quinta-feira, abril 09, 2009

Breves do "Notícias da Covilhã"



Dois mil postos de trabalho em risco

A União dos Sindicatos diz que há uma “bomba-relógio” que afecta vários sectores em todo o distrito
Dos têxteis ao pequeno café de bairro. Nos últimos quatro meses o desemprego aumentou 11 por cento


AVC mata um por semana na Cova da Beira

Desde 2006 que o Centro Hospitalar atingiu as metas do Programa Nacional de Saúde para 2010 relativas à mortalidade devido a AVC
Ainda assim, a doença continua a ser a principal causa de morte na região


Viagem “económica” aos Açores quase dava três pontos


O Sporting da Covilhã esteve a ganhar até aos 90 minutos
Nessa altura, o Santa Clara empatou na segunda grande penalidade de que dispôs na partida



Em Destak




João Queiroz é o novo Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) para os próximos quatro anos.

Na segunda volta o presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e do Conselho Científico obteve 16 votos do Conselho Geral, contra 12 de Santos Silva, o actual timoneiro da instituição.

Nas primeiras declarações depois de eleito, João Queiroz sublinha a necessidade de um acordo entre os vários partidos políticos, para que se possa “repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”. Outra forma de obter receitas passa por uma maior abertura da universidade ao exterior e estabelecer outra relação com as empresas, quer no que toca ao ensino quer no domínio da investigação.

Mas a prioridade do novo Reitor é a implementação de uma cultura de qualidade. Com vista a esse objectivo, será criado um Gabinete de Qualidade. A escolha de um administrador para a instituição é outra das tarefas a curto prazo, assim como a entrada em funcionamento do Instituto Coordenador de Investigação e do Gabinete de Ensino e Educação.

Sempre com uma “mudança tranquila” presente, João Queiroz frisa a aposta que quer fazer na internacionalização, “com um trabalho de qualidade e de harmonia das instituições”.

A escolha do novo Reitor da UBI decorreu na tarde da passada segunda-feira, 6, e apenas um elemento não votou: Fernando Nobre, que assistiu à reunião por videoconferência. Numa primeira ronda João Queiroz conseguiu 11 votos, Manuel Santos Silva nove, Jorge Barata cinco e António Fidalgo três.

A data da tomada de posse ainda não está agendada, mas deverá acontecer em Maio, depois de o Ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, homologar o despacho do Conselho Geral e o resultado ser publicado em Diário da República. O Reitor eleito anunciou já que as cerimónias do Dia da UBI, que normalmente acontecem a 30 de Abril, ficam adiadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Juro. Olhem bem a fisionomia do Dr. Queiroz nesta pose e, sinceramente, a mim dá-me ares do Mister Been.