terça-feira, outubro 31, 2006
Câmara de Manteigas pede obras urgentes na estrada para a Serra da Estrel
Segundo o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, a via que faz a ligação entre a vila e a Torre (o ponto mais alto da Serra da Estrela) mantém-se intransitável desde quarta-feira, quando chuvas intensas provocaram inundações um pouco por todo o país.
Já estão a ser realizadas obras de reabilitação de muros e de limpeza da estrada, mas o autarca adiantou que a via permanece fechada, "apenas sendo permitida a circulação para os veículos envolvidos nos trabalhos".
Como a EN338 é a única estrada que faz a ligação de Manteigas com a Serra, e como os seus habitantes, segundo José Manuel Biscaia, necessitam de turistas "como de pão para a boca", a autarquia defende a realização de obras de alargamento e melhoramento do acesso, para evitar que a situação se repita ao longo do Inverno.
Os desmoronamentos de terras surgem em consequência do incêndio ocorrido no Verão de 2005, uma vez que a encosta do vale Glaciar do Zêzere por onde a estrada passa, ficou desprotegida e exposta à erosão.
Público
Meia-Maratona entre Valezim e a Lagoa Comprida
A partida será dada no parque dos Viveiros Florestais (a 935 m de altitude) rumo à Fonte do Vidoeiro (1.265 m). À passagem do quilómetro cinco, os atletas já estarão a uma altitude de 1320m, seguindo para o Cruzamento da Lagoa Comprida(1.650 m). Depois regressarão ao ponto de partida.
Porta da Estrela
Vieirinha...Vieirinha!!!!!!!!!
"Veiga - Vá pelos seus dedos
AAUBI vai hoje a votos
Urbi et orbi
Informação à navegação
Filme “O ataque do tigre” venceu Cine’Eco 2006
O júri atribuiu ao cineasta russo o Prémio Campânula de Ouro - Prémio Câmara Municipal de Seia, principal galardão do festival, no valor de 3.750 euros. O filme “Ainda há pastores”, do repórter de imagem da SIC em Coimbra, Jorge Pelicano, recebeu o segundo galardão - Prémio Lusofonia - e uma menção honrosa atribuída pelo júri da juventude. O Prémio Educação Ambiental foi atribuído a Sam Cole, com o filme “Ouro Branco - A Verdade do Preço do Algodão”.
Foram apresentadas, ao longo de uma semana, cerca de 50 obras, escolhidas pelo júri, das mais de 100, de 24 países, que concorreram este ano ao festival.
As Beiras Online
Site Oficial
segunda-feira, outubro 30, 2006
Festival de Teatro da Covilhã junta 13 grupos nacionais
O programa inclui sete peças de teatro para o público em geral e outras seis para crianças.
Os espectáculos, sempre às 21:30, arrancam com a «A História do Tigre», por Filipe Crawford, no dia 12, prosseguindo com «Perdida nos Apalaches», pelo Teatro das Beiras, dia 16, «A última noite de Fernando Pessoa», do Peripécia Teatro, dia 17, «Esta noite, Arsénico», da Companhia de Teatro de Almada, no dia 18, «Amanhã», do Teatro o Bando, dia 22, «Piolhos e Actores», Teatro do Noroeste, dia 24 e «Os Guardas do Museu de Bagdad», pelo Teatro dos Alóes, no dia 25.
Os espectáculos para a infância vão ser exibidos às 11:00 e 14:30 e começam com «A galinha da minha vizinha», do Circolando, dia 13.
A seguir, sobem à cena «Maçãs Vermelhas», pelo Teatro Extremo, dia 14, «De Filo a Pavio», do Jangada Teatro, dia 15, «No Reino dos Brinquedos», pelo Urze Teatro, dia 20, «Agakuke e a filha do Sol», da companhia Lua Cheia, dia 21 e «O Dia em que Cinderela conheceu Pinóquio», no dia 23, um espectáculo de marionetas, actores e objectos.
A acompanhar os fins-de-semana, nos dias 17, 18, 24 e 25, o Teatro das Beiras inclui ainda espectáculos musicais no café-teatro. O programa inclui os grupos ComCordas (dia 17), Arcada Café Orchestra (dia 18), Anónima Nuvolari (dia 24) e O´QueStrada (dia 25).
No âmbito do festival estará patente uma exposição denominada «Uma Pintura Vivaz», de Virgílio Vaz, pintor da vila do Paul.
O festival está orçado em 45 mil euros e a organização espera acolher pelo menos dois mil espectadores, à semelhança do último ano. As entradas custam entre 2,5 e cinco euros.
Diário Digital
Teatro das Beiras
Porque é que o nome dos índios é tão comprido?
- Meu pai: porque é que os nomes dos Índios são tão compridos, e não são como os dos rostos-pálidos, que se chamam Bill, Tex ou Sam?
-Meu filho, os nossos nomes são um símbolo da beleza natural de tudo o que acontece e representam a riqueza da nossa cultura na sua forma de expressão.
-Como assim?
- Por exemplo, a tua irmã chama-se Lua Cheia no Grande Lago porque foi feita numa noite de luar em que eu e a tua mãe andávamos a passear à beira do lago e nos abraçamos e beijamos e o amor gerou a vida dela.
- Humm...
- Olha, o teu irmão chama-se Grande Corcel das Pradarias Imensas ,porque um dia vinha com a tua mãe, pela pradaria, de regresso à aldeia. Como estava muito calor, resolvemos descansar, abraçámo-nos, beijámo-nos e ele foi gerado.
- Ah!...
- E que mais queres tu saber, meu pequeno Camisinha de Merda Furada Vinda
da China?
Sorteio da Taça de Portugal
Covilhã – Tourizense
Sertanense – Barreirense
Fátima 2-0 Sp. Covilhã
Classificação:
1 Fátima 15
2 Nelas 13
3 Operário 13
4 Pombal 11
5 Oliv. Bairro 10
6 Penalva 9
7 Sp. Covilhã 8
Milhão e meio de prejuízos
A autarquia espera pelo levantamento final dos danos em cada local para os fazer chegar aos Ministério da Administração Interna. Ainda assim, nalgumas localidades as obras de recuperação iniciaram-se de imediato. Os trabalhos de reconstrução da estrada de ligação a Verdelhos deverão permitir abrir ao trânsito, esta semana, pelo menos uma faixa de rodagem. Em São Jorge da Beira, prevê-se que se iniciem hoje as obras de estabilização dos terrenos. “A Câmara tem capacidade financeira que permite iniciar já os trabalhos, mas é dinheiro suplementar que temos de tirar da tesouraria”, explica Carlos Pinto.
Diário XXI
domingo, outubro 29, 2006
sexta-feira, outubro 27, 2006
Plágio, Tradução ou fértil imaginação???
Toda a informação em:
http://freedomtocopy.blogspot.com/
Tirem as vossas conclusões...
Partido Comunista chinês pede obediência aos jornalistas
Li Changchun pediu à imprensa que contribua para a construção de uma «sociedade harmoniosa», divulgando os textos do presidente Hu Jintao. in Diário Digital
Noticia de Ultima hora*
Como somos portugueses, juntando o útil ao agradável, adicionemos um pouco de açúcar, gelo e cachaça na hora da relação sexual e, usando o pénis como pilão, teremos um novo tipo de caipirinha:
"A caipixota"
Mais uma derrota para a Europa...
Em exibição: Dália Negra
Produtor: Signature Films / Nu-Image Films
Realizador: Brian De Palma
Com: Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Aaron Eckhart, Hilary Swank, Mia Kirshner
O conceituado realizador Brian De Palma, conhecido por clássicos como The Untouchables, Scarface e Carlito’s Way, bem como por thrillers de suspense como Carrie, Dressed to Kill e Blow Out, dirige esta adaptação do best-seller de James Ellroy (L.A. Confidential, American Tabloid).
A Dália Negra tece um conto ficcional de obsessão, amor, corrupção, cobiça e depravação à volta da história verídica do brutal assassínio de uma starlet de Hollywood que chocou e fascinou o país em 1947 e se mantém um mistério até aos nossos dias.
Dois polícias, antigos pugilistas, Lee Blanchard (Aaron Eckhart) e Bucky Bleichert (Josh Hartnett), são chamados para investigar o homicídio da ambiciosa aspirante a actriz Betty Ann Short (Mia Kirshner) também conhecida como “Dália Negra” – uma morte tão macabra que as imagens não foram reveladas publicamente.
À medida que a crescente preocupação de Blanchard com o sensacional assassinato ameaça o seu relacionamento com Kay (Scarlett Johansson), o seu parceiro Bleichert vê-se atraído pela enigmática Madeleine Linscott (Hilary Swank), a filha de um dos mais influentes famílias da cidade – que tem uma ligação duvidosa à vítima do homicídio.
Castello Lopes
Site Oficial
Em exibição no Serra Shopping com sessões às: 13:25; 16:05; 18:35; 21:20; 23:50
Mulher rapta por sexo
Uma mulher de 63 anos sequestrou em casa uma jovem de 17 anos com quem queria praticar actos homossexuais. A vítima foi atraída depois de lhe pedir um cigarro e acabou retida duas horas e meia. A suspeita já foi identificada pela PSP da Marinha Grande.
Segundo revelou ontem a Polícia, a menor cruzou-se com a sexagenária na rua, quarta-feira, ao fim da tarde, e pediu-lhe um cigarro. Alegando que tinha deixado o maço de tabaco em casa, a mulher, reformada, convidou a rapariga a acompanhá-la.
A vítima acedeu a ir à casa, mas, em vez de receber o cigarro, “começou a ser aliciada para a prática de actos sexuais”, revelou um elemento da PSP. A menor ainda tentou fugir, mas foi impedida, uma vez que a sequestradora fechou a porta à chave.
Descontrolada, a rapariga gritou por socorro. O barulho foi ouvido por populares que, estranhando a situação, chamaram as autoridades policiais.
Quando chegaram à casa, os agentes da PSP encontraram a menor em estado de choque. Para a acalmar, foi preciso levá-la para o Centro de Saúde da Marinha Grande e daí para o gabinete de psiquiatria do Hospital de Leiria. Depois de assistida, recebeu alta.
A agressora confirmou à Polícia que “assediou a vítima” para a prática de relações homossexuais, mas garantiu que os actos não chegaram a ser consumados. O caso foi remetido ao Ministério Público. A sexagenária arrisca uma pena de prisão pelos crimes de sequestro e coacção sexual.
Correio da Manhã
quinta-feira, outubro 26, 2006
Os 5 melhores Hospitais
Os cinco melhores, segundo o «ranking», são o Hospital de São João (Porto), Hospitais Universitários de Coimbra, Hospital de Santa Maria (Lisboa) Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã) e Hospital Egas Moniz (Lisboa).
Para elaborar a listagem dos melhores estabelecimentos de saúde foram analisados os números relativos a mortalidade, complicações médicas, readmissões nos hospitais e uma avaliação geral de desempenho.
PortugalDiário
Os Ultras estão zangados
Nas épocas longinquas de 80 e até mesmo antes havia fins-de-semana em que toda a gente chamava de "comboio verde" e agora nem um "autocarro verde" há. É triste saber que esta cidade perdeu o amor pelo clube só porque há 20 anos que não está no principal escalão do nosso futebol. Mas com estas atitudes destas bem que podem esperar mais 20 anos porque com este apoio não irão ter uma subida para o pé dos "grandes" tão depressa.
Para nós foi a primeira e última tentativa de excursão. Como é possivél no dia do término das inscrições haver apenas 17 inscritos? Não me venham com tretas que é por causa do tempo, ou de não haver dinheiro, porque que eu saiba encheu-se autocarros para ver por exemplo o Sporting - Bayern e que eu saiba estava uma chuvada imensa e o preço era de 45€ a viagem mais o bilhete. E mais autocarros houvesse mais pessoas iam. Mas claro trata-se de um "grande" e de um jogo da Champions.
Cara massa associativa tenham vergonha na cara e pensem bem se é isto que querem para o maior clube do interior e da nossa cidade!!
A todos os que se inscreveram um muito bem haja e muitas desculpas por a viagem não se realizar conforme era esperado por nós.
Para finalizar espero que não haja nenhum autocarro nos jogos em que possivelmente o SCC poderá garantir a subida, porque de sócios e massa associativa de "bons momentos" está o clube FARTO!!
Ultras Covilhã
Sopranos há moda portuguesa
Há mais de dois anos que o Ministério Público (MP) está a investigar suspeitas de outros «sacos azuis» relacionados com os negócios do lixo.
A notícia surge na edição desta quinta-feira do jornal Diário de Notícias, que revela ainda que as situações foram descritas por antigos dirigentes da empresa Resin, no âmbito do processo de Fátima Felgueiras, que denunciaram simulação de contratos, viagens pagas a autarcas e apoios financeiros nas campanhas eleitorais.
Estes processos tiveram origem nas declarações de antigos responsáveis da Resin (empresa privada de tratamento e recolha de lixo) que, durante a investigação do processo do «saco azul» da Câmara de Felgueiras, ofereceram ao Ministério Público um autêntico roteiro sobre práticas de corrupção nas autarquias: um antigo director administrativo da empresa revelou ao MP ter tido conhecimentos de simulação de contratos e empolamento de custos que «envolveram as Câmaras Municipais de Matosinhos, Vila Nova de Gaia, as Associações de Municípios do Vale do Sousa, Planalto Beirão e a Área Metropolitana do Porto», sobretudo em questões relacionadas com a Lipor, uma associação de municípios da Área Metropolitana do Porto responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.
Mau tempo
Freguesia praticamente isolada
A estrada que liga à freguesia de Verdelhos à sede de concelho está fechada ao trânsito, depois de parte do solo ter desabado e ter cortado literalmente aquela via, anunciou ontem de manhã o vice-presidente da Câmara da Covilhã, João Esgalhado. “A água da chuva abriu uma vala com seis metros de profundidade e 10 de largura, que vai obrigar a realizar um novo aterro, recolocar manilhas e pavimento”, explicou o autarca. Segundo referiu, nos próximos dias, a população de Verdelhos vai ter que usar, como alternativa, a estrada de Vale da Amoreira.
No resto do concelho há terras, muros e outros detritos arrastados para as estradas, mas que João Esgalhado previa ficaram limpas ainda ontem.
CRIANÇAS SEM AULAS
Os jovens de Verdelhos em idade escolar ficaram, ontem, sem aulas na sequência do corte da estrada, disse ao Diário XXI, Armindo Rosa, presidente da Junta de Freguesia. “Os cerca de 40 alunos da pré-primária e do primeiro ciclo não tiveram aulas, porque as professoras não conseguiram chegar a Verdelhos”, enquanto cerca de meia centena de alunos do segundo e terceiro ciclos, que frequentam a escola C+S do Teixoso, “não tiveram o habitual transporte escolar feito pela empresa Joalto”, acrescentou.
“A população está praticamente isolada”, disse o autarca. A estrada que liga Verdelhos a Vale da Amoreira, no concelho de Manteigas, “está em obras e um carro ligeiro dificilmente lá passa”, acrescentou Armindo Rosa.
A população está ainda sem telefones da rede fixa e sem televisão. “Ainda não sabemos quando a situação pode estar normalizada”, disse o presidente da Junta de Freguesia.
O autarca admite que a estrada de ligação entre Verdelhos e o Teixoso só seja reaberta “dentro de duas semanas”, devido aos trabalhos que é necessário efectuar naquele troço, requalificado há cerca de meio ano.
Consequências do temporal
Serra da Estrela
Duas estradas estão desde ontem cortadas na Serra da Estrela devido ao desabamento de terras provocado pela chuva, segundo o Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda: a EN 338 (Piornos-Manteigas) e a EN 231 (Seia-Loriga-Vide).
*Se alguém tiver umas fotos por aí de desabamentos, casas soterradas, carros arrastados pela força das águas enviem para o mail da máfia, que nós gostamos de sensacionalismos.
quarta-feira, outubro 25, 2006
DRABI multa, autarca desconhece
O processo de contra-ordenação começou a ser instruído após a Câmara da Covilhã, no entender da DRABI, ter desrespeitado os pareceres negativos da Comissão Regional da Reserva Agrícola da Beira Interior (CRRABI) que não autorizavam a desafectação de duas parcelas de terreno destinadas a fins agrícolas. Os pareceres negativos foram emitidos a 23 de Março e 17 de Maio de 2005 e a sua “violação” levou a DRABI a enviar o processo, no dia 19 de Julho de 2005, à Inspecção Geral de Administração do Território (IGAT) e, posteriormente, ao Ministério Público da Covilhã. “Da IGAT ainda não temos nenhuma resposta, mas o Ministério Público mantém em aberto um processo de averiguação”, referiu Rui Moreira ao Diário XXI. Agora, a decisão da CRRABI considera ainda não ser suficiente pagar a multa. “É preciso repor as condições em que o terreno se encontrava”, acrescenta.
CARLOS PINTO CRITICA RUI MOREIRA
“A Câmara desconhece completamente o que quer que seja”, disse ao Diário XXI o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, depois de confrontado com a informação da multa. “Como os jornais souberam primeiro que a Câmara, isso significa que temos na agricultura quem se preocupe mais com a especulação pública do que com a produção agrícola”, acrescenta o autarca.
“O senhor Rui Moreira é mais conhecido por ter deixado a Adega da Covilhã à beira da falência e perseguir câmaras”, conclui Carlos Pinto.
Sobre a situação dos terrenos que começaram a ser movimentados para construção da urbanização da Quinta do Freixo, Carlos Pinto sublinhou que “não há nada de novo”.
Diário XXI
“Temos planos a mais”
Mas o anfitrião, presidente da Câmara da Covilhã, vai mais longe e diz que “já há planos e condicionamento a mais. Do que precisamos é liberalizar e estabelecer confiança entre os decisores e a administração local para que questões como o urbanismo possam ser geridas mais localmente”. Segundo Carlos Pinto, actualmente existe uma rede confusa “de instituições e entidades que, no caso da Covilhã, tomam decisões a 300 quilómetros de distância através de técnicos que ninguém conhece”.
Carlos Pinto exemplifica com o Plano de Urbanização da Grande Covilhã. “Está há seis anos para aprovar, mas actualmente ainda está sob consulta de 18 entidades. Não há ninguém que não tenha uma palavra a dizer, quando na maior parte das vezes fazem avaliações redundantes”, queixa-se o autarca.
“Isto trava o desenvolvimento e, obviamente, afasta quem quer desenvolver. Se a este cenário no ordenamento do território juntarmos os tribunais e outros problemas, percebemos porque há tanta gente que não quer vir para Portugal”, sublinha.
Diário XXI
D'ZRT - Para mim tanto faz, plágio?
É só impressão minha ou a música dos D'ZRT intitulada Para Mim Tanto Faz, é muito mas mesmo muito semelhante a estas duas: Nami Tamaki - High School Queen e Efecto Mariposa - Que Mas Da? Além disso parece-me que o álbum dos D'ZRT é um lançamento mais recente que os dois anteriores de onde costam as outras 2 faixas mencionadas...
Universidade de Aveiro Suspende Praxes
A Universidade de Aveiro ordenou a suspensão das cerimónias da praxe académica, noticia hoje o "Correio da Manhã". A reitora Helena Nazaré pretende alterar o regulamento das praxes e pondera mesmo por-lhes fim definitivamente na sua universidade.
Sou caloiro na UBI-Covilhã, e sinceramente penso que todo este ritual das praxes não passa de uma maneira baixar a reputação do ensino em Portugal, enquanto que na maior parte das universidades do pais a praxes têm a duração de apenas 1 semana, nesta instituição têm a duração de 1 mês e meio chegando mesmo a coincidir com testes e impedindo os alunos de se prepararem para os mesmos. Existe tambem uma hierarquia dentro do código de praxe que não tem outro nome que seja uma hierarquia de burros em que são valorizados estudantes que andam 15 anos para tirar um curso de 5. Todos estes rituais acabam por ter um carácter desviante levando a um maior consumo de álcool por parte dos estudantes e consequentemente ao insucesso académico. Para bem de todos e do país que precisa a todo o custo de mão de obra especializada é bom que este tipo de rituais passem a ser mais controlados e tambem mais limitados.
Hoje é dia de Baptismo!
terça-feira, outubro 24, 2006
A Escolha de Parrovski
Carlos Pinto chumba promoção turística da Serra da Estrela
“A região da Serra da Estrela não está a captar um número de turistas que esteja de acordo com o seu potencial”. A declaração pertence a Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que considera a oferta turística e o conjunto de equipamentos hoteleiros à disposição “longe de corresponder ao fluxo de visitantes esperado”. Excesso de burocracia, falta de imaginação e recursos, e a inexistência de “uma proposta global para a região, com uma malha de eventos que atraia pessoas”, foram alguns dos problemas que o autarca apontou durante a sua intervenção na sessão solene do 136º aniversário da elevação da Covilhã a cidade, na sexta-feira. Sem concretizar a quem dirigia estas e outras críticas, mesmo quando questionado se o alvo seria a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), o autarca disse “não estarem em causa pessoas ou instituições” e classificou-as de “reflexão”. “Creio que toda a gente comunga que não estamos a tratar a promoção turística com organização e com eventos que constituam um programa que chame turistas à nossa região”, disse o edil, mais tarde, aos jornalistas, acrescentando que esta posição é partilhada por outras autarquias. “Vários municípios repartem este descontentamento. São muitos e com razão”, afirmou, sem anunciar quais os concelhos com quem a Covilhã tem conversado sobre estas preocupações. Entre o grupo de “insatisfeitos” tem existido diálogo que “vai intensificar-se”, segundo Carlos Pinto, para que “alguma coisa mude”. “O que nós sentimos é que a competição no mundo turístico é extremamente rigorosa e não podemos ter apenas o contentamento de haver uma estrutura, que não faz a alavancagem de projectos, de certames e de eventos de diversa natureza”, especifica.O que será feito pelas câmaras que pedem mais trabalho na área do turismo não é clarificado, mas poderá passar pela criação de um novo organismo, ou pela alteração de estratégia do que já existe. São pelo menos essas as ideias que Carlos Pinto reafirma: “Quando nós temos uma organização e há críticas a fazer, das duas uma: ou essa organização muda, ou então criamos uma nova. É isto que está na mesa”. “É a altura de nós ponderarmos tudo isto, de se dizer às câmaras que é necessário um orçamento mais significativo e apostarmos nesta imagem da nossa Serra e de cada um dos concelhos envolvidos”, conclui.(...)
UBI em busca de roupa que não engelha....
Trio de Castelo Branco vence Copa Mundial de Acordeão
O agrupamento musical, constituído por Carisa Marcelino (acordeão) Ana Luísa Marques (violoncelo) e Sérgio Neves (clarinete), triunfou num evento disputado entre 18 e 22 de Outubro e que juntou 90 músicos de 30 países.
«Fomos com a expectativa de ganhar o primeiro prémio. Desta vez, conseguimos. É a cereja em cima do bolo depois de dois anos de trabalho», afirmou o clarinetista Sérgio Neves.
Formado em Outubro de 2004, no âmbito da disciplina de música de câmara da ESART, o «Desconcertante Trio» tem direcção artística de Paulo Jorge Ferreira, docente da escola, que, juntamente com Sérgio Azevedo, assinou as obras interpretadas pelo grupo de jovens.
Diário Digital
Foto roubada aqui
Carlos Xistra pondera agir judicial e desportivamente contra José Veiga
Recorde-se que Carlos Xistra já manifestou intenção de apresentar uma queixa à Liga contra Fernando Santos pelas declarações deste no final do jogo.
Já és amigo do padrinho e da Máfia???
http://mafiadacova.hi5.com
Todos os partidos com falhas nas contas
PS, PSD, CDS-PP, CDU, BE, PCTP/MRPP, PDA, PNR, PH, PND e POUS, todos cumpriram a obrigação de entrega de contas ao TC, mas também todos apresentaram «situações irregulares», evidenciadas por uma auditoria realizada pelas empresas PriceWaterhouseCoopers e Moore Stephens, refere o acórdão do Constitucional, com data de 116 deste mês, mas divulgado apenas na segunda-feira.
Entre as várias as «ilegalidades especificamente sancionadas», o TC concluiu que PS, PSD, CDS-PP e BE não reflectiram nas contas as receitas provenientes de contribuição dos partidos políticos e que social-democratas, democratas-cristãos e o PDA violaram o dever de «certificação» dessas contribuições.
O TC considerou ainda que o PS violou o dever de percepção das receitas
e pagamento das despesas de campanha através de conta bancária específica e que houve «insuficiência de mecanismos internos de controlo das acções de campanha» por parte de PSD, CDS-PP, CDU, BE, PNR e POUS.
O dever de percepção de donativos não titulados por meio bancário que permita identificar montante e origem ou por cheque foi, segundo o acórdão do TC, violado pelo PSD, pelo CDS-PP e pela CDU.
CDS-PP e PNR não reflectiram nas contas todas as despesas com acções de
campanha, a CDU não reflectiu nas contas a subvenção estatal recebida e democratas-cristãos e bloquistas não apresentaram contas consolidadas.
Todos, menos PCTP/MRPP, PDA e PND, desrespeitaram o dever legal de apresentar receitas provenientes de angariação de fundos em anexo ou em lista própria e PSD, CDS-PP e PDA não apresentaram os extractos bancários de movimentos das contas da campanha.
De acordo com o TC, CDU, BE e PDA apresentaram documentos de suporte de
despesa com deficiências ou cuja titularidade suscita dúvidas, não permitindo confirmar que a despesa respeita à campanha eleitoral, e o PH apresentou documentos não titulados pela candidatura.
O PCTP/MRPP não apresentou certificativo das despesas e, bem como o PND
e POUS, recebeu receitas de angariação de fundos após as eleições, sobre as quais o TC considera não poder «afirmar com segurança que respeitam à campanha».
in Visão Online
Se nem as contas dos partidos são capazes de apresentar em condições, imagino como não será com as contas do país. Se calhar o défice ainda é fruto de algum erro contabilistico... :)
segunda-feira, outubro 23, 2006
Lançamento de nova Plataforma Comunitária
João Carlos Correia, director do projecto Proximedia explica o que é o portal e quais os objectivos por de trás da sua criação.
O COMUNITATIS apresenta várias valências comunitárias e usa as novas tecnologias de interactividade para experimentar e dar a conhecer as actividades do projecto. Um dos objectivos é aproximar as pessoas em torna do temas comuns.
A participação no COMUNITATIS está aberta a todos os que quiserem participar e colaborar. João Carlos Correia adverte no entanto que a participação está sujeita ao cumprimento do estatuto editorial e a uma utilização sensata.
Inserido dentro do projecto Proximedia o COMUNITATIS funciona como um laboratório e como uma montra. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) o Projecto Media, Cidadania e Proximidade (Proximedia) é um projecto que procura discutir o papel que os media regionais, comunitários e on-line desempenham junto dos cidadãos, na dinamização da sua vida comunitária. Assim o seu estudo e analise foca-se me dois domínios; os media regionais e locais e no campo do webjornalismo e dos media on-line.
A parte mais visível deste projecto é para já o portal COMUNITATIS e as jornadas que tem organizado e apoiado. As próximas jornadas do projecto estão marcadas para 22 e 23 de Novembro na Universidade da Beira Interior (UBI) com participação de investigadores de Cardiff, Pernambuco, Universidade Nova de Lisboa, UBI e UTAD.
No entanto para além da parte mais visível o Proximedia tem ainda promovido publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais. Patrocina ainda o intercâmbio de investigadores portugueses e internacionais com presenças em Portugal de vários peritos estrangeiros e a deslocação de investigadores nacionais para fora. A realização de inquéritos de opinião sobre vários temas nomeadamente a relação entre os jornalistas e o poder e o uso dos media pelas comunidades emigrantes são outra das vertentes do trabalho deste projecto.
www.comunitatis.ubi.pt
via Sexta-Feira 13
Câmara analisa venda da água
A alienação da empresa municipal de águas foi tema forte da sessão da Assembleia Municipal de sexta-feira, destinada a assinalar os 136 anos da cidade. De todos os quadrantes políticos se ouviram críticas à decisão camarária, com excepção do PSD, que suporta a maioria no executivo municipal.
Diário XXI
Sp.Covilhã 0-2 Operário
Classificação
1 Operário 12
2 Fátima 12
3 Pombal 10
4 Nelas 10
5 Oliv. Bairro 9
6 Sp. Covilhã 8
(...)
14 Lusitânia 1
Este não foi nada um bom resultado para o SCC se quer lutar pela subida. O jogo na próxima semana contra o Fátima é de fulcral importância.
Por isso, apelo a todos os pecadores que acompanhem o Sp. Covilhã até Fátima e aproveitem a viagem dos Ultras e façam uma visita ao Santuário.
E de forma a acompanharem a claque vestidos a rigor comprem também um cachecol por apenas 5 euros. Vá lá não custa nada!!
domingo, outubro 22, 2006
Papaya não! Bifana do Horácio sim!!!!
E se de repente alguém lhe chamar cromo?
Vamos aos factos. O caso aconteceu no lugar de Fátima Velha, distrito de Coimbra, a 24 de Novembro de 2004. Nesse dia, dois soldados da GNR, D. (não está identificado no acórdão da Relação de Coimbra) e Sónia Alexandra Santos, dirigiram-se a casa de A. (também não identificado), de 33 anos à data dos factos, para apurar se este tinha estado envolvido num acidente de viação ocorrido pouco tempo antes. Os dois militares, que se encontravam fardados, foram recebidos com estas expressões da parte de A. : "Vocês são uns cromos" e "eu participo de vocês e saem da Guarda num instantinho". A. foi processado e o Tribunal de Ourém condenou-o a pagar uma multa de mais de 900 euros e na pena subsidiária de 50 dias de prisão. O arguido recorreu para a Relação com o argumento de que a expressão "cromos" não é injuriosa e que pode ser usada como sinónimo de "bom estudante, aplicado, inteligente, esperto", tal como o é "no programa Morangos com Açúcar" (é o arguido que o alega). A. sustenta ainda que quando chamou "cromos" aos dois militares queria dizer, por exemplo, "vocês são uns ases" ou "vocês estão armados em bons".
O arguido alega ainda que a expressão "cromos" foi adoptada pelas gerações recentes para designar aquela pessoa "que adquiriu notoriedade", o que nada tem de "negativo e muito menos pejorativo".
Argumentação que não colheu frutos junto da Relação de Coimbra, que julgou improcedente o recurso. "O significado actual da palavra "cromo" não se reduz à versão doce da série Morangos com Açúcar", responderam os desembargadores, atirando: "o arguido ao referir aos agentes que eram "cromos" (...) não estava a elogiá-los, antes quis chamar-lhes por modo sub-reptício "parvos", "palhaços", "idiotas", "ridículos"", bem como "achincalhar e amesquinhar" os dois militares.
Os desembargadores entenderam que "cromo" pode também ter o significado de "pessoa ridícula, alvo de troça, de chacota", sendo por isso uma expressão "pejorativa", e que ao chamar "cromos" aos soldados da GNR o arguido quis atingi-los no seu brio profissional, reputação e auto-estima.
"Todos sabemos que os termos, palavras ou expressões se tornam injuriosas ou ofensivas do bom nome e consideração alheias, não pelo significado constante de qualquer dicionário, mas pela conotação que lhes é dada pelo povo", concluem os juízes da Relação de Coimbra, que recusaram por unanimidade o recurso do arguido, confirmando, assim, a sentença da primeira instância - chamar "cromo" a alguém é crime de injúria.
DN Online
Cuidado com os nomes que chamam seus conas da mãe!!!!
sábado, outubro 21, 2006
Mafioso Quanto Baste...
Argumento: Sidney Lumet, T.J. Mancini
Com: Vin Diesel, Peter Dinklage, Linus Roache
Sinopse: Baseado na história verídica de "Fat Jack" Dinorscio. Depois de vários anos de investigação, 20 membros da família Lucchese, mafiosos de Nova Jersey, são levados a tribunal, acusados de 76 crimes diferentes. Jack tem a oportunidade de reduzir a pena a que foi condenado se testemunhar contra alguns dos seus amigos mais próximos. Mas Jackie recusa trair a sua "família" e chega ao ponto de se defender a si próprio, no que ficou na altura conhecido como o mais longo julgamento criminal de todos os tempos.
Site Oficial
Em exibição no Teatro Cine da Covilhã às 21 e 45.
Concurso de aeroporto lançado em Novembro
O presidente da Câmara da Covilhã quer que o concelho se afirme em termos de turismo, considerando que, para tal, se assume como “prioridade indiscutível” a construção do novo aeroporto, que terá uma pista de aterragem para aviões até 110 lugares. A infra-estrutura, que será lançada a concurso já no próximo mês, vai ser construída em Terlamonte. “Não tenho dúvidas que o aeroporto se vai construir”, realçou Carlos Pinto.
O autarca lamenta que “oferta turística da região e o conjunto de equipamentos hoteleiros à disponibilização dos turistas esteja longe de corresponder ao fluxo de visitantes esperado” e, para cumprir o anseio de trazer mais turistas à cidade, é preciso “encontrar um novo modelo organizativo de promoção do turismo”, afirmou. Nesse sentido, o edil adiantou que quer fazer da Covilhã “uma cidade de grande oferta turística no domínio do turismo histórico-patrimonial e de natureza”. Assim sendo, a câmara vai avançar com o Museu da Cidade, na zona do castelo, está a requalificar a judiaria e vai construir um Parque Botânico.
Ler mais in Kaminhos
O conceito de Turismo de Natureza do nosso autarca será que se refere unicamente a este Parque Botânico ou será que é mais amplo e abrange o que se está actualmente a fazer e se prevê continuar a fazer na Serra da Estrela?? E este novo Aeroporto será que vai mesmo trazer mais turistas à cidade? Será mesmo uma "prioridade indiscutível"?? O tuga nem sequer apanha avião para o Algarve acha que vai apanhar para aqui???? Ou será que vamos querer enganar turistas do outro lado do Atlântico de que a Cova tem uma das Serras com uma das melhores estâncias de esqui da Europa?? Desculpem, mas este aeroporto ainda me parece mais disparatado que o da OTA!!
Apreendidas mais de dez mil cópias de livros em Lisboa, Braga e Covilhã
Os livros apreendidos eram na sua maioria de carácter técnico, tendo sido encontradas versões impressas em papel, digitalizadas e guardadas em computadores.
Segundo a IGAC, as maiores apreensões ocorreram em Braga, onde só em duas reprografias de um mesmo estabelecimento de ensino superior foi detectada mais de uma centena de livros já fotocopiados e apreendidos cinco computadores e um servidor com milhares de livros digitalizados.
Público
sexta-feira, outubro 20, 2006
Correio do Leitor
Instituto Gene leva 10 tecnológicas brasileiras para Portugal
Dez empresas brasileiras de tecnologias de informação (TI) vão instalar-se em Portugal no final de Novembro, depois de ter sido estabelecida uma parceria entre o Instituto Gene, do Estado de Santa Catarina, e o Parkurbis, um centro de incubação de empresas localizado na cidade da Covilhã, no interior de Portugal, avança o Portugal Digital.
Segundo a mesma fonte, que cita a imprensa de Blumenau, a parceria prevê que a instalação das 10 empresas brasileiras no Parkurbis se concretize a 27 de Novembro.
O programa, intitulado "Incubação Cruzada", "permite assim às empresas Diativa Informática, HBSIS, Lector Tecnologia, Megasul Informática, Microton Informática e QuickSoft, entre outras, um primeiro contacto com o mercado português", Estas seis são de Blumenau e as restantes são de outras cidades do Estado de Santa Catarina.
Jornal de Negócios
quinta-feira, outubro 19, 2006
Breves do JF - Covilhã
PLANO TECNOLÓGICO NACIONAL
CURSOS TAMBÉM NA COVILHÃ
FLORIANÓPOLIS ADERE AO PROJECTO DA COVILHÃ
Para defesa dos valores sociais
FESTA DOS CALOIROS PROMETE
Associação dos Têxteis e a FETESE celebraram acordo histórico
Cinco personalidades distinguidas nos 136 anos da Covilhã
O poeta Ernesto de Melo e Castro e D. José dos Santos Garcia serão ambos agraciados com a medalha de ouro. O primeiro dispensa apresentações. Poeta, crítico e ensaísta, Ernesto de Melo e Castro nasceu na Covilhã em 1932 e, como muitos do seu tempo, optou por uma formação profissional vocacionada para os lanifícios. Licenciou-se em Engenharia Têxtil em Bradford (Inglaterra) em 1956 e, durante algum tempo, foi técnico de produção em várias fábricas têxteis locais e professor no ensino tecnológico. Doutorou-se em Letras pela Universidade de São Paulo em 1998, mas já antes, e desde 1982, ministrou no Brasil diversos cursos de Literatura Portuguesa. É também um dos introdutores do experimentalismo poético em Portugal e um pioneiro da videopoesia, área onde desenvolveu o projecto "Signagens" na Universidade Aberta, entre 1985 e 1989. «É uma figura de grande interesse nacional», destacou Carlos Pinto, quando revelou à imprensa a lista dos homenageados escolhidos pelo executivo.
Já D. José dos Santos Garcia, bispo resignatário de Pemba (Moçambique), nasceu na Aldeia do Souto em 1913. Foi obreiro da Missão de Mutuáli e a ele se deve a primeira congregação religiosa de Moçambique, as "Filhas do Coração Imaculado de Maria". Foi nomeado bispo de Porto Amélia em 1957 (hoje Pemba), tendo regressado a Portugal em 1974. Desde então tem dedicado o seu tempo a colaborar com a Diocese da Guarda.
Com a medalha de prata serão distinguidos Lambelho Ramos, José dos Santos Taborda e Manuel Gomes Dinis. O primeiro é empresário e foi presidente na Câmara da Covilhã entre 1986 e 1989, enquanto que José dos Santos Taborda é engenheiro civil e foi vereador na autarquia em 1994 pela lista de Carlos Pinto. Antes, em 1990, concorreu à Câmara da Covilhã pelo PS. Manuel Gomes Diniz, da "Casa Diniz", será também homenageado por ser o comerciante mais antigo da cidade. «Começou como empregado e chegou a empresário estimado e de grande reconhecimento por todos», referiu Carlos Pinto.
Os homenageados foram escolhidos pelo «peso que têm para a cidade, o contributo para o desenvolvimento e para a afirmação do concelho», esclareceu o edil, afirmando estar «satisfeito por assegurar, mais uma vez, que a Covilhã não esquece quem é, efectivamente, merecedor desta distinção». Do programa das comemorações constam, entre outras actividades, as inaugurações da sede do núcleo da Covilhã da Cruz Vermelha Portuguesa, do novo jardim-de-infância e creche do Tortosendo, do centro de dia de Vales do Rio e de obras nas freguesias do Ferro e Coutada
O Interior
Atão e o Sócrates não leva uma medalhita??? :) Eehhehehehhehe....
Isto amanhã é que vai ser cortar fita!!!
Aviso à navegação: Internet Explorer 7.0
Zona proibida durante mais um mês
Uma faixa de rodagem no sentido ascendente da Alameda Pêro da Covilhã, entre o Centro de Saúde e Santa Eufémia, deverá continuar fechada ao trânsito por razões de segurança durante, pelo menos, mais um mês. A Câmara proibiu, com a colocação de fita sinalizadora, a circulação naquela faixa e no passeio junto à ribanceira virada para o Serra Shopping, devido ao risco de deslizamento de terras provocado pela chuva. O risco surgiu com a construção de um edifício de habitação no sopé da ribanceira. A obra movimentou terras que sustentam a Alameda e o passeio circundante, abrindo fissuras no asfalto. “Por prevenção, fechámos aquela faixa de rodagem”, circulando o trânsito apenas por uma (esquerda) das duas faixas, explica o vereador Vítor Marques, da Câmara da Covilhã. O autarca, que garante estar a acompanhar, no local, o estado da Alameda, dia-a-dia, acredita que a medida garante a protecção necessária a quem ali passa, ao mesmo tempo que afasta a sobrecarga do trânsito dos solos em risco. Quanto à obra em si, sublinha que “é de um privado”.
(...)
Muro sob vigilância na Calçada Alta
Devido ao facto de estar localizada numa encosta com alguns declives acentuados, a Covilhã sempre foi uma cidade sensível aos problemas de quedas de muros e deslizamento de terras. Vários acidentes já aconteceram nos últimos dez anos, mas sem causar vítimas - um deles quase miraculosamente, há cerca de dez anos, quando um muro de suporte se abateu sobre um estabelecimento comercial na Rua da Indústria, que estava vazio por ser hora de almoço.
Quedas de terras junto à chamada fábrica velha e na zona da Fonte das Galinhas, bem como o desmoronamento de parte da antiga muralha, junto ao mercado, fazem parte dos registos.
“Neste momento estamos preocupados com um muro na zona da Calçada Alta”, referiu Vítor Marques ao Diário XXI. O muro, num “canto” da Rua José Ramalho, apesar de “já estar fora da zona de intervenção da Câmara”, está sob vigilância da autarquia. “Já pedi aos técnicos para acompanharem a situação”, nomeadamente através da vigilância de algumas fissuras que já surgiram”.
Segundo o autarca, “a situação dos muros é imprevisível”. “Há muros com pouca espessura que eu não acreditava que aguentassem determinadas pressões, mas há casos em que esses resistem e outros não”, refere.
Diário XXI
Ui ui...estes estudos de engenharia não devem ter sido grande coisa...Oxalá a variante não venha abaixo!!
Governo apresenta hoje plataforma Inovar, dirigido às PME
A apresentação da plataforma Inovar terá lugar na Universidade da Beira Interior, Covilhã, e contará com as presenças do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, do presidente do IAPMEI, Jaime Andrez, e do coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.
Segundo Jaime Andrez, a plataforma Inovar resulta «num conjunto de ferramentas de auto-diagnóstico» dirigido às PME portuguesas, que permite ajudá-las a «definir estratégias» nas áreas em operam.
«Permite também ao IAPMEI desenvolver programas de assistência técnica para ajudar as empresas a implementar o seu negócio», adiantou Jaime Andrez.
Numa primeira fase, que já está disponível no site do IAPMEI, as PME têm acesso a uma ferramenta de auto-avaliação, que fornece informação sobre as suas capacidades de competitividade e inovação.
Diário Digital
1ª MOSTRA DE AVES DA BEIRA INTERIOR
A Junta de Freguesia do Ferro, e o Clube Ornitológico da Beira Interior, vão levar a cabo a 1ª Mostra de Aves da Beira Interior, que irá realizar-se nos próximos dias 20, 21 e 22 de Outubro (6ª feira das 14h às 22h; sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h) no Salão da Casa do Povo e congregará todos os criadores de aves e as empresas do ramo, que a ele se associaram.
A organização conta ter em exposição cerca de 500 aves ornamentais – Papagaios, Canários, Periquitos, Araras, etc, num certame pioneiro na Beira Interior.
Neste evento poderá adquirir, vender ou trocar as suas aves, bem como todo o material necessário para ser um criador de sucesso.
A Junta de Freguesia do Ferro e a Câmara Municipal da Covilhã , desde já convidam V. Exa. a visitar-nos e a admirar as aves em exposição.
Ouvi dizer que são mais de 500 as aves inscritas! E algumas bem interessantes e únicas. Passem por lá a ver a passarada!!
Serra da Estrela tem terceira porta de entrada
Trata-se da estrada Estrada Nacional (EN) 338 que liga a Portela de Arão (EN 231), em Loriga, à Lagoa Comprida (EN 339), transformando-se, assim, em mais uma porta de entrada para o maciço central.
Com uma orientação de poente/ nascente e uma extensão de 9,2 quilómetros, a obra custou três milhões 625 mil euros e compreendeu a realização de trabalhos especializados de terraplanagem, drenagem, pavimentação, e equipamentos de sinalização e segurança.
in Diário XXI
Cá está mais uma estrada que não se compreende muito bem.