segunda-feira, setembro 03, 2007

Plataforma alerta para perigos do turismo de massas na Estrela

Elementos da Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela (PDSSE) estiveram, no sábado, em Lisboa, com o objectivo de alertar para os problemas turísticos e ambientais que se registam na maior montanha do Continente. O organismo pretendeu aproveitar o encontro dos ministros do Ambiente da União Europeia, para fazer chegar a mensagem que é necessário apostar num turismo sustentável para a Estrela, em detrimento da programas de lazer destinados às massas.
Durante a reunião ministerial, que teve lugar no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, a Plataforma procurou fazer uma manifestação de rua, junto do Pavilhão do Conhecimento, com faixas e "apelando à protecção das montanhas e ao empenho num modelo de desenvolvimento sustentável". A iniciativa acabou por não ter a visibilidade pública que se pretendia, na medida em que a “PSP colocou os elementos da PDSSE muito longe do local onde se desenvolvia o encontro” de responsáveis internacionais, de acordo com Luís Avelar, porta-voz do organismo.

O afastamento imposto pelas forças de segurança surge, desta forma, como o aspecto mais negativo da iniciativa que juntou até algum apoio espanhol. “Tínhamos bastantes faixas, mesmo espanholas, da Rede de Montanha, que congrega várias instituições desta área”, sublinha Luís Avelar, lamentando ainda a fraca participação de pessoas no grupo: “Estavam apenas três, uma vez que as pessoas não se mobilizam muito. É uma questão crónica em Portugal: fala-se bastante, mas participa-se pouco. Em período de férias os problemas são ainda maiores.


Sem comentários: