quarta-feira, março 11, 2009

Eleição do Reitor da Universidade da Beira Interior

Imagem



Conselho Geral admite quatro candidaturas. Consulte os respectivos programas de acção, currículos e toda a informação sobre este processo.

Candidaturas


Ver edital das candidaturas admitidas e datas de audições públicas Ficheiro PDF

Processo de Eleição


No âmbito do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e na sequência da aprovação dos novos estatutos, da eleição dos membros do Conselho Geral e da escolha dos membros cooptados deste órgão, a Universidade da Beira Interior torna-se a terceira instituição, após as Universidades de Lisboa e da Madeira, a avançar com o processo para a escolha do reitor.

Ver edital de abertura de candidaturas

Ver regulamento para eleição do reitor Ficheiro PDF


UBI

87 comentários:

Anónimo disse...

Li atentamente os 4 programas. Um dos aspectos que ressalta de todas as candidaturas é um “corte” com o passado, nomeadamente o fim da política dos “feudos” e o incremento das actividades de investigação e o melhoramento da qualidade do ensino. Não sei como é o vão pôr em prática, mas que é necessário é! E vem aí muito trabalho, pq haverá resistência. Acima de tudo, é necessário que a nova equipa reitoral imponha o respeito pelo trabalho, competência e dedicação de cada docente.
A UBI não pode continuar a ter pessoas com mentalidade do feudo, mais preocupadas com o colega que está a “andar” depressa de mais (e que lhe poderá fazer sombra ou “tirar” um lugar) e menos com o desenvolvimento de actividades, sejam elas individuais ou colectivas. As pessoas têm de ter dinâmica própria. Por vezes podem trabalhar em conjunto cá, outras vezes têm de trabalhar em rede internacional. Tem de deixar de desistir a mentalidade do querer entrar nas orientações, júris ou papers dos colegas. Tem de deixar de existir a mesquinhez daqueles que preferem andar a bisbilhotar no que o colega anda a fazer, em vez de aplicarem o seu tempo no ensino e investigação. Temos de erradicar o hábito da queixinha avulsa do colega que está a trabalhar na “minha área” ou que está a fazer um trabalho que eu também queria fazer. Não pode ser!
E tudo começará por aí, Sr. futuro Reitor: deixe cair este hábito da queixa ou da tentativa de influência que alguns docentes teimam em manter.
Abraço e boa sorte a todos!

Anónimo disse...

Quem é que pôs cá a medicina? Quem evitou que a UBI tivesse um plano de saneamento como outras instituições tiveram?
Quantos docentes da UBI têm um Premio Boa Esperança? Alguém sabe o que é? Hummmm…
SS não fez mais CV científico pq se dedicou à causa da UBI. E mais, podia ter-se aproveitado da sua posição para pôr o nome nos artigos em vários Departamentos. Até foi convidado várias vezes e sempre recusou: não vou pôr aí o meu nome, pq não particpei (disse educadamente há tempos qdo foi convidado para participar num artigo). Até tinha condições para “forçar” a entrada em artigos e agora… apresentaria um grande CV. Ou em Presidentes d eJúris e agora apresentava 200 participações em Júris. Mas foi humilde.
Errou, como todos erram. Agora daí a dizer que não fez obra pela UBI…. Foi um dos que mais fez pela instituição. E o que ganhou? Criticas. O saldo é positivo para todos nós.
Não quer dizer que os outros não tenham perfil para serem bons Reitores, claro que sim. Mas, em tempo difícil de mudanças, é necessário serenidade. E SS é o que melhor conhece a casa e os bastidores.
É a minha opinião.

Anónimo disse...

Então as audições públicas são em plena Semana Académica?Vê-se mesmo que os profs não querem lá os alunos!!Vergonha!!Só espero que os alunos dêm uma resposta e apareçam em força!!

Anónimo disse...

Após ler os 4 programas de acção a minha avaliação é a seguinte:
Santos Silva: 12 valores (continuidade da acção, incapacidade de ruptura, rodeado pelos mesmos de sempre, mais do mesmo, não é péssimo mas é preciso mais e diferente)
António Fidalgo: 12 valores (programa curto, alguns aspectos curiosos, sabe o que é uma universidade mas representa um risco demasiado grande, estilo de liderança discutível, UBI não é Faculdade de Letras)
J. Barata: 6 valores (programa praticamente inexistente, falta de equipa, reprovado)
João Queiroz: 16 valores (estratégia adequada, sabe o que quer e como atingir os seus objectivos, Bolonha não é o paraíso e deve ter cuidado com isso).

Anónimo disse...

Ó aluno insatisfeito, as audições são às 11h e às 15h. Não podes ir porquê? Estás a dormir, é? Tem juízo.
De qualquer forma ficas a saber que as audições vão ser transmitidas em directo na web e ficarão disponíveis para download.
Isso não invalida que apareçam em força no anfiteatro, pois são os maiores interessados.

Anónimo disse...

Docente-investigador:assim mesmo, pois a minha a primeira responsabilidade é ensinar e a segunda é que é investigar. E não é por isso que publico menos que os outros!
Muito gostava de saber em que se baseou o investigador-docente 2 para atribuir 16 ao programa do candidato João Queirós.
Nas 31 páginas, 9 são dedicadas à investigação e parte das 7 da internacionalização referem-se igualmente a investigação.
O Ensino e aprendizagem merece apenas 2 páginas, aliás, tal como a Gestão e Governação. É isso que querem para a UBI, transformá-la num Centro de Investigação?

Anónimo disse...

Curiosa a avaliação, nada parcial, do Investigador-docente numero 2.

Santos Sila rodeado pelos mesmos de Sempre? Onde transparece isso no programa que apresenta. Bem escapou-me vou ter que ler melhor. Em todo o caso espero que um dos de sempre, o tal com a avaliação de 16 valores, não continue. Isto é SS rodeado pelos mesmos de sempre menos um.

Nãsei como é que o JB é o único sem equipa. Pareceu-me da Leitura que fiz, ainda que não muito profunda que o único que de facto apresenta equipa é o JB, isto é ele, os outros candidatos e o Presidente do CG.

Anónimo disse...

Confesso que não vou ter paciência para ler o que os candidatos escreverem, pois e como sempre escrevem e escrevem e no fim não fazem nada daquilo que escreveram.
Quando lá se encontram ajustam a coisa à maneira deles.


Mas uma coisa me saltou logo à vista, só o JB é que meteu o símbolo da UBI na capa, chamo a isto propaganda barata (não o bicho, barata de preço baixo). Mas ó senhor professor doutor esse símbolo nunca foi o da UBI, onde é que o senhor arranjou isso? E caso não saiba o símbolo da UBI já foi alterado com estudo de imagem e tudo, aqui tem a ligação à página http://grp.ubi.pt/logo_UBI.html .

Anónimo disse...

O que está em causa é o futuro. Não é o passado. O que nos deve preocupar é no presente, assegurar o futuro.
A UBI não é o centro do Universo do ensino Universitário Nacional nem internacional. Em vez de discutir pessoas, discuta-se os respectivos programas. O programa a ser adoptado deve tentar responder de modo realista, às crescentes exigências nacionais e internacionais que nos são colocadas.

Anónimo disse...

Está tudo nas maus dos alunos, nao se esqueçam disso!
O voto dos alunos vai ser unanimo, nao haverá divisoes!
E com a certeza que se os alunos que estão no CG nao votarem todo o processo eleitoral tem de ser repetido!Por isso todos os candidatos que tenham atençao a isso!

Anónimo disse...

Quanto à classificação de JB...
Acho inaceitavel que venham defender a acção, a mudança, etc. etc. e se foquem tanto o que esta escrito (mesmo que não consiga entender o porquê).
Há uns que escrevem muito, muitas paginas, e fazem pouco. E também há aqueles outros que em poucas linhas dizem o que há para trabalhar, mas realmente o fazem. Além disso, se queremos aprofundar os nossos conhecimentos em relação aos planos de cada candidato, melhor será assistir às audições, que aí sim, teremos horas de "paleio" e muita exposição de ideias, as habituais "promessas", etc.
Talvez Jorge Barata, ou até João Queiroz, ou mesmo Fidalgo possuam pouca garganta, pouco paleio, verdade. O importante aqui, na minha modesta opiniao, é que não sejam DE TODO desprovidos de acção (oxalá! Para bem da nossa UBI).
Com todo o respeito, o curriculo de Jorge Barata só por si cala todas as bocas.
Queriam alguém mais experiente?!
Força ubi, força professor Jorge Barata.
E claro, força professores Fidalgo e Queiroz.

Anónimo disse...

Assim num tom de ironia, tenho a certeza que veremos o senhor doutor queiroz a cumprir os passos um a um, enquanto os sublinha com um marcador fluorescente.
Prometer é realmente, fácil, é so preciso imaginação. Agora cumprir é que é "lixado". Basta olharmos para o nosso governo.

Anónimo disse...

O que mais gostei, foi a parte em que o senhor professor António Fidalgo fala da possvel criação de uma loja da marca "UBI".
Apoio-o totalmente! Louvado seja o professor!
Já estou a ver os visitantes lisboetas, conimbricenses, quem sabe ingleses, alemães e por ai fora, ao virem visitar a nossa bela cidade, ou deslocarem-se para conhecer a universidade, pararem para fazer umas comprinhas.
Vão oferecer pins e guarda-chuvas aos filhos, que por sinal vao acabar por chegar aos filhos dos filhos, e aos amigos dos filhos, e assim sucessivamente, dando-se a internacionalização da universidade da beira interior!
Senhor professor Jorge Barata, já percebeu onde falha a sua candidatura!? Atribuirem-lhe 6 já é coisa para ser considerada milagre.

Paleio, paleio, paleio...
ACÇÃO, CAMARADAS! ACÇÃO!

Anónimo disse...

Como aluno da Ubi esta eleição não me interessa para nada, pois fique quem ficar as coisas não vão mudar, apenas mudam as caras, e eles é que ficam a ganhar o chorudo ordenado.

Anónimo disse...

Como é possível em tão pouco (5 pag.) "escrever" tanto.
Até parece um paper.
Absolutamente brilhante.
Tem a certeza que é Professor de Engenharia na Faculdade de Engenharia?

Anónimo disse...

Por acaso até acho que o plano do JQ é vago. Não disse nada de profundo e limitou-se a apresentar um apanhado sobre ISI que já é conhecido. O do JB não existe e o do SS é o que se esperava, mas com vontade de mudar.
O programa do AF é mais profundo, apesar de ter dúvidas sobre o seu tipo de liderança.
Ou seja... grande imbróglio para o CG. Gostei da forma de escrita do Fidalgo, foi o que me pareceu diferente. O dos outros é um bla, bla, bla já conhecido.
Vamos ver como se saem nas audiências.
Concordo com o "Investigado Ciências": é necessário expurgar os feudalistas e deixar que os investigadores tenham dinâmica própria e se associem. O Reitor não deve intervir na formação de equipas, senão dará ideia que está a defender o feudo de alguém... sei que existem alguns casos bem conhecidos nas Ciências. Investigadores novos com capacidade que foram isolados pq não seguiam a doutrina retrógrada de mais velhos ou pq não queriam ser explorados. Isto tem de acabar!!! As equipas têm de ter outro denominar comum: confiança entre os membros… se não… não funcionam.
Investigadores mais novos: contem cmigo para essa luta, uma vez que sou um pouco mais velho que a maioria de vós e sei o que querem desabafar. Lembrem-se que ninguém os pode “obrigar” a trabalhar numa equipa ou para alguém se não quiserem. Estamos num Estado de liberdade e democrático.

Anónimo disse...

Comentário ao programa redondo, com estilo que propicia leitura agradável, consensual e fácil:
a dialéctica leva-a o vento

Anónimo disse...

O grande problema de tudo isto está no processo. Ora vejam lá:
JQ lidera uma lista e elege 8 conselheiros com os quais reine frequentemente. Depois vai para o CG e participa na cooptação das personalidades externas. Atendendo ao peso de cada uma das partes, e sabendo-se que aquilo foi negociado, suponho que escolheu 3 ou 4 amigos. Diz-se agora pelos corredores, e também num certo café da Covilhã, que recentemente começou a negociar com os alunos, trocando os 5 votos pelo Provedor. Bem, e com isto já está nos 16/17 votos. Mesmo que falhe um ou dois, a coisa está garantida.
Resta perguntar para que servem os programas e as audições. Afinal já está tudo decidido!

Anónimo disse...

A UBI fez um estudo de imagem?
Os símbolos foram alterados?
Quais foram os resultados do estudo?
Quem é que realizou o estudo?
Houve alguma acção de divulgação?
Não foi divulgado, não foi apresentado à comunidade, como sempre... mais um despacho reitoral (por ajuste directo).
Conclusão, agora temos de mudar os procedimentos e o funcionamento.
Força JB, força ao rei (SS) e aos nobres (JQ e AF).

Anónimo disse...

Afinal a UBI sempre tem Professores Catedráticos de aviário e querem estes ser reitores.

Anónimo disse...

Não me esqueço de uma frase proferida por um comandante das forças iraquianas aquando da invasão do Iraque pelas forças dos USA.

"They are like snakes in the desert"

Mas aqui na UBI temos algumas cobras, e bem venenosas, a tentarem progredir neste deserto da UBI, a quererem chegar a Reitores.
Senhores nós queremos chuva na UBI para que a erva nasça e as árvores dêem fruto, não queremos cobras que só premeiam a desconfiança e o enrabamsso.

Anónimo disse...

O faz-de-conta é que a sabe toda. Com 8 conselheiros no bolso (são assim uma espécie de votos, mas com olhinhos, perninhas e bracinhos) e aceitando o Ferrinho para Provedor (mais cinco votos dos alunos no bolso), o JQ já garantiu 13 votos. Resta conseguir dois votos dos conselheiros escolhidos por ele.
O JB é que fez bem: 6 páginas de programa e um CV que está sempre preparado para os projectos. Não perdeu muito tempo com uma eleição decidida ainda antes do edital ser publicado.

Anónimo disse...

JQ elege 8 conselheiros, azar do caraças, foi porque alguem votou nele. Decerto que nao foram os votantes que iam de autocarro pago pela ubi(ss) à mesas de voto.


Relativamente ao processo de eleição impugnar é o que está a dar. Viva a ditadura...

Anónimo disse...

veham os curriculos dos candidatos a reitor de lisboa e mesmo os candidatos que houve para a madeira e facilmente chegam à conclusão que o único com experiência é o Prof. Barata!!
É demasiado pobre o curriculo dos outros candidatos...enfim, foram os feudos a funcionar e este é o lastimável resultado!!
Força Prof. Barata!!

Anónimo disse...

Boa ideia, anónimo das 12:11. Vejam os CVs e concluam: uem passou a vida a escrever papers, quem nem isso fez pois limitou-se a assinar, e quem viveu uma vida real e pode usar essa experiência na reitoria.

Anónimo disse...

Ó 'Esperança que algo mude', cobras e deserto e veneno, excelência não fume disso, olhe que faz mal e nota se, loll


Ja agora, por falar em deserto, então apoia alguém que passados 13 anos deixou a UBI num deserto, muito estranho. Será que há oasis nesse deserto.

Anónimo disse...

Para: Investigador-Docente n.º 2

És é um palhaço, não deves ter formação a interpretar currículos.

Compara lá os currículos como deve ser e o que deste a nota mais baixa, é a pessoa mais adequada para Reitor.

Tristeza ver que há pessoas, que realmente não sabem ler, interpretar, nem fomentar a suas decisões além de interesses pessoais.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:08

Não sou palhaço e não interpreto currículos. Se soubesses ler ou a tua raiva não te toldasse a visão verias que leio programas de acção. Nem olhei para os currículos uma vez que conheço as pessoas. Será que estás a ficar desesperado por ires perder o teu tachinho...

Anónimo disse...

Para anónimo das 11:36 AM.

Respirou-se de alívio da UBI quando não apareceu ninguém vindo de fora. Caso contrário, como explicar a esse pobre coitado que o concurso a que se tinha submetido permitia jogos prévios em eleições prévias.

Ou o governo terá apenas imposto a necessidade de um concurso, com editais em linguas estrangeira, após a composição do Conselho Geral?

De facto este governo é pouco sensato com esta coisa dos prazos, isto de impor um concurso internacional quando em eleições anteriores já alguém (mais do que um analisando bem as entrelinhas) se tinha apresentado como candidato e pedido os votos para o efeito não abona nada a favor dos timings do Governo.

Não se trata de ditadura trata-se de subversão de processos. Mas claro a culpa é do Socrates e não dos que decidiram fazer uma interpretação muito conviniente da lei.

Contudo, sejamos optimistas e não catologuemos ninguém. Quero confiar e acreditar na independência e isenção dos conselheiros apesar dos pesares.

Se tivesse concorrido um candidato de fora eu torceria por esse, a não ser que fosse muito mau. E isto nada tem que ver com o ditado "Santos da casa não fazem milagres" mas sim com a insatisfação do processo de escolha e eleição do Reitor.

Anónimo disse...

FAZ-DE-CONTA:
é tão feio o que o amigo está a fazer. Critica um candidato por ter dado a cara e liderado uma lista ao CG quando sabe bem que outro candidato esteve escondido por detrás da outra lista sem dar a cara.
E é tão feio lançar falsos boatos de acordos conspirativos com os alunos. Nem os alunos eleitos são paus mandados como o FAZ-DE-CONTA é nem nenhum candidato colocaria a sua independência como reitor em causa com acordos desse tipo.
Tenha vergonha (o QI dos alunos desta universidade não é inferior a 50 como parece ser o seu).

Anónimo disse...

Oh Prof. Fidalgo, você até tem boas ideias, mas está mal acompanhado. No seu blogue estão la dois apoaintes seus que não são bom exemplos. Um protagonizou aquela triste cena com os colegas que quase foram para a rua e a UBI quase caiu no ridiculo de por outra universidade em tribunal.
O outro é um senhor das pontes e contam lá da FE que ele subiu rápido sem ter feito nada de investigação. Chegou cá e passou logo a Associado sem um única publicação cientifica. E nos últimos dez anos nada efz de investigação. Uma vergonha. Não pode ser! E ainda diz no seu blogue que há colegas que devem ir embora. Como é que é? A pedra que atira faz ricochete e acerta-lhe em cima. Esse Sr. pode ser bom projectista de pontes ou casas mas é um mau investigador. Ele é que não está cá a fazer nada. Com estes a UBI desce o ratio das publicações e projectos Inv. Devia ir para uma empresa de projecto. Está a ver, cada um faz a UBI à sua maniera e arranja forma de tentar despachar os que não gosta.
Não pode ser Reitor e estar mal acompanhado. Tem de se acompanhar de quem saiba o que é a investigação.
E até tem pessoas boas nos seus Centros.
Boa sorte.

Anónimo disse...

Provavelmente o melhor nao ganhará. Infelizmente o nível de pessoas pouco lutadoras, atrasadas e facilmente compraveís é alto.
Se JB não ganhar, meus amigos, não é por falta de aptidão para o cargo, é por excesso de H-O-N-E-S-T-I-D-A-D-E.
E aprender a jogar limpo senhores doutores SS e JQ (principalmente, sendo que também a mim já me chegaram as novidades)?!
Qual destes dois mata a saúde pelo trabalho? E pelos alunos?
Só pelo dinheiro e pela realização pessoal de ter um determinado título, infelizmente.
Sem quaisquer problemas, FORÇA PROF. JORGE BARATA!
É lamentável ver que, como sempre, os corruptos, os ladrões, os mentirosos, os desonestos, os baixo-nível, etc. etc. prevaricam constantemente neste Mundo.
(Força nisso JQ, se já está ganho! Agora não faça nada pela ubi não, que vai sair humilhado.)
VIVA A UBI!

Anónimo disse...

Sera que algum deles nos será capaz de retirar a UBI do meio do deserto?

Anónimo disse...

Se não ganhar o Professor Queiroz, que ganhe o Professor Jorge Barata ou o Professor António Fidalgo.
Se Santos Silva perder será um dos dias mais felizes da minha vida. Porquê? Porque Santos Silva está neste momento ao serviço do compadrio, do PS da Covilhã, dos interesses instalados na UBI e na região.
Apresentou a candidatura e não se dignou a informar a UBI das razões de tal procedimento. Neste momento, perdeu o respeito todo pelos funciónários, alunos e docentes da UBI. Só se preocupa com quem vota. Por esses ele não perde o respeito, claro até ao dia da eleições. O comportamento do Professor Santos Silva é profudamente lamentável. Uma coisa já conseguiu com todo este triste espectáculo que tem dado: Dividir irremediavelmente a UBI. Sim, porque foi ele que se candidatou contra Queiroz, Fidalgo e Barata. Ele é que está a dividir a UBI. Porque ninguém tenha dúvidas que, independentemente do resultado, a UBI fica irremediavelmente dividida.
"THE CHANGE IS NEED"

Anónimo disse...

Meus caro "changes"... as divisões nas sociedades democráticas são positivas. Relevam maturidade, responsabilidade e expressão de diferentes ideias. Neste ponto, temos de dar os parabens à academia.
Criar a ideia de coesão numa instuição da dimensão da UBI é ser ingénuo. Faz bem. Vai ver que vai ser positivo. O futuro Reitor vai ter a vigilância do CG, mas tb da "oposição". Ou seja, dificilmente poderá "favorecer" parceiros pq alguém lhe saltará para cima. A Medicina vai estar sob pressão, pq a maioria pressupoe que consome a maior parte do bolo. Um Reitor que beneficie mais esta faculdade que as outras estará sempre com a espada em cima da cabeça.
Assim funcionam as democracias.
Viva a nova UBI. Vamos todos contribuir para melhorarmos o que está menos bem.

Anónimo disse...

Neste momento, perdeu o respeito todo pelos funcionários, alunos e docentes da UBI.

Sim senhor caro THE CHANGE IS NEED, ora aqui está uma grande verdade, os chulos dos funcionários da UBI não têm nenhum respeito pelo SS. É do género, pela frente são todos umas excelentes pessoas assim que o SS lhe voltam as costas dizem "vai prá cona da mãe". Os alunos querem uma mudança. Mas da parte dos Prof. parece que não, aí está a grande vantagem do SS.

O JQ pode ter vontade e pode ter a ideias correctas para o futuro da UBI. Mas têm um grande problema é muito autoritário e governa na base do medo. Gosta de governar com a mão bem fechada, mas como todos sabemos quanto mais fecha a mão mais coisas lhe escapam. Durante uns meses seria bastante bom para arrumar a casa mas depois seria o descalabro total.

AF este senhor não passa de um bom e grande pensador, pensa muito mas fazer obra é difícil. Pode ser uma pessoa com CV mas sinceramente não é o líder para a UBI. Mas gostaria de o ver trabalhar os bastidores, aí sim este homem é bom e daria um melhor contributo.

JB é caso para dizer que Deus nos acuda este senhor é pior do que um lobo em pele de cordeiro, temos aqui um presente envenenado. Este senhor faz da Taipan (cobra mais venenosa do mundo) um animal perfeito de estimação. Ou então se fizesse-mos uma luta entre o JB com o Box Jellyfish (Um dos mais mortais animais na face da Terra) não sei quem morria primeiro, possivelmente o Box Jellyfish.

Estão a ver caríssimos alunos, profs. seja qual for a escolha do Conselho a UBI vai continuar no mesmo buraco ou vai piorar ainda.

Anónimo disse...

Anónimo da 6:56: critico apenas um porque foi o único que efectivamente liderou uma lista e participou na escolha dos conselheiros.
Quanto ao voto dos alunos, só uma nota: pode ser boato, mas foi dito pelo próprio "candidato a provedor" num local público.
Factos são factos.

Anónimo disse...

Há muito ingenuidade por aqui, e aposto até que está muita gente a leste da realidade ubi. Há muito negócio sim.
A alguém que se auto-intitula senhor da verdade...:
Apesar de achar que a ubi nao pretende um bom relações publicas, boa aparencia, frases simpaticas, trocas de galhardetes, muitas florinhas, sorrisinhos e caixinhas de chocolates, penso que JB sofre alguma...-falta-me a palavra (algo relacionado com o seu curriculo invejavel, devoção aos alunos e universidade)-...por parte de muita gente dentro da UBI, o que faz dele esse tal de 'lobo' aos olhos de alguns.
De qualquer maneira, utilizando um magnifico e algo sonhador discurso ligeiramente metafórico acima, é de um 'ganhador de batalhas' que precisamos.
É também necessário ver o facto de que um pulso forte, e um excesso de carácter assusta alguns "taxistas" e "pombos que correm atrás das migalhas de pão". Sempre soubemos que a desonestidade e o mau-carácter prevaricou ironicamente neste nosso Portugal lamentável.

Na minha ignorancia, atrev-me a dizer que grossomodo os piores lobos raramente são desmascarados por detrás da sua 'pele de carneirinho'. São demasiado engenhosos, falsos e individualistas...Agem pela calada, e não cultivam mais do que amigos de "café", ou "negócio".

Quanto a prof. Fidalgo, penso que tornaria a UBI numa unica faculdade - de letras, mas tem, no entanto uma boa cabeça. Apesar de demasiado divagadora.
JB vai directo ao assunto. Seja qual for a critica posterior, acredito numa nova universidade, com Jorge Barata na liderança.

Anónimo disse...

É notável que, sempre que alguém defende um candidato, é acusado de pretensão a tacho.

Pergunto-me: há tachos na cozinha que cheguem para tanta criatura?

Juízo minha gente.

Anónimo disse...

Desculpem a pergunta:
Alguém me sabe dizer se é verdade que uma das empresas que faz obras na UBI é da esposa do senhor Reitor?
Se é verdade, o que não me admira, é caso para dizer que fica tudo em família.
SS não é Reitor da UBI é mesmo o dono da UBI.
Ganhem vergonha na cara. Uma auditoria rigorosa às continhas da UBI é necessária.
Força João Queiroz, Jorge Barata e António Fidalgo

Anónimo disse...

Meus caros,
13 anos é pouco. Eu acho que SS devia ser nomeado Reitor por tempo indeterminado. Sem eleições, sem CG, sem senado. Poder absoluto. Depois devia ser ele a nomear o próximo Reitor. Esta é a verdadeira noção de democracia de SS. E como devemos respeitar os cabelos brancos de SS, vamos seguir estas normas, seguindo a sua vontade. SS é a UBI. Ou melhor, a UBI é SS.
A verdadeira mudança é SS. Vai fazer em 4 anos, desculpem 8 anos, talvez o governo depois altere a lei só para SS ficar mais 4 anos. Pronto em 12 anos vai fazer o que não fez em 13. Agora é que é. Energia renovada.
Como se atrevem esses 3 senhores (AF, JQ, JB) a quererem ser reitores da Universidade SS? Isso é inadmissivel. Esses 3 senhores não têm nenhum respeito pelas regras da democracia. Querem sentar o rabinho na cadeira que é por direito próprio de SS? Querem, mas têm de esperar mais 12 anos de Reitorados SS.
O que seria de nós todos sem o nosso adorado SS? Uns tristes sem liderança e rumo. Obrigado SS. O senhor é o segundo pai de todos nós.

Anónimo disse...

De facto é lamentável ver que a UBI é como o PS: não há liberdade!!Senão os docentes dessa casa não vinham opiniar para aqui!!Vão é para o mercado de trabalho e vejam o que custa a vida, seus parasitas da sociedade!!

Anónimo disse...

o pai da UBI foi e será sempre o Reitor Passos Morgado !! SS para a rua!!!

Anónimo disse...

O ANTI - COMPADRIO : A mulher do sr reitor não tem nhm empresa de construção... Para quem é da covilhã sabe que ela exerceu um cargo na função pública.

Anónimo disse...

Bom... quem diz que o JB é um bom candidato a reitor n deve tar mt bem da cabeça... A partir do momento em que esse senhor tem tomado café na FE com o nosso amigo VILA quase todos os dias... E mais n digo... mas pergunto: Querem comunistas ao poder?

Anónimo disse...

Fazer uma auditoria... sabem do que falam? É melhor não levantar mto a poeira se não mta gente se ia dar mal. E se calhar mta gente que se quer fazer passar de santinho e atirar a culpa toda para SS... ficaria com as calças na mão. Se não fosse o SS mta gente que agora apoia outros candidatos já tinha tido problemas. SS é que tem segurado mtos problemas a mta gente que agora lhe deu facadas nas costas. E pq? Pq estão com medo que se mexa no passado.
O melhor é ficarem caladinhos, pq quase todos têm telhados de vidro.

Anónimo disse...

com que então a delicada esposa do SS é construtora civil. Mas que bem!
Só me resta elogiar o ambiente de união familiar que se vive nos SS!

Como diz o senhor de cima: SS põe-te longe da ubi antes que sofras um atentado tipo john lenon, papa, martin luther king.
ELES LIMPAM-TE O SEBO, ELES ANDEM AÍ!

Anónimo disse...

Meus caros ubianos. Finalmente a verdadeira razão da candidatura do nosso adorado e estimado Reitor.
Um certo dia, estava SS no Covento e perguntou ao seu espelho:
Espelho meu, espelho meu, existe algum Reitor melhor do que eu:
Responde o espelho: Não, senhor Reitor, o senhor é o melhor, o mais competente, o mais inteligente, Reitor de todos os tempos.
SS que só queria confirmar o que já se sabia pondera, mais uma vez, apresentar a sua candidatura.
Mas como todos sabemos, os espelhos não falam, portanto quem estava atrás do espelho? Nada mais, nada menos que: Mário Raposo, José Venâncio, Carlos Casteleiro e Vitor Pereira.
Estes ilustres senhores atrás do espelho pensam:
Mário Raposo: eu seria melhor reitor do que ele, mas como não tenho apoio nem no CG, nem na UBI, é melhor ficar do lado dele e ver o que isto dá. Pode ser que ele ganhe e eu tenho 4 anos para melhorar a minha imagem. Pode ser que daqui a 4 anos eu tenha hipóteses. Enfim, tenho de o aturar mais 4 anos, mas não tenho alternativa.
José Venâncio: Bem, eu podia dar um belo reitor mas, embora liderando a lista B, a verdade é que 100 votos que tive são do SS e o resto são do Fidalgo. Votos em mim, em mim, só o meu próprio. Mas é melhor apoiar SS, porque este não me corta as viagens de Turismo Científico que eu tanto gosto. E eu gosto tanto de passear. Olha, que fique lá este. Antes o certo que o incerto.
Carlos Casteleiro e Vitor Pereira: Agora SS não tem qualquer hipótese face a Carlos Pinto. Mas como o Carlos Pinto não se pode candidatar daqui a 4 anos, SS vai ganhar e o PS volta ao poder na Covilhã com SS. Mas para SS ganhar tem de se manter visivel na UBI, senão é esquecido. Tem de ganhar a Reitoria custe o que custar.
São estes os apoios de que fala o nosso SS. São estas as suas verdadeiras motivações meus caros: apoios de pessoas que queriam o lugar de SS, mas não têm alternativa para manter o seus previlégios e a principal motivação não é servir a UBI, é servir-se da UBI para chegar ao largo da praça do município. Ninguém tenha dúvidas disto.
Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Meus Caros:
Após ler os programas dos candidatos convém dizer o seguinte. O plano de SS é mais do mesmo. Só fala de Qualidade e Diferença. Quando se refere a qualidade deve estar a falar dos centros de Investigação very good que os seus adversários têm nos centros que são responsáveis (os únicos very goods são dos centros de AF, JQ e JB). A difereça deve ser pelo facto de um reitor se querer perpectuar o poder por tempo indeterminado.
Mas o melhor são as medidas.
Reparem:
Medida: Aumentar a produção científica por doutorado
Medida: Promover a coesão interna e o orgulho de pertencer à UBI.
Medida: Entrar uma nova fase

Meus caros isto são resultados, não medidas. É triste um Reitor que está 13 anos no poder e que pretende estar mais 8, não saber a diferença entre medida e resultados.
Como diz António Fidalgo, as medidas propostas por SS são muito vagas. Pois são, limita-se a enumerar resultados. As medidas ele não diz. E porquê? Porque nunca teve, nem terá, qualquer estratégia para aumentar a qualidade da nossa intsituição.
Que plano tão fraquinho meu DEUS.

Força Professor António Fidalgo

Anónimo disse...

Ana e SS Sempre!:

Essas tácticas só revelam desespero. Agora agita-se o fantasma do comunismo e da descoberta de eventuais irregularidades (é melhor não levantarem ondas, avisa o SS Sempre em jeito de ameaça).
Esquece que as contas da universidade JÁ SÃO AUDITADAS por uma sociedade de revisores externos. E que se alguma irregularidade houve devia ter sido denunciada e não encoberta.
Já a Ana prefere dizer que o JB toma café com o Vila e que por isso deve ser um perigoso comunista. Enfim, o desespero.

Anónimo disse...

Oh ana das 6:41, tu se fores tomar cafe na FE todos os dias com um monte de coco... ES coco?

Anónimo disse...

O apoiante de AF tem razão. Existe um grande problema. O professor Venância teve uma aborrecimento com o trabalho muito sério. Mais ou menos à 25 anos. A partir desse dia nunca mais estabeleceram qualquer tipo de ligação. Bom, o trabalho tentou, mas o Professor Venância continua muito, mas mesmo muito aborrecido.
Acho que o próximo Reitor deve promover uma reunião urgente para o trabalho e o Professor Venâncio não andarem de costas voltadas. Vai ser muito difícil colocar o trabalho e o Professor Venâncio frente a frente. O professor Venâncio está muito magoado com o trabalho. Acho que este ponto fundamental não será tido em consideração se o Professor Santos Silva ganhar. Mas tenho esperança que qualquer dos outros 3 poderá dar atenção a questão tão relevante para a UBI.
Professores Queiroz, Barata e Fidalgo, caso um de vós ganhe, ponham logo no dia seguinte à tomada de posse, o Professor Venâncio e o trabalho frente a frente. O professor Venâncio não deve ter tanto rancor ao trabalho. 25 anos de rancor já chega. Chegou a hora de voltarem a ser amigos. Eu sei que o trabalho está disposto a isso...

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Perceu mal o meu post. Era de apoio ao SS, que acho deve continuar à frente da UBI. O que eu quis dizer foi que, alguns dos que o atacam agora, já foram por ele protegidos de situações delicadas. E estes ingratos estão a mudar de lado com medo que se levante pó.
Não disse que SS cometeu irregularidades. Claro que não. É um homem honesto e bom. Se não, não teria deixar passar certas coisas. Sei do que falo.
Força SS. Convença o CG. Deixe-os falar. Estão com medo que ganhe, em especial os que lhe deram facadas nas costas e que vêm aqui levantar suspeitas.

Anónimo disse...

Oh Ana das 6:41, tu se fores tomar cafe na FE todos os dias com o Vila... Es comuna?

Anónimo disse...

Oh ana, o preconceito dispensava-se minha carissima amiga. Está fora de moda, e envelhece.
Melhor resposta que a do anonimo das 3.01 nao ha de facto...
Mas agora digo-lhe, conheço pessoalmente o dito cujo e vejo-o todos os dias: não sei se é de direita, se é de torta, se é e baixo, se é de cima...mas que comunista nunca foi, nunca teve quem fosse, não será, nem mesmo provém de familia com essas opções politicas, asseguro-lhe, durma DESCANSADA, pois não é de facto.

Pense lá bem aninhas, minha cara, não acha ligeiramente antiquado e senso-comum não saber conviver com gente de todas as crenças, opções politicas, opções sexuais até, etc. etc.?
JB é um Homem de principios: ACEITA A DIFERENÇA! E a diferença é o que nos inibe de considerar uma opção de outros boa ou má em relação as nossas proprias crenças.


JORGE BARATA NO GABINETE DE REITOR! (ou num cubiculo de casa de banho, os resultados serão fantásticos de qualquer maneira)

Anónimo disse...

VIVA SS! QUE SEJA SEPULTADO NO GABINETE DE REITOR DA UBI! LOUVADO SEJA O DEUS SS!

Anónimo disse...

http://www.urbi.ubi.pt/arquivo/2006/335-2006-07-04/344/

Para melhores argumentos, contribuo! Favor ler!

JB, AF FORÇA!

Anónimo disse...

http://www.urbi.ubi.pt/arquivo/2006/335-2006-07-04/341/#

Para quem fala de gestão, que leia também esta entrevista para se entreter...e fundamentar opinioes.

Anónimo disse...

Menina "Ana",
Então a menina já esqueceu que elegeu num comunista.
A menina Ana por apoiar um incompetente também é um imcompetente?
Pelas sua lindas, brilhantes e inteligentes palavras posso concluir que a menina Ana por apoiar um ditador também é uma...
Quando não há nada a apontar aos candidatos começam os ataques pessoais.

Anónimo disse...

VIVA O JB. FORÇA CAMPEÃO. JB O ACTUAL REI DOS AVIÕES E FUTURO REI DA UBI.

Anónimo disse...

Minha cara aninha,ser comunista é crime? que vergonha. Antes ser comunista que taxista...

Anónimo disse...

SS Sempre!

Eu percebi-o bem, meu caro, a ameaçar os outros candidatos, a levantar suspeições. Pois o que lhe digo é que se SS encobriu alguma coisa também ele é culpado. Pare de levantar suspeitas e se tem alguma coisa a dizer diga-o a quem de direito.

Anónimo disse...

JB AO PODER! Dia 27 vai dar uma bofetada na cara de todo o CG e outros candidatos.
Queriam um curriculo daqueles nao era?
Filhinhos, tem bom remedio:
TRABALHO

Anónimo disse...

Eu devo ter algum problema de compreensão, mas ainda não percebi a excepcionalidade do CV do JB, só se for pelo nº de páginas.

Anónimo disse...

Provavelmente terá carissimo, quantidade nem sempre é qualidade. Nem reparei nas páginasdos candidatos...li! Leia também! Dá trabalho e uma dor no cotovelo de alguns mas no fim, faremos todos um escolha mais acertada.

rei dos avioes!

Anónimo disse...

anónimo das 7:39, acho que o teu problema de compreensão passa por não o teres lido e teres só visto o nº de páginas... conforme vais vendo o nº da pág le as palavras que estao no resto da folha. senão candidada-te (nas próximas).

Anónimo disse...

Obviamente que li os cv’s, por isso comentei. Eu vou reformular o meu comentário, eu não acho que o cv do JB seja excepcional para estar sempre a ser referenciado, ele só não está resumido como estarão os dos outros candidatos.

Anónimo disse...

Tanta ingnorancia... como é possivel uma academia assim...

Anónimo disse...

anonimo das 10:28 realmente tens razao se estivesse resumido, o do SS era muito melhor... mas o que é que queres que ele resuma? que elimine coisas? deves ter um curriculum....

Anónimo disse...

É nestes momentos que o pessoal é todo E_R_B_D_, um aluno que já tem umas boas matriculas envia uma carta sem nexo cá para fora, a semana académica está aí, tá-se bem.
Já ninguém quer saber do novo Reitor, nem tão pouco quer saber do estado da AAUBI ou de qual vai ser o candidato que os alunos vão apoiar.

Fixe não senhores candidatos?

Aqui está uma acção à UBI, o pessoal vai descansado quando voltar já tem a caminha feita.

Anónimo disse...

get a life

Anónimo disse...

get a life

Anónimo disse...

Meus amigos estou aqui em perfeito “Declínio” para vos alertar.
Consta que o JQ para ganhar já faz promessas para Vices aos do CG? E pior ainda, o ISI deve ser um deles.

Anónimo disse...

Ó olho... consta que ss anda a TENTAR fazer promessas, e ninguem lhe dá trela, consta...e isto é o quê!!!

Anónimo disse...

No meio disto tudo parece que so Af e JB jogam limpo os outros dois são da mesma fornada, JQ vai pela calada mas também está danadinho por continuar no poder. Estou errado?

Anónimo disse...

Tudo ao contrário.
JQ não promete cargos a ninguém. Ganhem vergonha na cara. JQ é um homem de grande honestidade. Podem não concordar com as ideias dele, mas não podem colocar em causa a sua honestidade. Isso é francamente bastante injusto. Esse tipo de acção (promessas e outro tipo de coisas) é mais o tipo do nosso estimado SS. Esse sim, sempre se manteve no poder distribuindo cargos e lugares de carreira.
Respeitem JQ.

Anónimo disse...

Af e JB jogam limpo

Ora aqui está um piada muito boa. Quem não sabe devia de saber que já à muito tempo que o JB comprou muita gente.

Anónimo disse...

Viram as transmissões de video?

Eu também não o CI ou o CREA da UBI a funcionar à grande, que vergonha.

Valha-me me Deus...

Anónimo disse...

HAHAHAHAHA AGORA JB JA COMPRA GENTE???!!!! JB não tem pais ricos nem e rico antes de mais hahaha, e por fim, pouca necessidade tem (e por vezes e isso que o lixa) d agradar a alguem. E por isso que causamuita inveja.
È frontal.
Mas há aqueles que lambem botas e sao hipocritas, e por isso estao durante 13 anos no poder...e depois temos o queiroz....esse é um tipo muito certinho, pois é...
Ai se eu falasse....

Anónimo disse...

Ó ZÉ DO CONVENTO, eu vi na televisão do bar, por isso do CREA não devia ser, que o sinal estava lá!
Mas também já falei com quem viu na Net.

Anónimo disse...

Como é que o JB pode comprar alguém se nunca foi Reitor, nunca foi Vice-Reitor, nunca foi Pro-Reitor?
Como é que se pode comprar alguém quando não se tem nada para oferecer?
Alguém me pode explicar como é possível?
Zé do Convento:
- Sabia que o representate dos funcionários propos o ex-administrador para membro do CG?
- Sabia que o Camarada num Senado não votou contra as propinas?
- Sabia que o Camarada foi obrigado a corrigir a sua posição no Senado seguinte? Fez uma declaração para a acta depois do Partido Comunista (PC) o obrigar.
- Sabia que o Camarada esta compremetido com o SS?

Como é possível um funcionário do PC andar a defender os patrões?
Este senhor precisava de ter uma reunião com a Odete Santos.

Força JB, AF, e JQ

Anónimo disse...

O Conselho é constituido por quem?

Professores, convidados mais alguns e alunos.

Pois alunos...

Comprar não significa dinheiro, pelo menos esse não é o meu significade de comprar.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:58 PM, porque não falas? Tens medo de seres reconhecido? Ou tens um prazer sacrástico da UBI se lixar?

Anónimo disse...

Ok peçio desculpa ao CREA depois realamente o sinal estava nas televisões da UBI.

Agora quanto ao CI um pouco de humildade não lhes fazia mal nenhum.

Na internet não se conseguia ver de forma decente só no fim da tarde é que se viu alguma coisa de jeito.

Parece que o CI está do lado de alguém.

Anónimo disse...

Ó anónimo (9.24), qual era o problema em ter o ex-administrador como membro do CG?
Está lá um aluno, também ele PC, que é funcionário (não trabalhador, que isso custa muito) da AAUBI. Neste caso não há inconveniente?

Anónimo disse...

Como é que o JB pode comprar alguém se nunca foi Reitor, nunca foi Vice-Reitor, nunca foi Pro-Reitor?
Como é que se pode comprar alguém quando não se tem nada para oferecer?
Alguém me pode explicar como é possível?
Zé do Convento:
- Sabia que o representate dos funcionários propos o ex-administrador para membro do CG?
- Sabia que o Camarada num Senado não votou contra as propinas?
- Sabia que o Camarada foi obrigado a corrigir a sua posição no Senado seguinte? Fez uma declaração para a acta depois do Partido Comunista (PC) o obrigar.
- Sabia que o Camarada esta compremetido com o SS?

Como é possível um funcionário do PC andar a defender os patrões?
Este senhor precisava de ter uma reunião com a Odete Santos.

Força JB, AF, e JQ


ACHO QUE É CASO PARA DIZER QUE O HOMEM SE ENCONTRA EM DILEMA POLITICO, fez certamente confusão com o CAPITALISMO. Mas não é o único, vejam o caso do PROF Luís Lourenço

Anónimo disse...

QUE VERGONHA TODOS A LEREM PELO PAPELINHO.
Excepto JB. Querem mais uma prova de que o senho tem pouca garganta e mais acção?