segunda-feira, outubro 22, 2007

Eu não quero vídeos!!Depois ando aí no Youtube e toda a gente pode ver as bacoradas que digo!

Os vereadores do Partido Socialista classificaram como “uma violação dos direitos e liberdades dos jornalistas” o impedimento de recolha de imagens sem autorização específica durante a reunião da Câmara da Covilhã da última sexta-feira.

A reacção surgiu depois do presidente da autarquia, Carlos Pinto, impedir uma jornalista do Diário XXI de gravar vídeos (usados na versão online do jornal, em www.diarioxxi.com), alegando ser obrigatória “uma autorização prévia, segundo os regulamentos” para o efeito. As fotografias foram igualmente proibidas, porque “nada me garante que não esteja a fazer vídeos”, argumentou o presidente da Câmara, sem adiantar mais detalhes sobre o assunto.

Uma situação “grave”, segundo Vítor Pereira, vereador e deputado na Assembleia do PS, que, por isso, fez questão que a sua intervenção constasse da acta da reunião. A mesma opinião foi subscrita por Miguel Nascimento, companheiro de vereação de Vítor Pereira.
Entretanto, e desconhecendo qualquer impedimento legal para a recolha de imagens nas reuniões públicas da Câmara, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (que é prática habitual dos jornalistas), o Diário XXI solicitou por escrito à autarquia que indique quais os regulamentos em causa.

Diário XXI

Sem comentários: