terça-feira, outubro 10, 2006

Site conta "História dos Cuidados Paliativos"

Lançamento, hoje, na Covilhã.
A Universidade da Beira Interior (UBI) e o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vão lançar esta terça-feira um site na Internet sobre a “História dos Cuidados Paliativos em Portugal"

Segundo Lourenço Marques, director do serviço de medicina paliativa do CHCB - que funciona no Hospital do Fundão - e coordenador do projecto, “o site pretende ser um repositório digital de documentos antigos e outra informação que permita reconstituir a história dos Cuidados Paliativos em Portugal”. “Creio ser o único do género no nosso País”, sublinha.
O projecto vai estar acessível em http://www.historiamedicinapaliativa.ubi.pt./
Um dos destaques vai para o livro “Novo Ministro dos Enfermos” da Congregação de S. Camilo, datado de 1815, e disponível no site.
“Para além do componente religiosa, este livro inclui também uma importante componente psicológica, vista numa perspectiva quase moderna dos cuidados paliativos”, explica Lourenço Marques.“Este é um exemplo” da documentação que o projecto pretende acolher “com o contributo de todos os profissionais e interessados na área”, sublinha. “É por isso um espaço sempre em construção, à espera de novos contributos e novos documentos.
Esperamos que cresça e possa servir de base para trabalhos de muitos estudiosos sobre os cuidados paliativos”, conclui.
......................................................................
A MAIS ANTIGA UNIDADE DO PAÍS
Lourenço Marques dirige a mais antiga unidade de cuidados paliativos criada num hospital público em Portugal. O serviço nasceu no Hospital do Fundão a 22 de Novembro de 1992 e tem actualmente dez camas onde acolhe pessoas em fim de vida com doenças incuráveis. O site foi construído no Labcom - Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online da UBI, com o apoio do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI). Vai ser lançado hoje às 17h00 na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.



Sem comentários: