sexta-feira, setembro 19, 2008

IMAGO 2008 - PROGRAMAÇÃO (1ª) - SOUND & VISION EXPERIENCE




LIVE ACTS //
BADLY DRAWN BOY (UK) - Dia 10 de Outubro - Desta vez é que é. Badly Drawn Boy está no IMAGO. Numa altura em que goza uma pausa na carreira e depois de 4 álbuns nos últimos 8 anos, todos aclamados pela crítica e tendo o último "Born in the UK" visto a luz do dia em 2006, Damon Gough, vem especialmente ao Fundão em formato acústico para nos presentear com as suas canções mais que perfeitas. Uma noite memorável para o Festival e certamente para os muitos fãs do músico britânico que vão marcar presença. A acompanhar Badly Drawn Boy, o seu sócio na Twisted Nerve e figura ímpar do meio musical de Manchester, Andy Votel, traz dois dos maisimportantes novos projectos da editora:

VOICE OF THE SEVEN WOODS (UK) e SAMANDTHEPLANTS (UK). O primeiro (Rick Tomlinson, com a sua weird-acid-folk e extraordinária forma de tocar guitarra, viu o seu álbum de estreia integrar as listas dos melhores de 2007 nas mais importantes publicações musicais um pouco por todo o mundo, os segundos, depois de uma série de singles preparam-se para o primeiro LP. Melhor era impossível.


JOAKIM & HIS ECTOPLASMIC BAND (FR) - Dia 4 de Outubro - Como músico e DJ Joakim deu ao mundo alguma da melhor electrónica concebida nos últimos 10 anos. Entre as suas inúmeras encarnações a mais recente leva-o aos palcos acompanhado de uma banda e revitalizando por completo a sonoridade que antes provinha quase exclusivamente de máquinas. O som é mais quente, as canções estão mais definidas e Joakim assume-se como um dos mais interessantes artistas da pop electrónica actual. Um concerto de estreia em Portugal a não perder integrado no destaque dado à casa mãe do músico francês, com o programa THIS IS... TIGERSUSHI.

PRINCIPLES OF GEOMETRY (FR) Podiam ser apenas mais uns a tocar música a partir de computadores. Mas esta dupla da Tigersushi quer ser muito mais que isso e para além da música espacial e delirante que produzem apostam num conceito visual que promete espantar o público.

DARREN HAYMAN & JACK HAYTER PLAY HEFNER - dia 11 de Outubro - Para quem não andava distraido em meados dos 90 os Hefner foram para muitos uma espécie de salvação em época de hype brit pop. Darren Hayman foi ( e é, dizemos nós) um perfeito contraponto ao vazio intelectual que assolou muita da música pop alternativa nessa altura. Um escritor de canções na senda de Morrisey (embora muito mais discreto e menos bem sucedido comercialmente), com histórias para contar, críticas acutilantes a fazer à sociedade britânica e músicas que não se esquecem. Gerou um culto ferveroso, alienou as massas e deixou os Hefner adormecer depois de vários discos incontornáveis. Um deles chama-se “Fidelity Wars” foi editado há precisamente 10 anos e foi por causa desta data e da sua reedição que Hayman decidiu voltar à estrada sob o nome Hefner. No IMAGO toca pela penúltima vez neste formato em ambiente intimo e com direito, diz ele, a pedidos do público. Preparem as gargantas, voltem a ouvir os discos (se é que alguma vez o deixaram de fazer) porque “this is it”.

MAINSLIDE + P.MA (PT) - dia 11 de Outubro - Um acontecimento sónico! Guitarras, pedais, casiotones, vozes perdidas e batidas minimais… das mais simples canções de embalar até ao ruído visceral, passando pela electrónica fora de moda. Mainslide é um reflexo de algumas das maiores influências musicais de Nuno Santos que pertence também aos Bildmeister e aos mais recentes Evols, todos eles sediados em Vila do Conde cidade onde nasceu. Chega ao IMAGO acompanhado por Pedro Maia (p.ma) e as suas intervenções visuais baseadas na arte cinética e no psicadelismo. Uma exploração visual baseada no conceito de feedback. Recorrendo a ferramentas analógicas e obsoletas como televisores, câmara de vídeo, misturadora de vídeo e processadores de imagem.

PERFORMANCE //
ON THE ROAD (PT) - dia 11 de Outubro - Há precisamente 50 anos Jack Kerouac editava o livro “On The Road e o mundo nunca mais seria o mesmo. Inspiração imediata para toda uma geração de artistas, da literatura, à música, ou ao cinema, a obra prima da Beat Generation nunca mais parou de influenciar. Para assinalar a data dois dos mais importantes agitadores culturais do panorama nacional, Tiago Gomes (revista Biblia) e Tó Trips (Dead Combo) juntam-se em palco a Raquel Castro e através de imagens projectadas, do som da guitarra e da força da voz, percorrem o livro numa viagem delirante pela Route 66.

DJ SETS //
TIGERSUSHI BASS SYSTEM - dia 4 de Outubro - A trupe da editora Tigersushi é comandada por Joakim e promete trazer à pista de dança do IMAGO o que de melhor e mais inovador se vai fazendo hoje em dia na música electrónica e não só. Space disco imparável.

FINDERS KEEPERS AROUND THE WORLD DJ SET - ANDY VOTEL & DOM THOMAS (UK) Já é um homem da casa e pelo quarto ano consecutivo traz ao IMAGO uma noite muito especial, desta vez em complemento ao programa de cinema da Finders Keepers, em que se faz acompanhar do também repetente Dom Thomas e das suas colecções de discos muito particulares. As mais estranhas, desconhecidas e deliciosas sonoridades prog-folk rock psicadélicas, oriundas dos mais recônditos e inesperados pontos do planeta, passam por este Around The World e fazem-nos dançar como nunca pensámos ser possível.

E ainda: EL PRAT DEL LOBREGAT DJs (SP) – RUC DJs (PT) – GIRLS AGAINST HITS DJs (SP-PT) – FRIENDS & GUESTS DJs & VJs



OUTROS EVENTOS

MARATONA CANON Desafiamos jovens aspirantes a realizadores a concretizar documentários musicais até 10 minutos ao longo de toda a semana do Festival. O programa musical da secção Sound & Vision Experience é a base de trabalho.

COMBOIO MYSPACE De Lisboa ao Fundão. Um Station to Station muito especial com DJs e VJs num comboio IMAGO que sai na tarde do dia 4 de Santa Apolónia e regressa ao ponto de partida no fim da festa do primeiro dia do Festival já de manhã. A bordo pode vir quem quiser, desde que siga as instruções em www.myspace.com/imagofilmfest.

Q&A Dois dos convidados especiais do IMAGO respondem a perguntas do público: Julien Temple (10/10 às 23.00) e Vincent Moon (09/10 às 23.00). Os filmes presentes nos programas dedicados a cada um deles, a sua obra em geral e os métodos de trabalho estarão em destaque.
FILMBOX AGÊNCIA A Agência da Curta Metragem tem durante toda a semana a sua carteira de curtas para visionamento público e gratuito.

APRESENTAÇÃO CANON XLH1 A Canon aproveita a presença no Festival para apresentar ao público e convidados a sua mais recente câmara profissional. A XLH1 é o equipamento utilizado na Maratona Digital e pode ser conhecida ao pormenor a 11/10, antes da Cerimónia de Encerramento, no Auditório.

LANÇAMENTO LIVRO “FORA DE MIM”, DE MANUEL HALPERN Além de jornalista, especialista em música e cinema, escritor e DJ nas horas vagas, Manuel Halpern é nosso amigo. No IMAGO apresenta a sua última obra escrita (08/10, às 17.00) e à noite mete discos com alguns amigos (Ouvido Visual DJs), tendo por tema... o seu livro.

FUTEBOL 4º Jogo Internacional de Futebol de 7 – IMAGO vs Convidados & Jornalistas – Sexta 10/10, 11.30, Complexo Desportivo do Fundão.



www.imagofilmfest.com

http://imagoyoungfilmfest.blogspot.com/


http://www.myspace.com/imagofilmfest


ORGANIZAÇÃO/ORGANIZATION

Cinema Jovem, CRL

EM COLABORAÇÃO COM/IN PARTNERSHIP WITH

Câmara Municipal do Fundão

CONTACTOS/CONTACTS

Apartado 324

Avenida Eugénio de Andrade, Bloco D, 3º Dto. Trás

6230-909 Fundão, Portugal

Phone/Fax: +351 275 771 607

e-mail: info@imagofilmfest.com

CONVIDADOS/GUESTS

e-mail: guests@imagofilmfest.com

Phone/Fax: +351 275 771 607

Posto de Informação Turística do Fundão/ Tourism Office

Praça Amália Rodrigues

6230 Fundão

Tel: +351 275 751 936

Espaços do Festival/Festival Venues

Moagem Centro Cultural: Av. da Liberdade, Fundão

Hotel Príncipe da Beira: Estrada N18-Km 63.5, Sítio da Maria Negra, Fundão


INFO LINE A PARTIR DE 25 SETEMBRO - 275771607



Apartado 324
6230-909 Fundão
Portugal
info@imagofilmfest.com
sergio@imagofilmfest.com
sergio.felizardo@gmail.com
tel/fax: +351 275771607
Cell: +351 913255785

Câmara Fundão ICAM

Ministério Cultura Canon

Sem comentários: