segunda-feira, março 26, 2007

Mais de mil sítios de interesse à volta da Rota da Lã


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial registou como marca nacional a designação e logótipo “Rota da Lã – Translana”, na sequência do pedido efectuado pela Universidade da Beira Interior (UBI), através do seu Museu de Lanifícios. Juntamente com a UBI, são titulares da marca a Câmara Municipal da Covilhã, o Instituto da Conservação da Natureza e o Consorcio Museo Vostell de Cáceres (Espanha).
A Translana resulta de um projecto transfronteiriço apoiado por fundos comunitários e percorre o território que vai de Cáceres até à Covilhã. Há cerca de um século atrás, “havia lã que era lavada em Cáceres e depois transportada para fábricas da Covilhã, onde era transformada”, descreve Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da UBI.

Mas segundo a investigadora, o objectivo é aprofundar os estudos e alargar esta rota, desde a Andaluzia (sul de Espanha) até ao Porto, ligando caminhos de pastorícia (transumância) ao destino dos produtos laneiros. “Queremos candidatar esta grande rota à categoria de Itinerário Cultural Europeu”, sublinha. Os diferentes sítios estão definidos de acordo com um detalhado levantamento georeferenciado, que reúne mais de um milhar de sítios de interesse em toda a Beira Interior e parte da Extremadura.

Diário XXI

Sem comentários: