quarta-feira, março 28, 2007

Recordar é Viver #2

Excertos de uma entrevista do ano de Maio de 2000 no Urbi@Orbi
.............................................


"Novas barragens garantem água até 2028"

Carlos Pinto - "No mundo dos negócios da água, pode dizer-se que ainda há quem ceda alvarás pelo "preço da chuva".

Qual o calendário das obras a lançar?
C. P. -
Queremos abrir concurso, ainda este ano, para a nova Barragem das Penhas da Saúde, com uma capacidade de armazenamento de dois milhões e 200 mil metros cúbicos e um fornecimento de 6.000.000 de metros cúbicos anuais, e para a Barragem da Ribeira da Atalaia/Teixoso (armazenamento de 530.000 metros cúbicos e fornecimento de 900.000 metros cúbicos anuais).
Fica, assim, garantido o abastecimento, em quantidade e qualidade, até ao ano 2028, já com o prevísivel crescimento do concelho. De tudo isto já demos conta ao ministro do Ambiente, de quem esperamos uma intervenção decisiva no âmbito dos departamentos da tutela. Se tudo correr bem, em 2003, a Covilhã terá garantido o abastecimento de água, mesmo que haja seca durante um ano.

....................................................

"Despoluição das Ribeiras é uma certeza"
C. P. - Assinámos, na passada semana, um protocolo de cooperação com uma empresa pública, depois de longos meses da árduas negociações, em que tivemos de calar muitas incompreensões e ataques de quem quis fazer deste processo uma arma de arremesso contra a Câmara.

A Câmara Municipal, como sempre defendi, não alienou um centavo do seu património das redes de água e de saneamento, apenas se compromete a ser cliente para o tratamento de esgotos, na futura grande ETAR da Ponte Pedrinha. Reservando-se o direito de, previamente, acordar as tarifas. E mais. Até 30 de Junho de 2001, serão obrigatoriamente adjudicadas as obras de despoluição da Ribeira da Carpinteira (mais de cinco quilómetros de emissário gravítico) e Ribeira da Degoldra (quase três quilómetros de emissário gravítico). Trata-se de uma grande notícia para a cidade e de mais um dos compromissos para este mandato, que tem garantido o seu cumprimento.


Despoluir as ribeiras da Covilhã é uma aposta de gerações. A Câmara ficará, indelevelmente, ligada a esta grande obra.
....................................................

"O novo acesso a Verdelhos e Sarzedo fár-se-à pela auto estrada dos novos túneis para o lado de lá da nossa Serra. Estamos a falar de um projecto para renovar completamente o concelho."

Sem comentários: