quinta-feira, setembro 25, 2008

Rio Zêzere - poluição - Artigo de opinião

Como é do conhecimento de todos, o Rio Zêre nos últimos Anos tem vindo a sofrer bastante, devido ás descargas de esgotos, que não são tratados, devido á descarga de certas industrias, etc.. isto tudo esta a “matar” o Rio Zêzere.

Sabe-se que foi recentemente construída, e inaugurada, uma grande ETAR, que vai, ou já está, (não sei se já está em funcionamento) tratar dos Esgotos da Covilhã, e arredores. Mas, este “nosso” Rio Zêzere, tem sofrido muito. Lembram-se, quando antigamente não havia tantas piscina espalhadas por ai, onde o pessoal do Ferro, e não só, se ia refrescar, nos dias quentes do Verão? Locais como; “motor do catanas”, "ponte de alvares", “moinho”, local onde a Ribeira de Caria se junta ao Rio, e mais locais, aqui da nossa Freguesia, como, claro, a Ponte Pedrinha, onde, até uma praia fluvial, foi pensada em se construir naquele local. E agora? São poucos os que se atrevem a banharem-se nas águas deste Rio, que tantas alegrias, e infelizmente, também tristezas, deu ao Povo do Ferro.



O Rio Zêzere necessita que tratem dele, a grande ETAR da Boidobra já foi construída, e inaugurada, não sei se já está em pleno funcionamento. Mas essa ETAR não chega. Sabe-se que aqui na nossa Freguesia, a ETAR que serve a Vila do Ferro, vai ser ampliada, para que sirva melhor uma população que nos últimos Anos tem vindo a crescer, e muito. Mas isso não chega. Um Rio, que nasce na Serra da Estrela, e que logo a poucos kilometros da sua nascente, esta poluído, é um mal, que a população não se apercebe, ou não se quer aperceber. Há que tomar consciência disto, antes que seja tarde demais.


Para que o Rio Zêzere volte a ser aquilo que era antes, para que o Rio Zêzere tenha aquela vida que tinha antes, toda a gente tem que fazer algo, começando pelas autarquias, que acho que já tão a trabalhar nesse sentido, acabando em nós próprios, População, que temos que ter consciência que aquilo que temos hoje, poderemos não ter amanhã. Pensem nisso.


Sem comentários: