quinta-feira, junho 25, 2009

Reacções ao debate no Parlamento_Estudantes aplaudem aumento de bolsas, mas dizem que peca por tardio

É um dos dirigentes estudantis que mais tem chamado a atenção para as dificuldades que, em tempos de crise, vivem muito alunos do ensino superior. Por isso, aplaude o anúncio feito por José Sócrates de que as bolsas de estudo vão aumentar: “É uma vitória”, diz Jorge Serrote, da Federação Académica de Coimbra. “É uma medida que só peca por tardia”, acrescenta.

José Sócrates anunciou hoje no Parlamento o aumento em 10 por cento de todas as bolsas de acção social escolar no ensino superior. Para os bolseiros deslocados, o aumento será de 15 por cento. “O aumento anual da bolsa poderá chegar aos 700 euros no caso dos estudantes mais carenciados que estejam deslocados da sua família”, disse o primeiro-ministro.

Serrote lamenta que em Maio “algumas propostas da oposição com medidas semelhantes tenham sido chumbadas” já que “estas soluções deveriam ter sido adoptadas o mais cedo possível”.

“Há alunos em situação aflitiva, sem dinheiro para pagar as propinas. Só esta semana recebi 14 estudantes que estão com problemas”, diz Serrote.

“É uma óptima notícia saber que as bolsas de estudo vão aumentar”, afirmou por seu lado João Rey, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior onde, diz, muitos estudantes são deslocados e enfrentam despesas acrescidas.

A Federação Académica do Porto também aplaude o primeiro-ministro. “Sempre temos defendido que a acção social escolar deve ser vista como um investimento no futuro, que terá resultados”, diz Filipe Almeida.

Agora, acrescenta, importa que a partir de Setembro as bolsas sejam efectivamente pagas a tempo e horas. É que este ano, diz o presidente da académica do Porto, houve atrasos em várias universidades do país. E em tempos de crise qualquer atraso penaliza ainda mais os estudantes.

O alargamento do passe social escolar aos jovens até aos 23 anos foi outra das medidas anunciadas no Parlamento. Filipe Almeida lembra que esta é uma reivindicação antiga da Federação Académica do Porto. “É um passo muito positivo.”

in: ultimahora.publico

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está a falta de trabalho que os incompetentes que se demitiram da AAUBI acusam o Presidente....ainda bem que até o nosso Primeiro-ministro falou dele:)

Anónimo disse...

Porque é que o sócio AAUBI João Rei fala ainda presta declarações em nome dos alunos da UBI, se já não ocupa o cargo de presidente?? ...

Anónimo disse...

o presidente da AAUBI é o maior! em Fevereiro foi o 1.º a tornar publico o que agora os "politicos" confirmaram!para quem tiver duvidas: http://ww1.rtp.pt/wportal/acessibilidades/legendagem/pecas.php?data=2009-02-19&fic=telej_1_19022009&peca=9&tvprog=1103

Anónimo disse...

Teve de voltar a ocupar ó anónimo das 3:07h!para repor a legalidade...que se calhar tu andas-te tentar deitar abaixo!