segunda-feira, agosto 09, 2010

CMC atira-se ao ICNB – c/som

A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) vai requalificar a estrada de ligação entre o Canal em Unhais da Serra e as Penhas da Saúde, anunciou o presidente da autarquia na cerimónia de inauguração da Prainha de Unhais.

Carlos Pinto respondia assim a um repto lançado pelo presidente da Junta de Freguesia. António João Rodrigues quando falava da necessidade de melhorar os acessos entre a Vila termal e o cartaz turístico da Serra da Estrela e pediu obras de requalificação na estrada entre Unhais da Serra e a Nave de Santo António. Carlos Pinto garantiu obras de requalificação no “troço que já tinha sido lançado, mas como o projecto apresentava algumas deficiências a força da natureza levou muito do que foi feita”, pormenorizou.


No dia em que a Vila se engalanou paras as inaugurações da zona de lazer, prainha fluvial e moinhos que foram recuperados, o presidente da CMC não poupou criticas ao Ministério do Ambiente e Instituto de Conservação da Natura e Biodiversidade (ICNB). Carlos Pinto espera que nos três anos que ainda lhe restam de mandato, possa vir a ser ouvido pelo ICNB e pela Ministra Dulce Pássaro para lhe perguntar se “dos 10 biliões de euros disponíveis para investimentos nas áreas naturais, nos arranja 4 milhões para fazermos a obra de requalificação do Canal”. Carlos Pinta lembrou que o estado retirou ao município “recursos na ordem dos três milhões de euros num momento em que os recursos continuam a ser canalizados para outros investimentos”, afirmou referindo-se ao Algarve.

Para o presidente da CMC a prainha de Unhais da Serra e a oferta turística daquele território, estão ao nível daquilo que existe em várias vilas e aldeias de países como a Suiça, por isso o Estado Português tem obrigação de financiar uma estrada que aproxime, através da montanha, Unhais e a Serra da Estrela.

Carlos Pinto foi a Unhais da Serra inaugurar obra feita e receber elogios pelo trabalho que a CMC tem vindo a realizar naquela Vila e que valeu ao Município um reconhecimento público que se traduziu na entrega, ao autarca, da medalha de ouro de mérito. Além da CMC a Junta de Freguesia de Unhais atribuiu seis medalhas de prata a outras tantas forças vivas da localidade e quatro medalhas de mérito social e empresarial. Neste capítulo, foram agraciados os empresários Manuel Brancal e Paulo de Oliveira e a médica Eugénia Calvário bem como o Padre Henrique da Cruz Monteiro.

Por: Dulce Gabriel


Ficheiros para Download

Sem comentários: