segunda-feira, junho 29, 2009

O bom Marketing Político do BE

"O Bloco de Esquerda esteve e está exemplar, nos últimos anos, no uso de ferramentas web para se aproximar dos cidadãos. A campanha do Bloco de Esquerda, já começou há muito tempo e não precisaram de assessores do Obama para garantir o sucesso do seu marketing político.

O primeiro erro, dos restantes partidos, foi limitarem-se a apostar, nestas novas ferramentas de comunicação, nos meses antecedentes às eleições. Mais: acredito que a generalidade dos partidos vão “desaparecer” na aposta nas TIC tão depressa quanto apareceram. O BE foi e acredito que será a principal excepção.

Mas há mais erros, que apenas a limitação temporal. O PSD tem uma boa campanha na mobilização do seu segmento na blogosfera (o seu ponto forte), mas fica-se por aí. O PS tem uma boa plataforma multimédia, com algumas interacções via chat no Socrates2009, mas não mobiliza a blogosfera e nas outras plataformas, a sua presença é semelhante ao PSD. Fraca. O PCP e o CDS-PP têm uma presença à semelhança dos seus partidos. São meros espectadores.

Veja-se, então, o exemplo do BE:

http://bloco.org/ – Portal e centro de toda a informação bloquista. Disponibilizam e divulgam documentos programáticos e material de propaganda. Além disso possuem uma rede de links, apesar de estarem pouco organizados.

http://www.esquerda.net/ – O ex libris bloquista. À primeira vista, parece um espaço independente à esquerda, mas não é mais que um portal de informação do Bloco de Esquerda com inclusão de conteúdos multimédia (vídeo, audio, fotos,…) e espaços de opinião (de cronistas do partido ou meros leitores). Disponibilizam Agenda, Dossiers, Jornais, Boletins e Biblioteca de E-books. A possibilidade de subscrição de Newsletters e, principalmente, a divulgação de links externos ao partido, são mais valias.

http://igualdade.bloco.org/ – Projecto de Programa Eleitoral do Bloco de Esquerda (em debate público). Os restantes partidos deviam seguir o exemplo e, deixarem-se de “bichinhos”. Ouvir o eleitorado, desta forma, não é sinal de fraqueza. É sinal de abertura.

http://beparlamento.esquerda.net/ – Portal do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda com disponibilização de projectos de lei, vídeos de cada intervenção, detalhes sobre os seus deputados e outras características transversais às várias plataformas do Bloco.

http://www.blocomotiva.net/ – Espaço do Bloco mais voltado para os jovens com características semelhantes às dos restantes espaços mas com a inclusão de um “kit activista” e uma forte interacção com os estudantes. Divulgação de links de sites e blogs de jovens e de sites activistas, independentes ou com afinidade ideológica ao Bloco de Esquerda.

http://www.ecoblogue.net/ – Espaço, em tudo, semelhante aos anteriores mas com especial destaque para notícias de ecologia. Portanto, um espaço temático mas do Bloco, que traz real valor para o partido.

Nas redes sociais o partido, também, se faz sentir. De seguida, alguns dados recolhidos dia 25 de Junho:

Hi5: http://blocoesquerda.hi5.com (Amigos: 1025, Comentários ao Perfil: 75, Comentários às Fotos: 18, Fives: 28, Recortes: 21, Entradas no Diário: 14, Fotos: 35). Conteúdo sério, apesar do espaço não o ser. Têm o suficiente para o espaço. Pouca interacção com os participantes.

Facebook (Grupo): http://www.facebook.com/group.php?gid=142848220272&ref=ts (Membros: 1417, Fotos: 84, Ligações: 110, Vídeos: 2). Podiam e deviam interagir com os participantes, dado que se limitam a divulgar conteúdos mas é a grande base de suporte da sua máquina partidária, via web.

Facebook (Perfil de Francisco Louçã): http://www.facebook.com/profile.php?id=1349546856 (Amigos: 2723, Notas: 37, Ligações: 121, Fotos: 5, Páginas: 7, Grupos: 4). Actualização frequente e em tempo útil sem ser perturbadora.

MySpace: http://www.myspace.com/blocodeesquerda (Amigos: 166). Informação escassa. Fraca actualização. Disponibilização de alguns vídeos. Interacção claramente segmentada, vocacionada para artistas, especialmente músicos e pessoas tendencialmente de personalidade activista. Plataforma inútil, dada a utilização.

Twitter: http://twitter.com/bloco (Following: 186, Followers: 1742, Updates: 945). Seguem algumas entidades e pessoas, geralmente ligadas ao partido ou mediáticas. É um erro, que tamém é transversal aos outros partidos. Fraca interacção: limitam-se a divulgar informação que encaminham para plataformas ligadas ao partido. Devem explorar melhor a plataforma.

O BE, no universo comunicativo, é um exemplo. Não precisa do reboque da Comunicação Social como o PSD. Eles próprios têm um dinamismo muito próprio e ímpar. Apesar de verificar alguma desorganização de conteúdos, fruto das inúmeras plataformas, que podem baralhar os eleitores, na generalidade, têm um excelente dispositivo. Reitero: neste aspecto, são um exemplo a seguir. Tenho dito!"

claudio-carvalho.com

2 comentários:

António Garra disse...

Aqui está uma forma original de promover o Bloco na NET.
Imaginem o que é os partidários de outros partidos fazerem o mesmo em todos os blogs por ai existentes.
Dei uma salto ao site de Claudio Carvalho e diz que é militante PS.
Provávemnete não será por muito mais tempo. Pois no lugar de fazer campanha por este faz por um grupo de rapaz bem falantes que se juntaram em partido.
Mas é ideia é boa

Claudio Carvalho disse...

Isto é um artigo de opinião sobre a campanha de outro partido, que tendo a mensagem que possa ter, tem neste momento, a meu ver, a melhor campanha. No Partido Socialista, há lugar à pluralidade. Nunca me inibirei de dar a minha opinião, até porque o caminho faz-se pela construção e não por dissonâncias com fanatismos partidários. Abraço.