domingo, agosto 20, 2006

Serra da Estrela:Recolhida mais de uma tonelada de lixo

Cerca de 1.200 quilos de resíduos foram recolhidos hoje na zona da Torre, por duas dezenas de voluntários que participaram numa acção de limpeza organizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Sacos de plástico, restos de trenós, câmaras-de-ar de pneus de automóvel, bidões, uma tábua de passar a ferro, arame farpado, pedaços de madeira, placas publicitárias, latas de bebidas e pilhas, foram alguns dos lixos recolhidos durante a acção desenvolvida entre as 10:30 e as 12:45 num dos locais da Serra da Estrela mais visitados durante o Inverno.

«Em cerca de dois hectares de área intervencionada recolhemos uma quantidade de lixo muito considerável, o que significa que ficou ainda muito lixo por recolher em toda aquela zona», disse à Agência Lusa o biólogo José Conde, técnico do CISE.

«Inicialmente o objectivo era intervir na zona do Covão do Boi mas quando iniciámos a recolha na área envolvente da Torre deparámos com uma densidade de lixo muito grande e já não atingimos esse local», acrescentou.

Na acção de limpeza foram recolhidos «muitos materiais utilizados na construção civil e outros que os visitantes utilizam no Inverno para brincadeiras na neve e que depois abandonam no local», adiantou o mesmo responsável.

Os lixos recolhidos por voluntários das zonas de Seia, Covilhã e Porto, foram transportados pelas 15:30 para a Estação de Transferência de Seia onde foram pesados, seguindo-se a fase de separação com o objectivo de encaminhar alguns deles para reciclagem.

Nas várias acções de recolha realizadas nos últimos dois anos, que envolveram voluntários e alunos das escolas do concelho de Seia, já foram retiradas da serra mais de três toneladas de lixo, referiu José Conde.

Contribuir para a limpeza do Parque Natural da Serra da Estrela e sensibilizar a população, em particular os visitantes, para que não deixe resíduos na serra foram os objectivos da acção do CISE que terá continuidade na Primavera.

Criado pela Câmara Municipal de Seia em Outubro de 2000, este organismo sedeado na Quinta do Carvalhal, também promove programas de educação ambiental para crianças e jovens e ajuda os visitantes e a população a compreender melhor o espaço em que se encontram, de modo a permitir conciliar a preservação dos valores ambientais.



in Diário Digital

Pergunta: Não deveria ser a concessionária da Serra da Estrela- entenda-se Turistrela a zelar pelo meio ambiente na Serra? Ou é só construir (destruir?)?
A Máfia agradece à Câmara de Seia e nomeadamente a este Organismo por esta acção de limpeza.

Sem comentários: