quarta-feira, outubro 04, 2006

Festival "Y"

Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco vão acolher os cerca de 20 espectáculos da quarta edição do “Festival Y”, dedicado às artes performativas, que decorrerá de 6 a 31 de Outubro. Dança, teatro de objectos, performances individuais, concertos e ateliers são alguns dos eventos organizados pela Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, responsável pelo festival.
O Festival abre a 6 de Outubro, na Covilhã, com a peça de teatro "Lar Doce Lar".
O espectáculo, assim como todas as actividades a realizar na Covilhã, vai decorrer às 21:30 nas instalações do Teatro das Beiras. Estará em exibição dias 6, 8 e 12 de Outubro.
Nos dias 7 e 9 haverá música, respectivamente com as experiências sonoras de Kubik (Guarda) e Pierre Bastien (França), enquanto que para o dia 13 está marcado um espectáculo de dança com Francisco Camacho. No dia 8 será exibida a curta-metragem de Telmo Martins (Covilhã) "Utensílios de Amor".
Ainda na Covilhã, vão ser apresentadas duas performances: "Homem Legenda", no dia 10, um 'one man show' interpretado por Barba Azul (Lisboa), em que um homem e uma legenda interagem entre si e o espectador, e "Miguel Bonnevile #1", no dia 11, do intérprete com o mesmo nome, oriundo do Porto, em que se espera «que algo aconteça».
No dia 14, sobe ao palco "Paisagem em Trânsito", um espectáculo de teatro visual.
A fechar as actividades na Covilhã há um debate no dia 21, pelas 15:00, com Stefano Casi (Teatri di Vita, Itália), sobre o tema "O espaço do espectador: conversa sobre a formação do espectador"
«O “Festival Y” veio unir culturalmente as quatro cidades mais importantes da Beira Interior», sublinha Rui Sena. Segundo o director da Quarta Parede, «o Festival está sujeito a limitações tanto logísticas como financeiras, o que obrigou a um trabalho árduo na escolha das estruturas participantes». Para Rui Sena, a limitação mais flagrante é «a falta de uma sala de espectáculos devidamente equipada na Covilhã».

in Porta da Estrela




Sem comentários: