sexta-feira, setembro 26, 2008

Será desta?

Sanatório tem candidatura

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu ontem o investimento numa nova Pousada de Portugal na Serra da Estrela (no antigo sanatório) como 'uma reposta ao turismo cada vez mais exigente', que passa pela montanha mais alta de Portugal.

Aquele responsável falava durante a assinatura de um aditamento ao contrato de exploração da Enatur com vista à construção de três novas Pousadas de Portugal e à internacionalização da marca.

Cada uma das três novas pousadas a construir em território nacional (Covilhã, Vila do Conde e Peniche) deve custar entre 10 a 15 milhões de euros. A pousada da Serra da Estrela é a única que já está candidatada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), após 'um processo que correu da melhor maneira', com a Turistrela, referiu Luís Patrão. A empresa proprietária do ex-sanatório cede o imóvel à ENATUR por um
período de 30 anos.

Os empreendimentos 'já estavam previsto no contrato inicial de exploração e beneficiariam de financiamento do terceiro Quadro Comunitário de Apoio', 'Por acção do governo à época [PSD/CDS-PP], já depois da celebração do contratos, essas verbas foram desviadas para outros fins e deixaram sem possibilidade de execução os projectos', explicou Luís Patrão. 'Agora que entrou em vigor o QREN temos condições para voltar a esse assunto', destaca.

VERBAS DE PROGRAMAS
Apesar dos três investimentos ainda estarem sujeitos a candidaturas (aos programas operacionais das respectivas regiões), 'a expectativa é de que haja financiamento', 'Já tivemos contactos preparatórios e temos trabalhado nesse sentido', revela Luís Patrão, que espera que as novas pousadas sejam uma realidade dentro dos seis anos de prazo de vigência do QREN (até 2013). 'Espero que nem seja preciso esperar tanto', acrescenta.

Diário XXI

Sem comentários: