sábado, março 17, 2007

Disco raro de música brasileira é encontrado em Portugal

Um antigo disco de vinil brasileiro, de bossa nova, foi encontrado na sede do Partido Comunista Português (PCP), na cidade de Covilhã, no meio de uma colecção de mais de cem discos.

O álbum "Balançando", de Neyde Fraga com Walter Wanderley, de 1964, está em excelente estado de conservação e é uma das raridades da coleção.

No Ebay, site de leilões na internet, "há quem ofereça US$ 250", disse à Agência Lusa Daniel Tavares, encarregado da limpeza da coleção, acrescentando que há também quem dê US$ 200 pelo clássico "Flamengo", de Jorge Ben, de 1969, e que inclui o original de "País Tropical”.

A bossa nova e soul da década de 1960 predominavam no sótão do PCP. Mas, para Tavares, o disco mais valioso e interessante é um registro de poesia recitada por Tristan Tzara, fundador do movimento artístico Dada, e André Breton, escritor francês, poeta e teórico do surrealismo. O disco é datado de 1973.

O disco mais antigo é o "Confidências", de Doris Monteiro, de 1958. A intérprete é brasileira, mas o registro de bossa nova tem o rótulo português da Rádio Triunfo, do Porto.

Lusa

Sem comentários: