sexta-feira, outubro 16, 2009

Estudantes universitários vivem em casas de banho...Covilhã_UBI

A foto é verdadeira e é da Covilhã, de um aluno ou aluna que infelizmente não tem meios para estar num quarto, como os seus colegas. Impressiona bastante, assim como o facto de quem alugou a casa de banho para o aluno ou aluna, tenho tido o discernimento para tal, a não ser que não saiba, e que este/esta jovem esteja em casa de colegas de favor.

Mas isso é secundário, e aqui pede-se a intervenção dos responsáveis, já ouvimos o Presidente da Associação, já ouvimos Rui Garcia, mas quem se devia pronunciar e ainda (penso) que não o faz, é o novíssimo Reitor, e apesar de não da responsabilidade da Câmara da Covilhã, na minha opinião, o erário deveria tomar medidas e ajudar dentro das medida dos possíveis, com senhas de almoço, cabazes mensais para estes alunos, ou até mesmo uma mesada...quem sabe. Bom fim de semana, para uns mais que para outros!

Fotografia retirada daqui: flickr.com/photos/heliogarcia

O artigo onde saiu a foto
SOL

13 comentários:

AOS disse...

é impensável uma situação destas, algo tem que ser feito. Existem casos de pessoas que estão à espera de residência e ainda não lhes foi dado um sim ou um não, talvez lá para o fim do mês, e se não poderem alugar uma casa, onde ficam?
Esta questão e muitas outras tem que ser respondidas e solucionadas pelo reitor da UBI.
Em ultimo caso pede-se à AAUBI que organize com a ajuda de todos algo para ajudar quem precisa, é importante. É indecente alguém para estudar ter que passar por estas condições.

Cumps.

Anónimo disse...

a AAUBI deve estar ocupada com a Recepção ao Caloiro,a UBI com as eleições para as faculdades, a CMC...bem, já sabem o resto!

Anónimo disse...

realmente a casa é na covilhã, mas a situação não é real. A situação foi criada para ilustrar a notícia que vem no semanário sol. Aconselhamos que leiam a notícia na integra de modo a perceberem a real situação. Gostariamos também de corrigir a parte em que dizem que há pessoas que alugam a casa de banho a estudantes. Mais uma vez alertamos para o facto de a foto ter sido criada para o efeito, por isso não falem sem saber todos os factos. A verdade é que casos como estes acontecem realmente no país, mas é necessário advertir que o caso da foto, como já referi, foi montado exclusivamente para a foto. Felizmente na casa em questão, não existe miséria. Não somos ricos mas vivemos bem com as posses que temos e com a ajuda dos nossos pais, que felizmente trabalham todos e estão todos bem nos seus casamentos.
É no entanto de lamentar que estas situações aconteçam tanto na covilhã, em Portugal ou em todo o mundo. Uma das coisas que se deveria pensar realmente era na atribuição justa e controlada das bolsas de estudo. Porque na covilhã existem casos de pessoas com posses que recebem bolsas enormes, roubando a oportunidade de quem realmente precisa.
Bem haja!

Anónimo disse...

O quarto é gd.. tem janela.. boa iluminação.. mosaico de 1ª.. enfim!!tirei o curso em kuartos piores...

AOS disse...

concordo com o sr anónimo, é mau que haja casos semelhantes. E embora este seja uma encenação é bom que se tente apurar os casos de pobreza extrema e que se haja no sentido de melhorar as condições de vida e estudo desses alunos.
Acredito na AAUBI e no seu trabalho, pois como foi dito em entrevista ao noticias da covilhã a AAUBI tem-se disponibilizado para ajudar quem realmente precisa, pois citando o novo presidente da associação "era absurdo gastar 100 mil euros em eventos e não ajudar colegas que realmente precisam"


Cumps. e já ahora parabéns pela foto

carlinhos disse...

encenação, não é encenação, conheço a casa e sei k mora gente naquele quarto...a encenação é apenas a rapariga que está sentada, o resto é bem real,,

UBIANO disse...

"realmente a casa é na covilhã, mas a situação não é real. A situação foi criada para ilustrar a notícia que vem no semanário sol."

mas o quarto existe, certo...mora lá alguem naquelas condições, correcto?

Daniel Marques disse...

ja comentei 1 artigo parecido (tb da UBI). Há muita malta q vao aos serviços d acçao social em BMWs e Mercedez a apanhar a bolsa d estudos (e nao é a bolsa mínima); essas pessoas debem d ser denunciadas, os colegas q calam tb sao responsáveis. Menos noites e alcohol y mas responsabilidade e solidaridade, menos tradição e festas e mais acçao e uniao.
(desculpas pela ortografia)

Daniel Marques disse...

os centros de estudantes deveriam deixar d lado a política e os temas banais e olharem para isso, E VERGONHA os donos das discoteques e bares enxerem os bolsos de dinheiro quando há colegas q nao podem pagar na cantina nem alugar 1 quarto!

Rui Miguel Antunes Faisca disse...

Bem visto amigo Daniel! Deve existir equidade na accão dos Serviços Sociais da UBI. Realmente esse facto dos BMW´s e Mercedes já se passava quando eu era lá estudante. Aí também se questiona a veracidade da informação que é divulgada nas fichas de candidatura pelos alunos candidatos, bem como a acção dos Serviços Sociais na procura da situação económica concreta de cada aluno. No entanto acho que Universidade e estudantes são solidários e atenderão às necessidades do aluno.

Anónimo disse...

o quarto esta em obras o sinal de transito esta la ,vai ficar com wc privativo nao e paa todos

AOS disse...

ultimo anónimo ... tinhas ficado melhor calado ...

Zé Malho disse...

Já vi quartos muito piores na Covilhã que já foram alugados a estudantes, mas foram outros tempos.

Triste, triste é que com tanta tecnologia, gente "inteligente" nesta Universidade e tanto quarto vazio nas Residências da UBI o processo de selecção ainda demore um MÊS. Isto sim é muito grave. Ou será que temos que formar uma comissão para resolver esta questão e mais 5 ou 6 sub-comissões para depois deixar tudo na mesma?

Mas caríssimos "Mafiosos" à quanto tempo não vimos uma manifestação na nossa UBI? à quanto tempo andamos para aqui de um lado para o outro a comentar e sem nada fazer?

Reparemos na atitude da maioria de nós. Quando está em causa a realização de qualquer evento da nossa academia que meta álcool e outros produtos de alucinação é que o pessoal(muito poucos é certo) se junta e reage.

Todo o resto deixa pra lá. Reparem que o post da recepcção já tem mais comentários que este.

Até a própria AAUBI já o comentou preocupada com o facto de os alunos terem que pedir o dinheiro aos pais.


Enfim, cá se vai andando....