A polícia britânica frustrou hoje uma conspiração terrorista que tinha como objectivo "destruir vários aviões em pleno voo". Há condicionamentos nos aeroportos.
Na sequência da descoberta da conspiração terrorista, o organismo que regula os aeroportos britânicos, a BAA, pediu hoje a suspensão de todos os voos com destino ao aeroporto de Londres- Heathrow.
A maioria das grandes companhias internacionais estão também a cancelar até às 13h00 os seus voos para Londres/Heathrow.
No decorrer da operação da polícia britânica, vários suspeitos foram detidos, enquanto os passageiros tentam lidar com uma situação caótica nos aeroportos.
Os terroristas queriam "abater vários aviões em pleno voo, causando a perda de um número considerável de vidas", afirmou o ministro do Interior britânico, John Reid.
A polícia efectuou "uma vasta operação anti-terrorista para pôr fim ao que pensamos ser uma importante ameaça contra o Reino Unido e aos seus parceiros internacionais", adiantou.
Segundo Douglas Alexandre, secretário dos Transportes, os passageiros são agora convidados a levar para a cabine do avião apenas sacos, se possível transparentes, contendo unicamente objectos considerados como estritamente necessários como documentos, eventuais medicamentos e óculos.
Os passageiros com Estado aos Estados Unidos são submetidos a um controlo suplementar à porta de embarque.
A situação no aeroporto Londres-Heathrow, primeiro aeroporto europeu em termos de número de passageiros (68 milhões de pessoas por ano) é "caótica", testemunhou Fiona Bruce, jornalista da cadeia de televisão BBC, acrescentando que as autoridades estão a aconselhar o regressa a casa e desistência da viagem.
O Primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que se encontra de férias nas Caraíbas, está em contacto permanente com Londres.
[+info] > Radio Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário