quinta-feira, junho 25, 2009

NOVOS TRABALHOS NA LINHA DA BEIRA BAIXA

Está consignada a electrificação do penúltimo troço da Linha da Beira Baixa. A intervenção entre Vale de Prazeres e a Covilhã deve estar concluída em finais de 2011 e representa um investimento global superior a 46 milhões de euros.

O projecto foi apresentado durante a visita efectuada pela secretária dos transportes ao concelho do Fundão. Ana Paula Vitorino sublinha que "actualmente decorrem trabalhos em toda a linha superiores a 100 milhões de euros, o que significa que isto não é um projecto de intenções; é um projecto real no âmbito da aposta na melhoria da circulação rodoviária numa linha que nós consideramos estratégica para o país".

A governante acrescenta que "quando todos os trabalhos estiverem concluídos a redução do tempo de viagem do inter-cidades entre a Covilhã e Lisboa vai ser superior a uma hora, o que vai permitro às pessoas poderem optar entre a rodovia e a ferrovia uma vez que o comboio vai ser então um transporte mais competitivo".

Com a consignação deste penúltimo troço, falta apenas a conclusão do projecto de ligação entre a Guarda e a Covilhã.O presidente do conselho de administração da REFER lamenta que"ao longo dos anos tenham existido muitas promessas mas nem seuqer os projectos estavam feitos e só agora é que estamos em fase final de resolução".

Luís Filipe Pardal reafirma o compromisso de que "no próximo ano vai ser lançado o concurso para que, em 2012, possamos ter totalemnte concluídos os trabalhos de electroficação de toda a linha da Beira Baixa".


RCB

Sem comentários: