A fotografia em cima mostra o vale da Ribeira das Cortes, onde a Junta de Freguesia das Cortes do Meio pretende asfaltar uma estrada de ligação às Penhas da Saúde. Segundo o presidente da dita junta, este projecto será o "motor de arranque para o desenvolvimento económico, turístico e local da freguesia".
Esta colina e os caminhos de terra que nela existem são utilizados actualmente por muitas pessoas (principalmente da Covilhã, parece-me) para passeios a pé e de bicicleta. Se se quisesse realmente desenvolver o turismo na freguesia das Cortes do Meio, esta utilização deveria ser incrementada e potenciada, definindo e sinalizando percursos, oferecendo serviços de guia, animação e interpretação ambiental, transporte, restauração, alojamento (estes últimos, instalados nas povoações, é claro). Mas é mais fácil exigir e "desbloquear" verbas públicas para um asfaltamento (mais um!). Não é barato nem dá milhões, mas é muito mais fácil.
Tem também o inconveniente de tornar o vale menos atractivo para passeios a pé e de bicicleta, logo, dificulta o aproveitamento turístico do vale. Mas é o mais fácil.
E assim vamos, vale a vale, estrada a estrada, no rumo certo, no rumo de sempre, no rumo mais fácil. Continuamos de parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário