Como é do conhecimento de todos, o Rio Zêre nos últimos Anos tem vindo a sofrer bastante,
devido ás descargas de esgotos, que não são tratados, devido á descarga de certas industrias, etc.. isto tudo esta a “matar” o Rio Zêzere.
Sabe-se que foi recentemente construída, e inaugurada, uma grande ETAR, que vai, ou já está, (não sei se já está em funcionamento) tratar dos Esgotos da Covilhã, e arredores. Mas, este “nosso” Rio Zêzere, tem sofrido muito. Lembram-se, quando antigamente não havia tantas piscina espalhadas por ai, onde o pessoal do Ferro, e não só, se ia refrescar, nos dias quentes do Verão? Locais como; “motor do catanas”, "ponte de alvares", “moinho”, local onde a Ribeira de Caria se junta ao Rio, e mais locais, aqui da nossa Freguesia, como, claro, a Ponte Pedrinha, onde, até uma praia fluvial, foi pensada em se construir naquele local. E agora? São poucos os que se atrevem a banharem-se nas águas deste Rio, que tantas alegrias, e infelizmente, também tristezas, deu ao Povo do Ferro.
O Rio Zêzere necessita que tratem dele, a grande ETAR da Boidobra já foi construída, e inaugurada, não sei se já está em pleno funcionamento. Mas essa ETAR não chega. Sabe-se que aqui na nossa Freguesia, a ETAR que serve a Vila do Ferro, vai ser ampliada, para que sirva melhor uma população que nos últimos Anos tem vindo a crescer, e muito. Mas isso não chega. Um Rio, que nasce na Serra da Estrela, e que logo a poucos kilometros da sua nascente, esta poluído, é um mal, que a população não se apercebe, ou
não se quer aperceber. Há que tomar consciência disto, antes que seja tarde demais.
não se quer aperceber. Há que tomar consciência disto, antes que seja tarde demais.Para que o Rio Zêzere volte a ser aquilo que era antes, para que o Rio Zêzere tenha aquela vida que tinha antes, toda a gente tem que fazer algo, começando pelas autarquias, que acho que já tão a trabalhar nesse sentido, acabando em nós próprios, População, que temos que ter consciência que aquilo que temos hoje, poderemos não ter amanhã. Pensem nisso.

Sem comentários:
Enviar um comentário