senão arrisca-se a ouvir o que não gosta.

Os profissionais portugueses são tão bons como os profissionais de outros países. São pessoas como você é que nos diminuem. Se calhar você é que devia emigrar para locais onde o povo fosse mais do seu agrado.

E da próxima vez que for ao médico certifique-se que ele tem o diploma emoldurado na parede e verifique por favor se o curso foi tirado a tempo e horas senão arrisca-se a morrer ali a ser tratado por um burro com um grande par de orelhas. Olhe que brincar com a saúde das pessoas é coisa séria. Acho mesmo que devia ser requisito obrigatório: qualquer médico que não acabe o curso no tempo estipulado fica peremptoriamente impedido de exercer sob pena de poder matar alguem por falta de QI.

E acho que devia preocupar-se menos com aquilo que o estado gasta com as universidades, visto muitas estarem à beira da falência, e preocupar-se mais com a qualidade do ensino em si, visto ser essa a questão principal. O que me parece é que você só está interessado em punir quem não se esforça, não interessa quem possa ser prejudicado com isso. Não pode ser assim. É uma posição errada. A Universidade não deve NUNCA ser uma máquina de cagar licenciados no menor espaço de tempo possivel.

Anónimo disse...

bem, este senhor que está a favor das prescrições deve ser um frustrado na vida... pergunto-lhe que curso tirou! Deve ter sido um daqueles de fim de semana (não querendo ofender ninguém que tira curso com niveis, na minha opinião, mais fáceis... ou seja, sem grandes matemáticas e fisicas)!

Se calhar só tirou um desses de 4 anitos para fugir às matemáticas... ahh e tal vou para este porque gosto, quando na realidade é mais para tentar fugir e procurar mais facilitismos!

Anónimo disse...

Sou um leitor assíduo do vosso blog,e dou-vos os meus parabéns por realmente serem dos melhores desta zona do interior,no que respeita à publicação de informações do nosso quotidiano.Passando ao que interessa,sou estudante da UBI,filho único,e graças a Deus que os meus pais não têm qualquer tipo de problemas a nível financeiro.Quando concluí o secundário sempre disse:o mais díficil está conquistado!!Entrar no Ensino Superior,agora vou curtir à brava,porque mais ano,menos ano acabarei.Tenho dez matrículas,já paguei prescrições,taxas de repetição,e vários requerimentos,tenho dezenas de amigos que conheci cá,e centenas de conhecidos também,graças às minhas noites de borga.Aquelas cadeiras a que consegui ir às aulas tive aproveitamento,às que me baldei por preferir ficar na cama não tive,foi uma pura opção.Já dormi com muitas raparigas,e adoro a noite da cidade,tal como estar com os meus amigos a beber uns copos.Faltam-me 7 cadeiras para concluir o curso!Agora pergunto a estes gajos que chamam burros a toda a gente:O que têm a ver com a vida do pessoal que têm muitas matrículas????Cada um goza a vida consoante as suas possibilidades.Uns nascem ricos,outros pobres,uns são vegetarianos,outros não;outros são de partidos de direita,outros de esquerda.É a vida,e as suas contigências!!!Têm de acabar o curso em 3 anos por razões económicas,muito bem,concordo e respeito.Agora,eu quando acabar o meu curso,tenho emprego garantido na minha área,independentemente de quando acabar.Que culpa tenho eu???Tenho muita consideração por aqueles que estudam cá sem bolsa,e que recorrem ao banco alimentar.Esse pessoal sim,merece tudo de bom para o futuro.Agora esses anti-sociais marrões, que deixem o pessoal que tem muitas matrículas em paz...Cada um acarrega com o que advirá no futuro!!!São uns maus línguas,invejosos,e cobardes.Para terminar digo a esses:tomara vocês terem gozado 10% do que eu já desfrutei nesta maravilhosa cidade,desde que para cá vim!Metam-se na vossa vida,resignem-se ao que têm.Estão a ver a que hora estou a escrever o comentário????Sim,vim de mais uma noite espectacular!!!Têm ciúmes???Confinem-se à vossa estupidez...

Anónimo disse...

que otário

Anónimo disse...

Este gabarolas é mesmo um chulo da sociedade. Alguém tem a morada dos pais para lhe enviarmos o que ele escreveu? Devem ficar orgulhosos de ver como o filho estoura o que eles ganham com sacrifico e suor.
Sim Senhor, grande exemplo... hás-de arranjar emprego, hás-de... vais é tentar ficar em casa dos pais até aos 50 anos... ou viver de encosto.
Pelas Precedências... Sempre camaradas... a luta é dificl... mas a vitória é certa!!!!

Anónimo disse...

Para os marrões que acabam o curso em 3 anos,e criticam tudo e todos:Aínda acabam todos gays,pois só se conhecem entre vós,seus anti-sociais...

Anónimo disse...

Bota achas pra fogueira que é so isso que ca andas a fazer,e como se nao chegasse so dizeres asneiras agora com cantigos comunas deixam de te levar a serio de vez.

Anónimo disse...

o sr a favor das precedencias deve ser um coninhas da mãe! Que cursozeco é que tirou???? Teve muitas explicações para conseguir terminar o curso???? E quando diz que tinha vida social a que cafézinhos é que ia?? com os colegas de curso não devia ser... no geral quem muito critica é por ciumes ou por nunca ter tido coragem de ter arriscado mais que o faz

Anónimo disse...

Pra frente precedencias... a vitória é certa. É assim memso camarada. As verdades custam a ouvir. Dá-lhes com força. Fora com os exploradores do sistema de ensino.
Força camaradas.

Anónimo disse...

caro Alexandre Rito nota-se perfeitamente que és um menino betinho de papá e mamã riquinhos... O facto de teres trabalho garantido quando acabares o curso é mais uma prova de que no nosso país bastantes pessoas não estão no lugar que estão pelas capacidades que têm, mas sim pelas cunhas que têm... Deivas ter vergonha em publicar um comentário destes. Eu sei que 1000€ representa bastante dinheiro, em alguns agregados familiares representa 1/5 do vencimento anual!!! E sei que custa a pagar tanto de propinas, mas sejamos sinceros: esses 1000 € não são suficientes para pagar todas as despesas que se fazem na universidade: água, luz, limpeza, material técnico (leia-se material dos vários laboratórios, seja o de comunicação, laboratórios têxteis, químicos, civis...), professores( que recebem o ordenado independentemente de ires às aulas ou não)...
Quer se aceite ou não o estado investe bastante nos estudantes, de qualquer nível de ensino. Portanto caro Alexandre, deverias pensar nos estudantes que têm que receber ajuda do banco alimentar, o dinheiro que tu fazes o estado investir em ti anos e anos a fio, sem retorno até ver, faria muito jeito aos estudantes que relmente necessitam.