segunda-feira, novembro 20, 2006

Câmara abre concurso para anteprojecto de aeroporto

Uma média de 100 mil passageiros por ano poderão passar pelo futuro aeroporto da Covilhã, segundo a previsão da autarquia, caso se concretize a construção desta infra-estrutura. Este número é uma das conclusões do estudo levado a cabo pela comissão que, ao longo dos dois últimos anos, analisou as necessidades da cidade e da região, e que vão servir de base para a concepção do anteprojecto, cujo concurso público internacional foi aberto na última sexta-feira.
Com localização prevista para Terlamonte, freguesia do Teixoso, o aeroporto terá uma pista com dois mil e 300 metros de extensão e capacidade de acolhimento até 20 aviões com capacidade para 125 passageiros. A construção de uma nova estrutura, em detrimento da ampliação do actual aeródromo, resulta precisamente do facto de não ser possível atingir estas características, segundo foi avançado na reunião do executivo autárquico da última sexta-feira.

A construção do aeroporto, cujo investimento não é ainda possível de calcular, é uma necessidade não só para o concelho, mas também para a região, de acordo com Carlos Pinto. “A análise feita pela comissão aponta para o facto de existirem condições de natureza económica e objectivos de natureza turística, que apontam para a incapacidade de resposta dos aeroportos actuais – Lisboa, Porto, e eventualmente a Ota”, referiu o presidente da autarquia serrana.

Diário XXI

Sem comentários: