segunda-feira, setembro 04, 2006

Franceses contra Mourinho

Os elementos da selecção francesa criticaram este domingo o treinador português José Mourinho pelo uso do termo «escravo» para se referir à situação de Claude Makelele na selecção francesa. Recorde-se que Raymond Domenech convocou o médio, treinado por Mourinho no Chelsea, depois deste ter anunciado a sua retirada da selecção, após o Mundial Alemanha 2006. O seleccionador francês ameaçou-o com uma suspensão caso este se recusasse a jogar pela França. Mourinho não gostou e disse que Makelele era tratado como um escravo.
Domenech foi o primeiro a criticar as declarações de José Mourinho. «Usar este termo é desconcertante. Há pessoas que morreram para se libertarem da escravatura. Usar essa palavra é um insulto», considera o treinador, em declarações à TF1. Patrick Vieira, capitão da selecção gaulesa, limitou-se a comentar que Mourinho «não devia ter usado a palavra».
Lilian Thuram foi mais longe, mostrando-se extremamente sentido pelo discurso do técnico do Chelsea. «Se Mourinho usa um termo como este, é porque não sabe do que está a falar. Ele não sabe o que é a escravidão. Não deve ter dito isto porque é estúpido, mas porque desconhece o significado da palavra», criticou o francês.
Thuram diz não perceber o alcance dos comentários de José Mourinho: «Isto não tem nada a ver com futebol. Mourinho faz comentários para ofender. Realmente não vejo como é que a situação de Claude pode ser comparada com a de um escravo».

Sem comentários: