quinta-feira, abril 30, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"

foto

Menos cereja, mas de melhor qualidade
Menos, mas melhor cereja. São estas as previsões para a campanha deste ano na Cova da Beira, região responsável por mais de metade da produção nacional de cereja. A quebra em relação ao ano transacto deve situar-se nos 20 por cento, pelo que deverão ser produzidas quatro mil toneladas este ano.


Descobrimentos já mereciam um museu assim

Em todo o território nacional é o primeiro museu dedicado à temática dos descobrimentos. A ligação entre Portugal e Brasil é feita com história e multimédia, sempre a partir de Belmonte. A inauguração foi no domingo. Lula da Silva enviou um telegrama a enaltecer a coragem de Belmonte. Em 1966, o JF quis falar deste museu, mas a censura não deixou.

foto"Tenho é medo dos salazarinhos"
O Hotel Príncipe da Beira acolheu, no dia 24 de Abril, Fernando Dacosta. O pretexto era o recente lançamento da obra “Os Mal-Amados”, que foi apresentada pelo director do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro Neves. Mas a conversa estendeu-se para além das páginas do livro.



Medalha de Mérito "chegou" 43 anos depois

Libério Candeias Lopes teve uma surpresa há dias quando o informaram da atribuição de uma medalha de mérito. Um amigo, militar no activo, em conversa sobre a guerra colonial informou-o que tinha lido por acaso, a atribuição da Medalha de Mérito Militar de 4.ª classe. A data da condecoração é de 28 de Fevereiro de 1966.


Condutores envolvidos no acidente da A23 vão ser julgados


Os dois condutores envolvidos no acidente ocorrido em Novembro de 2007 na A23, que provocou a morte de 17 pessoas, vão ser julgados por 17 crimes de homicídio por negligência e crimes por ofensas à integridade física. A decisão foi anunciada pelo juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco.



A empresa concessionária das Minas da Panasqueira está à procura de novos parceiros para o escoamento total da produção de volfrâmio e que tem sido na ordem das 160 toneladas por mês.

A crise económica mundial “obrigou “ o mais importante cliente da Beraltin, a multinacional americana Osram, a reduzir drasticamente a compra do volfrâmio da Panasqueira e dessa forma a Beraltin, viu-se obrigada a repensar a estratégia de custos de produção, explicou à Rádio Jornal do Fundão o administrador das Minas da Panasqueira no dia em que foi suspensa a greve de dois dias, prevista para 29 e 30 de Abril..

Entretanto, não se tem revelado fácil a missão de encontrar novos parceiros que comprem todo o volfrâmio da Panasqueira. Apesar do cenário criado pela crise económica e pela descida do preço do volfrâmio, a administração das Minas da Panasqueira quer evitar uma reestruturação de horários (lay off) e até Agosto o plano de trabalho deverá manter-se.

Os 326 mineiros da Panasqueira deverão manter-se na empresa e “em plenário de trabalhadores decidiram dar o benefício da dúvida à Beraltin”. Em Agosto deverão ser retomadas as negociações sobre eventuais “aumentos salariais e o regresso dos prémios de produção” que a partir de um de Maio deixarão de existir, devido ao decréscimo de encomendas de volfrâmio.

Ficheiros para Download





O Sp. Covilhã regressou este domingo às vitórias, ao bater o Estroril-Praia, em casa, por 2-1. Os três golos da partida foram apontados de grande penalidade. Primeiro foram os estorilistas a marcar, por Barge, mas ainda antes do intervalo Elivelton converteu dois castigos máximos e virou o resultado.

O Estoril-Praia, com bons executantes no meio campo, apresentou uma equipa compacta, que dominou a intermediária do terreno e, desta forma, dificultou a vida aos “leões da Serra”, obrigados a jogar em contra-ataque.

Esta disposição dos dois conjuntos tornou-se ainda mais notória ao longo da segunda parte, em especial nos 15 minutos iniciais, quando a equipa visitante forçou o ataque, colocando os comandados de Helio Sousa defender em cima da sua grande área.

À medida em que o tempo foi passando, o Estoril-Praia passou a ter total domínio territorial, mas sem consequências, enquanto os locais não aproveitaram o balanceamento do adversário no ataque.

Especial

Conferência Primavera
Veja o caderno especial da iniciativa.

foto

Sem comentários: