quinta-feira, abril 09, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"


foto

Ganhar a vida em terras outrora abandonadas
Uns regressaram de Lisboa depois da reforma para se dedicarem à agricultura. Venceram. Onde antes havia terra abandonada, hoje produz-se vinho. Outro, mais novo, deixou para trás a informática e optou pela agricultura. Com apenas 29 anos, já é proprietário de 20 hectares de pomares de cerejeiras. Casos que o JF foi conhecer.


Deputados perdidos no labirinto da memória

Isto anda mau. Pelas ruas da amargura, mesmo. A popularidade dos deputados da nação anda por baixo, pelo menos pela amostra. Cada tiro, cada melro. São cinco os deputados eleitos pelo Círculo eleitoral de Castelo Branco. Cinco nomes que passam ao lado de quase todos os inquiridos num pequena passagem do JF pelas ruas. Apenas Ribeiro Cristóvão escapou.


Desemprego no distrito aumentou 11% em seis meses

A Covilhã, cidade da região com mais desempregados, foi o palco escolhido pela União de Sindicatos de Castelo Branco para uma jornada de luta pelos direitos dos trabalhadores. Foram revelados alguns dados preocupantes como por exemplo o aumento de 11 por cento no número de desempregados no distrito desde Outubro.

fotoJoão Queirós é o novo reitor da UBI

O professor João Queirós, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, foi eleito esta segunda-feira para o cargo de reitor, sucedendo a Santos Silva, que foi o seu principal adversário na eleição. Queirós venceu com 16 votos, contra 12 do oponente.


Ciclo de conferências sobre Direitos da Criança

Para assinalar os 50 anos da Declaração dos Direitos das Crianças, o Governo Civil de Castelo Branco e o JF vão promover, ao longo deste ano, um ciclo de conferências subordinado ao tema “Direitos das Crianças: Coisas Quase Apenas Pensadas”, que contará com a presença de prestigiados especialistas na matéria.


A noite desta quinta-feira (dia 2 de Abril) foi de verdadeiro terror para um ex-inspector do trabalho, que foi brutalmente agredido por três indivíduos junto às antigas instalações da PSP da Covilhã.

A vítima, de 64 anos e também conhecida pelas suas crónicas na comunicação social, terá sido surpreendida pela abordagem dos atacantes e nada pôde fazer, a não ser tentar proteger-se ao máximo. Mesmo assim, os agressores deixaram marcas bem visíveis, com o agredido a ter de ser socorrido no hospital, onde foi suturado no rosto.

Os agressores faziam-se transportar por um veículo alegadamente roubado, no qual se puseram em fuga depois de algumas pessoas se terem apercebido da situação.



O Sp. Covilhã empatou nos Açores, frente ao Santa Clara (1-1), em partida da 23.ª jornada da Liga de Honra, na qual os serranos se podem queixar da equipa de arbitragem, pois o golo que deu o empate aos insulares aconteceu na parte final, num penálti muito duvidoso.


Em Destak



Pedro Pombo escolhido para
Provedor do Estudante na UBI

O cargo, previsto no novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), vai ser ocupado pela primeira vez na Universidade da Beira Interior (UBI) e Pedro Pombo, ex-aluno da UBI e inspector da Polícia Judiciária, foi o escolhido.

A proposta, apresentada pelos representantes dos alunos no Conselho Geral da UBI, foi aprovada com os votos de 19 dos 28 conselheiros presentes na reunião da passada segunda-feira.

Em declarações à RJF, Pedro Pombo prefere não adiantar muitos pormenores garantindo apenas que vai “analisar todos os casos de forma imparcial e isenta, fazendo a ponte entre os diversos serviços e órgãos e os estudantes”. A escolha da figura do provedor gerou um consenso alargado, a decisão foi tomada pelos núcleos, direcção da academia e representantes dos alunos. “Um sinal de coesão”, diz Pedro Pombo e um dos factores decisivos para ter aceite o convite.

Licenciado em Sociologia na UBI, Pedro Pombo está a terminar o doutoramento em Neuropsicologia Psicobiologica, na Universidade de Salamanca. Desempenha funções de inspector no Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda e espera pela aprovação da requisição de comissão de serviço para tomar posse nas novas funções.

Nos próximos dois anos, o Provedor do Estudante vai estar em regime de exclusividade na UBI, esta entidade independente tem como função a defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da universidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

No Jornal do Fundão sobre o espancamento do ex-inspector de trabalho, perguntei; "Será que este ex-inspector nunca espancou ninguém?"