quinta-feira, outubro 29, 2009

Breves do Jornal do Fundão


foto
Maiores concelhos da região perdem população
Só Guarda e Belmonte aumentaram de população entre 1991 e 2008. Castelo Branco, Covilhã e Fundão perdem. Há concelhos fora do eixo urbano que perderam quase um terço da população em 17 anos. O País sem se mexer, move-se.

foto
Fomos a Proença ver trabalhar o recordista dos votos
Há um novo recordista nacional na disciplina de maratona eleitoral: o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, o mais jovem do distrito nestas funções. Fomos ver o recordista em acção, numa manhã quente de Outubro, no coração do Pinhal.

PJ investiga assassinato de uma mulher no Fundão
Roubo ou vingança são as hipóteses avançadas por João Santos, empresário fundanense, para tentar justificar a morte da mulher, que na terça-feira ao início da madrugada (00.45) foi encontrada morta e com vários ferimentos violentos no queixo, pescoço e face.

Banda viu a confraria da cherovia passar...
A cherovia andava esquecida até que a Banda lançou um festival. Queria criar uma confraria mas houve quem se antecipasse. Com alguma surpresa, a confraria foi formalizada recentemente por dois covilhanenses sem qualquer ligação à Banda.

Mais de cem mil pessoas visitaram Valhelhas
A época balnear deste ano, que se estendeu de 1 de Maio a 30 de Setembro, levou à Praia Fluvial e Parque de Campismo de Valhelhas mais de cem mil visitantes. Um número surpreendente e que significa um aumento substancial relativamente a anos anteriores.

O retrato do Mestre Malangatana
Quando um dia fizerem um livro sobre os grandes artistas do século XX, Malangatana terá certamente direito a um capítulo. Aos 73 anos é um homem preenchido com tudo o que a vida lhe reservou. Filho de Moçambique, defende que a arte é um instrumento de intervenção e de mobilização de consciências e vontades. A exposição no TMG da Guarda é prova disso


Sem comentários: