Soube esse facto através do site da Rádio Cova da Beira (do Fundão), que no apartado sobre política tinha a seguinte notícia:
Pelos vistos, Carlos Pinto (presidente da câmara municipal da Covilhã) e Miguel Nascimento (vereador da oposição e delegado regional do IPJ), trocaram argumentos durante a reunião pública. Segundo consta, o combate foi renhido, mas não levou nenhum dos dois opositores ao tapete. Agora para relembrar, fica o golpe bastante baixo (ao nível das virilhas), que o presidente dô município deu ao seu adversário, senão vejamos o que a certa altura do combate aconteceu:
"Um mamarracho que nos envergonhava a todos”, foi assim que Carlos Pinto, presidente da câmara municipal da Covilhã, classificou o projecto inicial para a pousada da juventude."
Um golpe anti-regulamentar eu diria... mas o árbitro não viu, ou então não quis ver, ou então não havia...
Usar o termo mamarracho, para falar do projecto de ampliação da pousada da juventude nas Penhas da Saúde, sabendo que o seu opositor é quem é... muito forte!
Mas nisto, e porque há sempre gente atenta às coisas que acontecem e são divulgadas e publicadas aqui da Serra, houve um leitor que me enviou o projecto em causa.
Ora vejamos...
Segundo parece ser, o tal "mamarracho" (palavra proferida pelo presidente da câmara da Covilhã para adjectivar o projecto em causa) afinal não deve ser tão "mamarracho" assim, uma vez que o mesmo vem publicado no Jornal dos Arquitectos, publicação da Ordem dos Arquitectos!!!!
Vejamos o que me foi enviado para o e-mail do blog:
Capa do Jornal dos Arquitectos nº 227, Abril-Junho de 2007
Breve texto explicativo do projecto em causa e respectiva equipa técnica.
Imagens do projecto visto desde a estrada ligação Penhas da Saúde - Piornos
Imagens do projecto visto desde o estacionamento actual da Pousada da Juventude
----------------------------------------------------
Depois do que viu, caro leitor, que lhe parece o projecto do tal "mamarracho" que o presidente da câmara da Covilhã falava?
Acha mesmo que é um "mamarracho"? Ou acha que está bem melhor de muitos "mamarrachos" que têm aparecido pelas Penhas da Saúde nos últimos tempos?
Mas veja-se por exemplo este troço do texto explicativo:
Acha que as preocupações demonstradas neste "mamarracho", se refletem noutros "mamarrachos" que têm vindo a ser construídos nas Penhas da Saúde?
Depois vá um pouco acima, à imagem que tem as plantas, e repare na distribuição interior do edifício... Acha que é de um "mamarracho"? Acha que ter TODOS os quartos "virados" para a paisagem é coisa de "mamarracho"? Faço-lhe um desafio caro leitor, vá ao Hotel que existe um pouco mais abaixo, do outro lado da estrada, e veja quantos quartos estão virados para as traseiras... mas claro, isso não é de "mamarracho", é de qualidade... (coitados dos turistas que ficam a pernoitar nesses quartos, com vistas para o entulho)
E isto é apenas uma análise bastante breve da qualidade que este "mamarracho" tem... não apenas para mim, mas sobretudo para os responsáveis que decidiram publicar o projecto deste "mamarracho" no Jornal dos Arquitectos...
Agora o que pergunto é:
Primeiro - porque é que o presidente da câmara da cidade neve diz "Um mamarracho que nos envergonhava a todos"? Não é por ter maioria na câmara que tem o direito de meter "todos" ao barulho. Se para ele é "mamarracho", que fale por ele.
Segundo - que habilitações tem esse senhor para vir opinar em relação ao projecto em causa. Pelo que vi no seu curriculum vitae, disponibilizado no site da CMC, a sua formação não é nem em arquitectura nem em engenharia.
Terceiro - que opinião têm os arquitectos que trabalham no urbanismo, sobre este "mamarracho"? Afinal são esses técnicos que deviam avaliar o projecto.
Quarto - já viu o responsável da RTSE a sair em defesa deste projecto? Eu não, mas nem entendo bem porquê, uma vez que pensava que este projecto era de interesse para a Serra da Estrela.
Quinto - Depois de tudo o que foi dito anteriormente, porque é que acha que para o presidente da câmara da Covilhã este projecto é um "mamarracho"?! Quer saber a minha opinião?! Um mais um são dois... tire também as suas conclusões!
O que eu sei é que o "MAMARRACHO" que nos devia envergonhar a todos é este:
Sem comentários:
Enviar um comentário