A direcção do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) está a estudar a possibilidade de instalar no hospital “Pêro da Covilhã” um sistema de aquecimento e arrefecimento de todas as instalações através da energia solar. Trata-se, segundo adiantaram ao JF fontes do CHCB, de um projecto original e único em Portugal, no quadro das grandes unidades da saúde.
Obra do centro de noite da Capinha parada
Estão paradas há três semanas as obras do Centro de Noite da Capinha. Aliás, as mesmas nem sequer avançaram para além das terraplanagens. Ou seja, o empreiteiro montou estaleiro iniciou os trabalhos, mas depois sem qualquer aviso prévio ou explicação abandonou a obra. Em causa está agora a continuidade do financiamento de cerca de 125 mil euros.
Mais de 6.700 doentes nas listas de espera
Na Beira Interior, há 6.766 doentes nas listas de espera dos hospitais. E no conjunto, o Centro Hospitalar da Cova da Beira é o que possui a maior lista de inscritos para Cirurgia (2.359), bem como a maior mediana do tempo de espera, com cinco meses e meio. Seguem-se o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, com 2.126 doentes em lista de espera, o Hospital Sousa Martins, na Guarda, com 2.094 e finalmente o Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, com 187.
O número de cianças e jovens em risco continua a aumentar na Covilhã, concelho do país que detém a taxa mais alta destes casos. Nas zonas do Fundão e Castelo Branco os números também não param de crescer. É uma realidade cruel que é preciso contrariar.
Sem comentários:
Enviar um comentário