sexta-feira, agosto 04, 2006

Venda da Águas da Covilhã vai render mais de 35 milhões

A Câmara da Covilhã vai vender 49 por cento do capital da empresa Águas da Covilhã (AdC), cuja totalidade está calculada em mais de 75 milhões de euros. A decisão deverá ser aprovada na reunião do executivo prevista para esta sexta-feira. No encontro deverá ser aberto concurso público internacional para encontrar, no prazo de um mês, um parceiro privado interessado em entrar na empresa. Ao adquirir 49 por cento do capital, esse parceiro vai proporcionar ao município um encaixe financeiro superior a 35 milhões de euros.

O assunto não constava da agenda inicial da reunião do executivo. No entanto, o Diário XXI sabe que o ponto foi introduzido, na quarta-feira ao fim da tarde. Contactado pelo Diário XXI, o presidente da Câmara da Covilhã escusou-se a fazer comentários.
Carlos Pinto disse não fazer ideia se o assunto será discutido, mas fontes ligadas ao processo, contactadas pelo Diário XXI, confirmaram que o assunto estava agendado, acrescentando que o dossier jurídico com o conteúdo do concurso foi entregue ao presidente da Câmara durante a última quarta-feira.

O anúncio do concurso será publicado no Diário da República e no Jornal das Comunidades. Segundo as mesmas fontes, a alienação de 49 por cento do capital “deverá estar concretizada durante o último trimestre deste ano”. Com a venda do capital, a empresa municipal AdC - de capitais exclusivamente públicos - , criada em Março deste ano, será transformada em empresa municipal de capitais maioritariamente públicos.


Diário XXI

Sem comentários: