sexta-feira, agosto 10, 2007

Fim de semana musical

Os fins-de-semana da Beira Interior continuam animados, com festas populares pela região e concertos para todos os gostos. “Chico Fininho”, “Não há estrelas no céu” e “Porto Sentido” são algumas das canções que transformaram Rui Veloso no “pai do rock português” e que amanhã podem ser ouvidas na Covilhã. O cantor, compositor e guitarrista actua na cidade serrana, no complexo desportivo – não no Jardim do Lago como chegou a estar previsto -, a partir das 22h00, e a entrada é gratuita.
Rui Veloso encontra-se em digressão por todo o País para mostrar novos e antigos, mas imortais, êxitos. Depois de “Trocar os Bês pelos Vês”, nome dado ao espectáculo de comemoração dos 25 de carreira, o cantor mostra “A Espuma das Canções”, álbum, editado em 2005, composto por 17 originais que também podem ser apreciadas amanhã ao vivo.

No Fundão, também no sábado e à mesma hora, o centro cívico local recebe o fadista Camané. A iniciativa é organizada pela Câmara local e tem também entrada gratuita.
O primeiro contacto de Camané com o fado ocorreu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma doença infantil se embrenhou na colecção de discos dos pais e descobriu os grandes nomes do fado, como Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e Carlos do Carmo.
Dessa altura até à vitória em 1979 do evento "Grande Noite do Fado" foi um passo. Na sequência desta participação gravou alguns trabalhos e efectuou diversas apresentações públicas.

GUARDA APOSTA NO FOLK SERRANO
A cidade mais alta aposta na música tradicional com o folk serrano para animar as hostes dos espectadores. “Toques do Caramulo” é a banda convidada que sobe hoje ao palco do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG). O concerto inicia-se às 22h00 e é gratuito. “O espectáculo que apresentam funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção com o público. Recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo”, refere o TMG em comunicado.
Já Celorico da Beira promove hoje pelas 21h30h um concerto de jazz com os Dixie Boys. O espectáculo terá lugar no Jardim Parque Carlos Amaral, na vila de Celorico da Beira. O grupo baseia-se essencialmente em estilos de jazz tradicional: “melodias que ficam no ouvido, muita harmonia, com ritmos dançáveis, e uma atmosfera alegre”, garante a organização. Esta é uma iniciativa enquadrada no programa “Territórioartes”, promovido pelo Ministério da Cultura.

Diário XXI

Sem comentários: