terça-feira, agosto 14, 2007

Lux Jazz Sessions - TGB (Carolino/Delgado/Frazão) - Quarta 15/8 23h



Sérgio Carolino (tuba)
Mário Delgado (guitarra)
Alexandre Frazão (bateria)

Quem já os conhece, já sabe: o nome TGB representa as iniciais das palavras tuba, guitarra e bateria, os instrumentos que constituem a sua formação. Quem já os conhece, já sabe: os TGB são o grupo de três dos mais talentosos músicos da cena jazzística nacional, Sérgio Carolino (a tuba), Mário Delgado (a guitarra) e Alexandre Frazão (a bateria). Quem já os conhece, já sabe: os TGB são um dos mais singulares, imprevisíveis e fascinantes grupos do jazz nacional. Quem já os conhece, já sabe: o concerto que os TGB vão dar nas Lux Jazz Sessions será certamente inesquecível. Quem já os conhece, já sabe: é obrigatório aconselhar a quem ainda não conhece.

A música dos TGB é única. Uma peculiar e improvável simbiose, marca registada do trio, que só podia nascer entre estes intérpretes. Sérgio Carolino, além da carreira que vai erguendo nos meandros do jazz, tocou tuba na Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Orquestra Sinfónica Portuguesa, na Orquestra Gulbenkian e no Remix Ensemble e é, desde 2002, tuba principal da Orquestra Nacional do Porto – é um músico tão ecléctico quanto os seus próprios interesses musicais, tão competente na música erudita como na música popular. Mário Delgado, por seu turno, é um guitarrista de reconhecidos méritos, quer seja no seu projecto Filactera, no trio de Carlos Barretto ou nas incontáveis colaborações que já teve com meio mundo musical português. Por fim, Alexandre Frazão é um dos bateristas centrais da música nacional, com um rol de participações infinito em todas as áreas, do jazz (Bernardo Sassetti, Laurent Filipe,…) à música tradicional (Júlio Pereira, Tim Tim Por Tim Tum,…) ou da pop (Pedro Abrunhosa, Rui Veloso,…) à música experimental (Nuno Rebelo,…) – a prová-lo de forma inequívoca está o facto desta ser a sua terceira presença consecutiva nas Lux Jazz Sessions, depois de, nas semanas anteriores, ter marcado o ritmo nos grupos de André Fernandes e de Maria João.

JOHNNY + VICTOR BELANCIANO

Com a missão de manter o elevado nível musical do concerto dos TGB estão os DJs escalados para esta noite, dois dos fundadores do colectivo Cool Train Crew, ou seja, Johnny, igualmente programador das Lux Jazz Sessions, e Victor Belanciano, mais conhecido pelos textos críticos que vem assinando no jornal Público desde há alguns anos.

www.myspace.com/johnnycooltrain

(entrada gratuita)

Sem comentários: