quinta-feira, abril 23, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"



foto

A noite em que o medo perdeu as garras


Em 1974, Portugal acordou numa manhã de Abril e soube que nessa noite, enquanto dormia, a história estava a mudar nas ruas de Lisboa. No sábado cumprem-se 35 anos sobre o dia em que o Estado Novo caiu às mãos do movimento dos capitães. A Beira exultou. Recordamos esse dia e damos-lhe a conhecer todos os programas das comemorações.


Uma viagem fantástica ao mundo de Cabral

O Museu “À Descoberta do Novo Mundo” será inaugurado no domingo, às 11 e 45, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e do embaixador do Brasil em Portugal, Celso Vieira de Souza. A inauguração será o ponto alto das Festas do Concelho de Belmonte, que decorrem até domingo.

foto“Os jornais irão perder o seu lado noticiarista”

Presidente do Clube de Jornalistas, homem da rádio, televisão e de projectos de imprensa marcantes, como o “Diário de Lisboa”, “Tal & Qual” e “Sete”. Autor do sucesso da literatura nacional “Crónica dos Bons Malandros”, publicada em 1980, e que já ultrapassou as 30 edições. Uma lição de jornalismo por Mário Zambujal, um dos mais emblemáticos jornalistas da sua geração.


Apreensão de tabaco com rusgas e detidos na região

Reside no concelho do Sabugal, tem 50 anos e é empresário agrícola um dos dois suspeitos que, na sexta-feira, viu a prisão preventiva ser confirmada na sequência da operação nacional que levou à apreensão de cerca de 9,5 milhões de cigarros e à detenção de mais seis empresários.



Escola das Palmeiras entre as melhores do país


A Secundária com o 3.º Ciclo Quinta das Palmeiras, da Covilhã, é a única escola da região e uma das cinco do País com nota máxima, “Muito Bom”, na avaliação externa do ensino público que o Ministério da Educação tem em curso, apurou o JF.



Desporto

O Sp. Covilhã empatou (1-1) na tarde deste domingo no terreno do Gil Vicente, em encontro 25ª jornada da Liga de Honra em futebol. Ambas as equipas estão no sétimo lugar, com 33 pontos. Djikine colocou os serranos na frente do marcador, mas ainda na primeira parte Daniel, de cabeça, conseguiu bater o guardião Igor Araújo.

Penamacor e Unhais da Serra empataram (0-0) este domingo numa partida de fraca qualidade e na qual as equipas preferiram sempre um ponto na mão do que três a voar. Apesar de tudo, continuam na frente da sub-série D2 de manutenção na III Divisão. A Atalaia, por sua vez, está "condenada".


A presidente do PSD defendeu em Castelo Branco que o maior partido da oposição “não é contra as obras públicas” e que está atento “às obras públicas de proximidade”. Manuela Ferreira Leite manifestou interesse em colocar os investimentos reclamados pelo interior na agenda política do PSD. Escute a reportagem da RJF.

Por: Dulce Gabriel


Ficheiros para Download

Manuela Ferreira Leite1 .Ficheiro anexado Manuela Ferreira Leite1
Manuela Ferreira Leite2 .Ficheiro anexado Manuela Ferreira Leite2



Sócrates vem adjudicar bloco de rega do Fundão


Até ao Verão, o Primeiro-Ministro José Sócrates deverá deslocar-se à região para adjudicar o bloco de rega do Fundão, um investimento de 60 milhões de euros e que representa a última fase da rede secundária de rega. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva.




Em Destak

Carlos Pinto refere, "As contas da Covilhã são melhores que as contas do país".

Contas de 2008 aprovadas por maioria na Covilhã (c/som)


O documento foi aprovado pela maioria social-democrata com os votos contra dos dois vereadores socialistas. Segundo Miguel Nascimento as contas da Câmara da Covilhã reforçam a preocupação do PS relativamente à dívida do munícipio que teve uma “evolução galopante” aproximando-se dos 88 milhões de euros em 2008. “Houve uma operação de cosmética interessante mas que nós não deixamos passar”, diz o vereador da oposição.

Em resposta Carlos Pinto garante que “a Câmara da Covilhã está melhor do que o País”, o presidente da autarquia desvaloriza as críticas dos socialistas que se limitam ao “anúncio da tragédia” desde 2006. “Estou muito satisfeito com estes resultados. Na Covilhã estamos à frente quanto à aplicação do investimento”, garante ao autarca recordando que, por cada mil euros que entra nos cofres da autarquia, 750 euros são aplicados em investimento em "mais obras na cidade, mais progresso e desenvolvimento".

As Contas de Gerência de 2008 vão agora ser discutidas e votadas na Assembleia Municipal da Covilhã.

Por: Susana Proença


Ficheiros para Download

Carlos Pinto .Ficheiro anexado Carlos Pinto
Miguel Nascimento .Ficheiro anexado Miguel Nascimento


..................................


http://www.jornaldofundao.pt/


Sem comentários: