quarta-feira, outubro 28, 2009

Confirmado: criança de 10 anos morreu com gripe A

A criança que morreu esta tarde no Hospital D. Estefânia em Lisboa, foi vítima de gripe A, confirmaram o pai e a madrasta do menor, em directo, à RTP.

A criança de 10 anos, residente na zona de Lisboa, era considerada saudável e frequentava uma escola do Restelo onde já foram notificados três casos do vírus e ainda outros suspeitos que apresentavam sintomas da doença.

A criança terá apresentado os primeiros sintomas na passada segunda-feira, dirigindo-se com o pai ao hospital S. Francisco Xavier, referenciado na área de residência. A madrasta do rapaz afirma que, na altura, não foram realizados quaisquer exames de despistagem do vírus, sendo que só depois, já no hospital D. Estefânia, terão sido realizados os testes de gripe A.

O rapaz terá tido três paragens cardio-respiratórias durante esta tarde, não resistindo à doença.

Recorde-se que, a gripe A já matou pelo menos mil pessoas em 195 países e territórios do planeta, desde que surgiu em Março-Abril, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na América do Norte registaram-se, até agora, 3539 pessoas. A região da Ásia-Pacífico conta 1028 mortos e a Europa pelo menos 261.

Só nos EUA há mais de mil mortes causadas pela gripe A, informou a autoridade sanitária americana. 23,6% dos óbitos ocorreram entre menores de 25 anos, 65% no grupo de entre os 25 e 64 anos, e 11,6% entre pessoas com 65 ou mais anos.

i

Sem comentários: