terça-feira, março 27, 2007

Comemoremos então....

O Dia Mundial do Teatro


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



"A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.

O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente a audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C..

Toda reflexão que tenha o drama como objecto precisa se apoiar numa tríade: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenómeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e colectivos que se formam neste espaço.O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividade, com auxílio de dramaturgos, directores e técnicos, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência. "


Esta semana li num qualquer artigo da comunicação regional, que havia falta de oferta cultural na Covilhã! ??

Fiquei a pensar e não sei bem o que é cultura.

A verdade é que decorre, à mais de uma semana, o festival de Teatro organizado pelo tetrUBI . . . e estão lá sempre os mesmos.

Procuremos nós a cultura e vamos ao teatro, HOJE, comemorar o Dia Mundial do Teatro.

Parabéns teatrUBI



Sem comentários: