terça-feira, setembro 23, 2008

IMAGO 2008 - SELECÇÃO OFICIAL CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS


O IMAGO - Festival Internacional de Cinema Jovem, decorre de 4 a 12 de Outubro, no Fundão. Revelamos aqui o resumo da programação das 3 áreas do Festival:
SELECÇÃO OFICIAL CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, HEINEKEN OPEN SPACE E SOUND & VISION EXPERIENCE.
Informações mais detalhadas sobre datas, horários e preços, programa completo de filmes, imagens e materiais para a imprensa estarão disponíveis no nosso site (www.imagofilmfest.com) a partir de 22 de Setembro. Podem também contactar-nos para qualquer um dos números ou endereços electrónicos que encontram mais abaixo.


SELECÇÃO OFICIAL CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

SECÇÕES COMPETITIVAS (Lista total de filmes seleccionados em www.imagofilmfest.com)

COMPETIÇÃO OFICIAL INTERNACIONAL Na principal competição do IMAGO 2008 há um total de 30 curtas a concurso, entre Animação, Ficção, Experimental e Documentário. Os filmes foram escolhidos entre as 1270 inscrições recebidas, provenientes de 70 países e exclusivamente de jovens realizadores até aos 35 anos (ou primeira obras).

Em disputa estão o GRANDE PRÉMIO CIDADE DO FUNDÃO, o PRÉMIO DO JÚRI HEINEKEN, o PRÉMIO PÁGINAS AMARELAS JOVEM REALIZADOR EUROPEU e o PRÉMIO MELHOR FILME NÃO FICÇÃO.

COMPETIÇÃO UNDER 25 Na mais jovem competição do IMAGO há espaço para todos os formatos vídeo, muita imaginação, baixos orçamentos e realizadores até aos 25 anos. Para a edição de 2007 estão seleccionadas 21 curtas, escolhidas entre 449, que disputam o PRÉMIO INTERNACIONAL CANON e o PRÉMIO NACIONAL CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS.

Dois JÚRIS INTERNACIONAIS constituídos por figuras de renome ligadas ao universo do audiovisual são responsáveis pela atribuição dos mais de 10 mil euros em prémios. Há ainda o JÚRI ONDA CURTA/RTP2, que escolhe uma selecção de filmes para aquisição de direitos de exibição na televisão pública, o JÚRI JOVEM, que atribui o PRÉMIO ao seu filme favorito da Competição Oficial Internacional, e ainda o mais especial de todos, o PÚBLICO, que através das suas votações atribui o PRÉMIO DO PÚBLICO SUZUKY ao seu filme preferido das 2 competições.


JÚRI COMPETIÇÃO OFICIAL
Julien Temple (Realizador / UK)
Vincent Moon (Realizador / UK)
Tiago Gomes (Escritor-Performer / PT)
Ana Margarida de Carvalho (Jornalista Visão / PT)
Santi G. Aguado (Realizador / SP)

JÚRI UNDER 25
Luísa Sequeira (Jornalista Fotograma / PT)

Nuno Gonçalves (Músico / PT)

Azar Kazimir (Designer / UK)
JÚRI ONDA CURTA/RTP2

João Garção Borges (Programador / PT)
Carlos Ruiz (Professor-Produtor /SP-PT)

Ricardo Duarte (Jornalista Jornal de Letras / PT)


PROGRAMAS ESPECIAIS (Cerca de 30 projecções, entre curtas e longas)


DOCUMENTÁRIO E MÚSICA – DE D. A. PENNEBAKER A JULIEN TEMPLE São poucos os documentários sobre música feitos em Portugal. Ao contrário do que se passa um pouco por todo o Mundo, no nosso País a explosão de filmes documentais centrados na indústria musical – sejam eles sobre bandas, artistas a solo, movimentos ou editoras, sobre determinados períodos na história da música, sobre festivais ou simples concertos – ainda não aconteceu. É acerca disto que o IMAGO quer reflectir em 2008. O programa centra-se em 2 RETROSPECTIVAS fundamentais para entender o documentário musical – D. A. PENNEBAKER E JULIEN TEMPLE -, complementado com um reforço de Docs Musicais no Heineken Open Space e ainda com o programa PROSPECTIVA, a incidir sobre o trabalho do jovem realizador francês VINCENT MOON.


D. A . PENNEBAKER & JULIEN TEMPLE Referências incontornáveis do documentário musical, os realizadores norte-americano e britânico, respectivamente, são alvo de retrospectivas da sua obra. Os programas foram escolhidos pelos próprios especialmente para o IMAGO e incluem longas e curtas. Clássicos como “Don’t Look Back”, “Monterey Pop” e “1PM”, de Pennebaker, “The Great Rock n’ Roll Swindle”, “Joe Strummer: The Future is Unwritten” e “The Filth and The Fury”, de Temple, fazem parte do alinhamento. Julien Temple marca presença no Festival e faz parte do Júri Internacional para a Competição Oficial.


PROSPECTIVA – VINCENT MOON Aquele que é o nosso programa mais querido pela sua função de descoberta de novos talentos que são apostas firmes do Festival como referências para um futuro próximo, centra-se este ano, como não podia deixar de ser, num realizador que tem focado o seu trabalho no documentário musical. O francês Vincent Moon é conhecido pela sua ligação ao site “La Blogothèque”, muito por culpa do projecto “Take Away Shows”, mas também pelo recente documentário sobre os The National, "A Skin, A Night", ou o novissimo “Adelia, I Want To Love”, um filme em formato curto sobre os Mogway. Ambos fazem parte, entre outros, do programa especial que o IMAGO 2008 lhe dedica, sucedendo assim nesta secção aos directores de fotografia que estiveram em foco em 2007, Rui Poças (PT) e Xavi Gimenez (SP) e aos realziadores Nicolas Provost (BE), Rosto (HL), Lynne Ramsay (UK), Lukas Moodyson (SE), Javier Fesser (SP) e Filpe Alçada (PT). Moon faz parte do Júri Internacional para a Competição Oficial.


GODARD AROUND 68 Programa dedicado à obra do mestre Jean-Luc Godard focada essencialmente no Maio de 68, servindo assim como marco comemorativo dos 40 anos do movimento estudantil que revolucionou o mundo e, muito em particular, o universo cultural, tendo deixado marcas que perduram até aos dias de hoje. Em foco está o raro “Un Film Comme Les Autres”, mas também “La Chinoise”, “Sympathy For the Devil” e “Made in USA”. Godard que é também protagonista de “1PM”, de D. A. Pennebaker, em projecção no programa dedicado ao norte-americano.

PROGRAMA ESCOLAS 34 minutos, 5 animações de outros tantos países, em 4 sessões exclusivas todas as manhãs, para os alunos das escolas básicas do concelho do Fundão.

www.imagofilmfest.com

http://imagoyoungfilmfest.blogspot.com/


http://www.myspace.com/imagofilmfest


ORGANIZAÇÃO/ORGANIZATION

Cinema Jovem, CRL

EM COLABORAÇÃO COM/IN PARTNERSHIP WITH

Câmara Municipal do Fundão

CONTACTOS/CONTACTS

Apartado 324

Avenida Eugénio de Andrade, Bloco D, 3º Dto. Trás

6230-909 Fundão, Portugal

Phone/Fax: +351 275 771 607

e-mail: info@imagofilmfest.com

CONVIDADOS/GUESTS

e-mail: guests@imagofilmfest.com

Phone/Fax: +351 275 771 607

Posto de Informação Turística do Fundão/ Tourism Office

Praça Amália Rodrigues

6230 Fundão

Tel: +351 275 751 936

Espaços do Festival/Festival Venues

Moagem Centro Cultural: Av. da Liberdade, Fundão

Hotel Príncipe da Beira: Estrada N18-Km 63.5, Sítio da Maria Negra, Fundão


INFO LINE A PARTIR DE 25 SETEMBRO - 275771607



Apartado 324
6230-909 Fundão
Portugal
info@imagofilmfest.com
sergio@imagofilmfest.com
sergio.felizardo@gmail.com
tel/fax: +351 275771607
Cell: +351 913255785

Câmara Fundão ICAM

Ministério Cultura Canon

Sem comentários: