quinta-feira, outubro 11, 2007

«Mamarracho é o senhor... não, é o senhor... não, é o senhor... »


Pelos vistos, numa das últimas sessões de câmara (neste caso, da Covilhã), os ânimos andaram um pouco exaltados.

Soube esse facto através do site da Rádio Cova da Beira (do Fundão), que no apartado sobre política tinha a seguinte notícia:

Pelos vistos, Carlos Pinto (presidente da câmara municipal da Covilhã) e Miguel Nascimento (vereador da oposição e delegado regional do IPJ), trocaram argumentos durante a reunião pública. Segundo consta, o combate foi renhido, mas não levou nenhum dos dois opositores ao tapete. Agora para relembrar, fica o golpe bastante baixo (ao nível das virilhas), que o presidente dô município deu ao seu adversário, senão vejamos o que a certa altura do combate aconteceu:

"Um mamarracho que nos envergonhava a todos”, foi assim que Carlos Pinto, presidente da câmara municipal da Covilhã, classificou o projecto inicial para a pousada da juventude."

Um golpe anti-regulamentar eu diria... mas o árbitro não viu, ou então não quis ver, ou então não havia...

Usar o termo mamarracho, para falar do projecto de ampliação da pousada da juventude nas Penhas da Saúde, sabendo que o seu opositor é quem é... muito forte!

Mas nisto, e porque há sempre gente atenta às coisas que acontecem e são divulgadas e publicadas aqui da Serra, houve um leitor que me enviou o projecto em causa.

Ora vejamos...

Segundo parece ser, o tal "mamarracho" (palavra proferida pelo presidente da câmara da Covilhã para adjectivar o projecto em causa) afinal não deve ser tão "mamarracho" assim, uma vez que o mesmo vem publicado no Jornal dos Arquitectos, publicação da Ordem dos Arquitectos!!!!

Vejamos o que me foi enviado para o e-mail do blog:

Capa do Jornal dos Arquitectos nº 227, Abril-Junho de 2007

Breve texto explicativo do projecto em causa e respectiva equipa técnica.

Imagens do projecto visto desde a estrada ligação Penhas da Saúde - Piornos

Plantas do projecto

Imagens do projecto visto desde o estacionamento actual da Pousada da Juventude


----------------------------------------------------


Depois do que viu, caro leitor, que lhe parece o projecto do tal "mamarracho" que o presidente da câmara da Covilhã falava?

Acha mesmo que é um "mamarracho"? Ou acha que está bem melhor de muitos "mamarrachos" que têm aparecido pelas Penhas da Saúde nos últimos tempos?

Mas veja-se por exemplo este troço do texto explicativo:

Acha que as preocupações demonstradas neste "mamarracho", se refletem noutros "mamarrachos" que têm vindo a ser construídos nas Penhas da Saúde?

Sinceramente, acho que não!

Depois vá um pouco acima, à imagem que tem as plantas, e repare na distribuição interior do edifício... Acha que é de um "mamarracho"? Acha que ter TODOS os quartos "virados" para a paisagem é coisa de "mamarracho"? Faço-lhe um desafio caro leitor, vá ao Hotel que existe um pouco mais abaixo, do outro lado da estrada, e veja quantos quartos estão virados para as traseiras... mas claro, isso não é de "mamarracho", é de qualidade... (coitados dos turistas que ficam a pernoitar nesses quartos, com vistas para o entulho)

E isto é apenas uma análise bastante breve da qualidade que este "mamarracho" tem... não apenas para mim, mas sobretudo para os responsáveis que decidiram publicar o projecto deste "mamarracho" no Jornal dos Arquitectos...

Agora o que pergunto é:

Primeiro - porque é que o presidente da câmara da cidade neve diz "Um mamarracho que nos envergonhava a todos"? Não é por ter maioria na câmara que tem o direito de meter "todos" ao barulho. Se para ele é "mamarracho", que fale por ele.

Segundo - que habilitações tem esse senhor para vir opinar em relação ao projecto em causa. Pelo que vi no seu curriculum vitae, disponibilizado no site da CMC, a sua formação não é nem em arquitectura nem em engenharia.

Terceiro - que opinião têm os arquitectos que trabalham no urbanismo, sobre este "mamarracho"? Afinal são esses técnicos que deviam avaliar o projecto.

Quarto - já viu o responsável da RTSE a sair em defesa deste projecto? Eu não, mas nem entendo bem porquê, uma vez que pensava que este projecto era de interesse para a Serra da Estrela.

Quinto - Depois de tudo o que foi dito anteriormente, porque é que acha que para o presidente da câmara da Covilhã este projecto é um "mamarracho"?! Quer saber a minha opinião?! Um mais um são dois... tire também as suas conclusões!

O que eu sei é que o "MAMARRACHO" que nos devia envergonhar a todos é este:

Mas deste não se fala... Porque será? Enfim.



Sem comentários: