quarta-feira, março 14, 2007

Dormir com o inimigo - "O Paulo deu bons conselhos"


Qual é o ponto comum entre Quaresma e Paulo Bento? Obviamente, esqueça o corte de cabelo, porque um gosta de ter risca ao meio desde sempre e o outro vai variando entre tranças e um penteado à moicano.(...)

Quando Paulo Bento começava a mostrar qualidades como médio-defensivo no Estrela da Amadora e no Guimarães, entre 1989 e 1994, que o levaram ao Benfica, Oviedo e depois ao Sporting como última paragem, Ricardo Quaresma andava a dar os primeiros pontapés na bola nas camadas jovens dos leões. E foram tão bons os pontapés que na época de 2001/02 chegou à primeira equipa do Sporting, com a tenra idade de 17 anos. Cristiano Ronaldo chegou no ano seguinte, só para se ter um termo de comparação. Sob a orientação de Laszlo Boloni, Quaresma encontrou jogadores como João Pinto, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Jardel, Hugo Viana, Tello, Rui Bento, André Cruz, Rui Jorge e tantos outros. Um plantel de luxo, portanto. Para integrá-lo da melhor maneira, o departamento de futebol do Sporting achou que o ideal seria juntar Quaresma e Paulo Bento no mesmo quarto, o mais novo com um dos mais experientes, juntar o camisola 20 com o camisola 17, respectivamente.

A relação foi excelente e proveitosa para Quaresma. O cigano ainda hoje recorda esses tempos como excelentes, uma espécie de rampa de lançamento para o patamar mais cintilante do futebol. "Foi meu companheiro durante duas épocas", assumiu o portista. Com qualidades técnicas inatas, o treinador do Sporting foi importante na formação e postura de Quaresma enquanto jogador de futebol. "Paulo Bento deu-me muitos conselhos, que se revelaram importantes para a minha formação", disse Quaresma a O JOGO.

A verdade é que o Sporting arrasou nessa época. Quaresma estreou-se precisamente num jogo contra o FC Porto e esteve presente em 28 jogos. Também venceu a Taça de Portugal.
O Jogo Online

Sem comentários: