sábado, março 31, 2007
Autarca da Erada condenado por difamação
A sentença foi entregue ontem aos advogados das duas partes, que não estiveram presentes na sessão.
Para além da indemnização, António Mendes Paulo foi ainda condenado ao pagamento de uma multa de 150 dias à taxa diária de oito euros, o que perfaz 1200 euros.
O presidente da Junta de Freguesia da Erada foi acusado de difamação por causa de umas declarações proferidas num jantar entre camaradas do Partido Socialista, a dois de Setembro de 2005, em ambiente de pré-campanha, onde acusou o presidente da Câmara da Covilhã de ter sociedade numa empresa de construção de parques eólicos. Facto que, no seu entender, impedia a construção de parques de energia eólica na freguesia da Erada.
+ in Kaminhos
Correio do Leitor
Gostaríamos de pedir o vosso apoio para uma campanha que está a decorrer no site dos CTT.
Deixo o link onde podem obter mais informação: http://primeirodrt.blogspot.com/2007/03/apoiamos-campanha-slo-para-o-interior.html
sexta-feira, março 30, 2007
Afinal quem podou as árvores??
Vamos recordar, em particular, esta parte da notícia:
"Leopoldo Santos, administrador da empresa municipal Águas da Covilhã (ADC), responsável pela conservação dos espaços verdes públicos no município serrano, esclarece ao Diário XXI que “todas as podas são da responsabilidade de técnicos especializados”. A ADC realiza concursos específicos, sendo que, “habitualmente, são as podas levadas a cabo por uma empresa especializada na manutenção de espaços verdes do Porto, a «Planeta das Árvores»", refere".
Esta parte da notícia deixou-me na altura um pouco perplexo, porque daquilo que conhecia desta empresa, parecia-me altamente improvável, para não dizer impossível, que tivessem sido eles a executar o tipo de podas que aqui denuncio.
E isto, simplesmente, porque esta é uma das poucas empresas existentes no nosso país, que pratica uma poda cirúrgica respeitadora dos procedimentos técnicos e científicos exigidos neste tipo de intervenção.
Não quis ser eu a tomar a iniciativa de contactar a empresa, mas desejei que esta tivesse conhecimento da referida notícia, para que se pudesse esclarecer convenientemente toda esta situação.
Felizmente, estamos na era da internet que facilita os contactos e a comunicação entre as pessoas, o que fez com que o meu desejo fosse satisfeito.
Deste modo, tive o prazer de conhecer hoje o Sr. Serafim Riem, administrador da Planeta das Árvores, que me afirmou ser esta empresa totalmente alheia às referidas podas; aliás, a Planeta das Árvores perdeu, para uma empresa da Covilhã, o concurso público para o tratamento de várias centenas de árvores na cidade (sobre a qualidade no tratamento das árvores da empresa vencedora do concurso, esta está bem expressa nas fotografias que acompanham os vários textos que, sobre esta temática, aqui tenho publicado).
Este administrador da Planeta das Árvores, teve ainda o cuidado de me fazer o historial da sua relação com a Câmara Municipal da Covilhã e a Águas da Covilhã, EM (antigos SMAS), nomeadamente sobre as intervenções que esta empresa tem realizado no concelho.
Daqui deriva a seguinte questão:
"O que é mais grave, a forma como as árvores são tratadas no concelho da Covilhã ou a atribuição das suas responsabilidades a empresas que em nada estão relacionadas com estas podas?"
Eu sou português, sei bem o país em que estamos e que não vai haver nenhuma correcção pública das afirmações feitas, nenhum pedido de desculpas, nenhum assumir de responsabilidades...isto é Portugal, não tenhamos ilusões!
Mas ao menos, as gentes da Covilhã, ficam com mais uma prova daquilo de que são capazes aqueles que deveriam zelar pelo bem público; isto dito por quem também é, e com muito orgulho, funcionário público.
P. S.- Ao jornal "Diário XXI" não ficaria mal retomar este assunto e confrontar o Sr. Leopoldo Santos com esta situação.
in A Sombra Verde
Máfia no Tal & Qual
COVILHÃ - Concurso Júlio CARDONA! Começa HOJE!
Segundo Campos Costa, "houve muita dificuldade para financiar esta edição e a próxima está em causa". "Esta edição está orçada em 50 mil euros", referiu. O Ministério da Cultura e a Câmara da Covilhã eram os maiores patrocinadores, no entanto, "o apoio da tutela baixou de 30 mil euros em 2006 para 4.450 euros este ano".
O apoio da Câmara da Covilhã, por seu turno, baixou de 10 mil para 2.500 euros. "Tanto num caso como noutro, alegam dificuldades financeiras para justificar a redução. Por isso, o concurso está em causa", assegurou Campos Costa. O maestro sublinhou que, além do violino e violoncelo, o Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona costumava ter outros dois instrumentos em prova, a viola o contrabaixo, mas foram excluídos devido à falta de apoio.
Os participantes estão divididos pelas classes A (concorrentes até 30 anos de idade) e B (concorrentes até 18 anos de idade) para cada um dos instrumentos (violino e violoncelo). Todos os dias haverá provas, com o concerto final, com entrega de prémios e recital dos primeiros classificados, a ter lugar no dia 5 de Abril, às 21:30.
Na tarde de dia 05, pelas 15h00, haverá ainda uma tertúlia sobre o compositor covilhanense Gabriel Morais e Sousa, numa"iniciativa que se destina a divulgar a sua obra, parte da qual será executada pelo pianista Francisco Monteiro", disse Campos Costa. A tertúlia assinala os 50 anos da morte de Gabriel Morais e Sousa, natural da vila do Tortosendo. O artista faleceu com apenas 28 anos.
O concurso é promovido pela Delegação da Covilhã da Juventude Musical Portuguesa, sendo o júri formado pelo maestro Manuel Ivo Cruz (que preside), maestro Wolfgang Izquierdo (Espanha), Zófia Woycicka (Polónia), Luís Sá Pessoa e Emanuel Frazão Pereira (Portugal). Para cada instrumento, o primeiro prémio da classe A é de 2.500 euros e o segundo vale 1.250. Na classe B, o vencedor arrecada mil euros e o segundo classificado recebe 500 euros. "Atribuímos um interesse especial ao violino, dado que o patrono do concurso, Júlio Cardona, era violinista", explicou Campos Costa. A edição deste ano conta com a participação da Orquestra de Câmara da Universidade do Minho, tanto no concerto final como nas provas finais da classe A."
http://bandadacovilha.blogspot.com/
Novo Camião para lavagem de contentores
A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) quer candidatar todos os concelhos que a constituem ao galardão ECO XXI, o maior distintivo nacional para os municípios amigos do ambiente.(...)
Ao todo, serão lavados 9.837 contentores de lixo nos 13 concelhos da AMCB, que serão lavados «duas vezes por ano». Trata-se de uma operação periódica, mas que será efectuada sempre «que for necessário para assegurar a salubridade urbana», realça José Manuel Biscaia, acrescentando que as duas operações por ano são gratuitas. «Estamos ainda a ver a necessidade de assegurar três limpezas periódicas por ano, mas mais do que isso serão os municípios depois a pagarem o serviço», explica.
A lavagem das ruas, será efectuada de acordo com a calendarização definida no início dos trabalhos, sempre em concordância com as necessidades de cada zona urbana(...)
Kaminhos
Rita Vaz, coordenador nacional deste movimento e estudante de Medicina na UBI.
"O trabalho começou a acelerar e segundo a coordenadora nacional, o movimento está bem organizado e “todas as semanas realizam-se várias actividades”. Tal impulso leva Rita a adiantar os planos futuros dos jovens nacionalistas nas instituições beirãs. A estudante de Medicina da UBI garante que já nas próximas eleições de Outubro “vamos apresentar uma lista para a Associação Académica da UBI”. Neste primeiro ano, “passará por um grupo apolítico, semelhante ao que concorreu esta semana à academia da Universidade Nova de Lisboa”. Daqui a dois anos, “tenho a certeza absoluta que vamos concorrer com uma lista constituída apenas por jovens nacionalistas”. Uma certeza que Rita Vaz reforça com números. A militante da JN garante que na UBI “há cerca de 15 ou 16 simpatizantes nacionalistas”. Número que os responsáveis partidários esperam que venha a aumentar."(...)
http://www.urbi.ubi.pt/
Breves do "O Interior"
|
Região | |
Rota da lã reconstituída na Beira Interior | |
Investigação liderada pelo Museu de Lanifícios vai ser publicada em Dezembro |
Cultura | |
Benquerença já vai na VIIIª Semana Cultural | |
Teatro, música e ilusionismo são algumas das actividades que fazem parte do cartaz desta edição |
Desporto | |
Grande Prémio de Atletismo no Fundão | |
No domingo é esperada a participação de cerca de 600 atletas de todo o país |
http://www.ointerior.pt
Breves do Noticias da Covilhã
Região tem 190 escolas do primeiro ciclo em risco de encerrar Mairia são na Guarda. Em Castelo Branco, o concelho mais penalizado é a Covilhã | ||
|
|
Tecido não convencional é o caminho de futuro dos têxteis Empresários do sector dizem que têxteis têm futuro | ||
http://www.noticiasdacovilha.pt/
Breves do JF
Covilhã
Queixa da ANIL não caiu em saco roto
A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica inspeccionou 79 operadores. O valor das apreensões ronda os 50 mil euros
Uma festa da música que orgulha a Covilhã
Campos Costa volta a ser o grande “maestro” de um certame único no País que reúne representantes das melhores escolas de arco mundiais
Carrinha nova e mais uma dezena de voluntários
Concerto Primavera da Banda da Covilhã foi um êxito
Corrida Solidária com atletas de palmo e meio
A Rua Direita esteve fechada ao trânsito e encheu-se de miúdos para uma acção humanitária a favor de Moçambique
Lanifícios ganham parceiro nas comunicações
Seminário na UBI sobre «Turismo e Protocolo»
Câmara dá luz verde a complexo turístico
Ginecologia Oncológica avança na Covilhã
O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem já a funcionar um serviço de Oncologia. Cirurgias, acompanhamento de doentes e alguns tratamentos podem já ser feitos no serviço, que é liderado por José Alberto Fonseca Moutinho, médico que já trabalhou no Instituto Português de Oncologia, nos Hospitais Universitários de Coimbra e noutras instituições onde existe esta especialidade e que tem dedicado a sua carreira à Oncologia.
Extrema-direita quer academia da UBI
O núcleo mais forte da Juventude Nacionalista “está na região da Beira Interior”. Quem o garante é Rita Vaz, coordenadora nacional deste movimento e estudante de Medicina na UBI, que acrescenta ainda que é nas cidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco que se centra um dos mais fortes núcleos da juventude nacionalista”.
Nacionalistas concorrem à academia da UBI
O núcleo mais forte da Juventude Nacionalista (JN) “está na região da Beira Interior”. Quem o garante é Rita Vaz, coordenadora nacional deste movimento e estudante de Medicina na UBIos mais fortes núcleos da juventude nacionalista”.
Festival na Beira Interior
Música anima cidades e aldeias ao longo da A23
Este ano o festival integra cinco escolas de música, com a participação
do Conservatório de Castelo Branco, e estende-se até à Guarda e Idanha-a-Nova
Filme «Ainda há pastores?» venceu prémio no Festival Play-Doc na Galiza
Para concurso internacional
Coro Misto da Covilhã na Hungria
A Associação Cultural vai competir com três coros num dos mais
prestigiados concursos internacionais
Dia 31 na covilhã
Baal 17 apresenta «Caldo Verde» no GICC
Primeiros classificados em jornada sem deslizes
O Unhais ganhou no difícil terreno do Proença e segurou a liderança. Estreito e Fundão também ganharam, tal como a Atalaia, sem treinador
Santo António, covilhã
Histórias infantis contadas por pais e avós
Durante cinco dias a escola do primeiro ciclo de Santo António na Covilhã,
recebeu pais e avós que participaram em sessões de leitura de histórias aos alunos
Aniversário da vila marcado com visita de comitiva francesa
As cerimónias oficiais da comemoração dos 80 anos de elevação a vila têm início amanhã, dia 30 de Março
http://www.jornaldofundao.pt/
Breves da "Gazeta do Interior"
MUSEU DE LANIFÍCIOS COORDENA PROJECTO TRANSFRONTEIRIÇO Portugueses e espanhóis reconstituem Rota da Lã Há cerca de um século, "havia lã que era lavada em Cáceres e depois transportada para fábricas da Covilhã, onde era transformada" |
Voluntários são precisos na Cruz Vermelha O Núcleo da Covilhã da Cruz Vermelha Portuguesa realizou este fim de semana uma reunião geral de voluntariado, com o objectivo de sensibilizar novos voluntários para o desenvolvimento de projectos na área social e da saúde. |
PROJECTO PT ESCOLAS Escola Quinta das Palmeiras passa à fase nacional A Escola Secundária com 3º Ciclo da Quinta das Palmeiras, da Covilhã, assegurou o apuramento para a fase nacional do concurso on-line SAPO Challenge On-Line, onde representará o Distrito de Castelo Branco. |
MAPA DAS REGIÕES DE TURISMO DEFINE NOVOS TERRITÓRIOS
Entre o Centro e a Serra da Estrela, eis a questão
Autarcas do Distrito olham com agrado a união do Centro do País numa só Região de Turismo
FESTIVAL ARRANCA SÁBADO EM IDANHA E TERMINA EM MAIO NA GUARDA
Scutvias dá música à Região
A organização convidou cinco escolas de música da Região que realizarão cinco concertos por cinco concelhos atravessados pela auto-estrada
Catalunha: Alunos da Covilhã expulsos de hotel após distúrbios (Act.)
Os jovens faziam parte de um viagem de finalistas do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, promovida pelos estudantes.
Alguns terão chegado ao pequeno-almoço de hoje sem dormir e sujado o corredor do piso do hotel em que se encontravam, com comida e outros produtos.
«O corredor de um dos pisos ficou bastante sujo, com rolos de papel higiénico e outras coisas», disse à Agência Lusa a mãe de uma das alunas participantes na viagem, recorrendo à descrição que lhe terá sido feita pela jovem.
Na sequência deste caso, o hotel terá ordenado a expulsão dos alunos.
«A minha filha estava a dormir. Acordaram-na quando bateram à porta do quarto e pediram para sair no prazo de 10 minutos», disse a mãe de uma aluna, contactada pela Lusa.
«Na altura ela estava nervosa e a chorar, mas agora estão todos bem. Saíram de Espanha pelas 15:00 (hora espanhola) e estão de regresso à Covilhã», explicou, acrescentando que o autocarro com os estudantes deverá chegar durante a madrugada.
Contactada pela Agência Lusa, fonte da agência de viagem Mundo Jovem, que organizou a viagem, disse que a direcção da empresa «está a acompanhar a situação desde manhã cedo em Lloret» e não há ninguém disponível para prestar declarações.
Cardápio - E porque hoje merecemos beber um bom vinho!
Caracterização: A marca da casa, feito a partir de lotes seleccionados das castas Aragonez, Syrah e outras portuguesas, com uma densa e profunda cor vermelha. Este vinho apresenta aromas e frutos vermelhos maduros. Fruta intensa balançada por taninos bem integrados. Envelhecido durante 12 meses em barricas de carvalhos francês e americano. Engarrafado sem filtração e ou colagem, pode guardar-se entre
Produtor: Hans Kristian Jorgensen
Designação: Vinho Regional Alentejano
Uma Palavra: FANTÁSTICO!
Concurso em risco por falta de subsídios
Sessenta instrumentistas, provenientes de 26 países, participam no 6º Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, que se realiza no Teatro-Cine.
"Vão estar presentes alunos das melhores escolas de instrumentos de arco do mundo inteiro e por isso vai ser um concurso a não perder", disse o maestro Campos Costa, organizador do evento, acrescentando que Portugal e Espanha são os países mais representados, com 16 concorrentes cada.
No entanto, segundo Campos Costa, "houve muita dificuldade para financiar esta edição e a próxima está em causa".
O maestro sublinhou que o Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona costumava ter outros dois instrumentos em prova, a viola e o contrabaixo, mas foram excluídos devido à falta de apoio.
"Esta edição está orçada em 50 mil euros", referiu. O Ministério da Cultura e a Câmara da Covilhã eram os maiores patrocinadores, no entanto, "o apoio da tutela baixou de 30 mil euros em 2006 para 4.450 euros este ano".
O apoio da Câmara da Covilhã, por seu turno, baixou de 10 mil para 2.500 euros. "Tanto num caso como noutro, alegam dificuldades financeiras para justificar a redução. Por isso, o concurso está em causa", assegurou Campos Costa.
Jornal de Notícias
Jovens da Covilhã provocam distúrbios em Lloret del Mar
quinta-feira, março 29, 2007
Abre Buraco, Tapa buraco!
Rally de Portugal - 1986
Procuram-se patrocínios - Atritos Sonoros
Objectivo Principal: Mostra de Bandas Nacionais : U-clic + Les Baton Rouge
Local: UBI, Bar da Associação
Data: 24 de Abril
Mostra de Música Moderna juntamente com Feira de variedades com o Movimento Contra a Cultura
Proktu
Objectivos alternativos:
- Consolidar os conhecimentos apreendidos durante a licenciatura no curso de Marketing;
- Adquirir competências como futura profissional de Marketing
- A interdisciplinariedade da disciplina do projecto com outros cursos da UBI
- Optimizar a relação da Música nacional com o Consumidor nas Beiras
- Rentabilizar a Custo/ Benefício nesta actividade
Procuram-se patrocínios ou sponsors que desejem apoiar de alguma forma o evento. podem entrar em contacto com
Atritos-sonoros@hotmail.com ou lucianunes12@hotmail.com
Bons atritos,
Blogue da Frente Nacional na Beira Interior - Agosto 2006
Preocupante!!!
in Jornal do Fundão
Em exibição
Realizador: Richard Eyre
Com: Judi Dench, Cate Blanchett, Tom Georgeson,
Prémios: Nomeação para Globos de Ouro nas categorias de Melhor Actriz Drama - Judi Dench; Melhor Actriz Secundária - Cate Blanchett; Melhor Argumento
Site Oficial: http://www.foxsearchlight.com/NOAS/
Sala 3
Sessões: 13:35; 15:35; 17:35; 19:35; 21:35; 23:55
Outros Filmes em Exibição no Serra Shopping
Sala 1 Mr. Bean em Férias Sessões: 13:50; 15:45; 17:40; 19:35; 21:30; 23:40 NA | |
Sala 2 Norbit Sessões: 14:00; 16:30; 19:00; 21:40; 23:50 M/12 | |
Sala 4 Epic Movie Sessões: 13:45; 15:45; 17:45; 19:45; 21:45; 23:45 M/12 | |
Rali de Portugal: Armindo Araújo atropela 5 pessoas (act.)
O Rali de Portugal nem começou e já fez feridos. Durante o shakedown, Armindo Araújo saiu da estrada e acabou por atropelar três fotógrafos (um partiu a perna, outro o braço e o terceiro sofreu apenas esfoliações) e dois espectadores (ferimentos leves). De salientar que as cinco vítimas estavam num local proibido...
Refira-se que o shakedown é utilizado pelos pilotos para fazerem as últimas verificações técnicas dos seus carros.
Antes do acidente, que danificou a porta direita do carro (o vidro partiu-se, por exemplo), Armindo Araújo já tinha feito um peão.
Recorde-se que o Rali de Portugal, que tem o seu início oficial esta quinta-feira, às 18h00, no Estádio do Algarve, foi retirado do calendário mundial em 2001 devido a falta de segurança.
O shakedown já foi reatado.Diário Digital
quarta-feira, março 28, 2007
Promoções da Cova
Recordar é Viver #2
.............................................
"Novas barragens garantem água até 2028"
Carlos Pinto - "No mundo dos negócios da água, pode dizer-se que ainda há quem ceda alvarás pelo "preço da chuva".
Qual o calendário das obras a lançar?
C. P. - Queremos abrir concurso, ainda este ano, para a nova Barragem das Penhas da Saúde, com uma capacidade de armazenamento de dois milhões e 200 mil metros cúbicos e um fornecimento de 6.000.000 de metros cúbicos anuais, e para a Barragem da Ribeira da Atalaia/Teixoso (armazenamento de 530.000 metros cúbicos e fornecimento de 900.000 metros cúbicos anuais).
Fica, assim, garantido o abastecimento, em quantidade e qualidade, até ao ano 2028, já com o prevísivel crescimento do concelho. De tudo isto já demos conta ao ministro do Ambiente, de quem esperamos uma intervenção decisiva no âmbito dos departamentos da tutela. Se tudo correr bem, em 2003, a Covilhã terá garantido o abastecimento de água, mesmo que haja seca durante um ano.
....................................................
A Câmara Municipal, como sempre defendi, não alienou um centavo do seu património das redes de água e de saneamento, apenas se compromete a ser cliente para o tratamento de esgotos, na futura grande ETAR da Ponte Pedrinha. Reservando-se o direito de, previamente, acordar as tarifas. E mais. Até 30 de Junho de 2001, serão obrigatoriamente adjudicadas as obras de despoluição da Ribeira da Carpinteira (mais de cinco quilómetros de emissário gravítico) e Ribeira da Degoldra (quase três quilómetros de emissário gravítico). Trata-se de uma grande notícia para a cidade e de mais um dos compromissos para este mandato, que tem garantido o seu cumprimento.
Despoluir as ribeiras da Covilhã é uma aposta de gerações. A Câmara ficará, indelevelmente, ligada a esta grande obra.
Selecções de sub-16 competem na Covilhã
O primeiro jogo, que opõe a Selecção da AFCB à Dinamarca, decorrerá às 16h00 do dia 7, no Estádio Municipal de Castelo Branco. No mesmo dia, e à mesma hora, o Complexo Desportivo da Covilhã será o palco do encontro entre Portugal e a Geórgia. Para dia 8, a Dinamarca defronta a Geórgia, no Estádio Trigueiros de Aragão, em Alcains, enquanto que Portugal vai encontrar-se com a selecção da AFCB no Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, com ambos os jogos marcados para as 16h00.(...)
DiárioXXI
“Ainda há pastores?” vence na Galiza e vai à Grécia
Documentário retrata a actividade de uma família dedicada à pastorícia na Serra da Estrela e ganha reconhecimento internacional
O filme "Ainda há pastores?", do português Jorge Pelicano, operador de imagem da SIC, formado na Escola Superior de Educação da Guarda, conquistou o primeiro prémio na categoria Atlântico no Festival Internacional de Documentário de Tui, Galiza. Concorreram na mesma categoria mais dois filmes: "Angola saudade de quem ama", de Richard Pakleppa, em co-produção angolano-sul-africana, e "Um pouco mais pequeno do que o indiana", de Daniel Blaufuks. Depois deste galardão, o trabalho foi seleccionado para competir no festival Ecofilms na Ilha de Rodes, Grécia, em Junho.(...)
DiárioXXI