quarta-feira, junho 07, 2006

Estudo de Impacto Ambiental em consulta pública

Começa hoje a consulta pública do estudo de impacto ambiental da Barragem das Penhas 2, na Serra da Estrela. O projecto que vai ser sujeito ao escrutínio da população foi elaborado pela firma COBA e prevê a construção de uma paredão de 42 metros de altura no vale situado logo abaixo das Penhas da Saúde, do lado da estrada oposto à Pedra do Urso. Está previsto que a barragem tenha uma capacidade de dois milhões e 200 mil litros.

A albufeira tem como objectivos a produção de energia eléctrica, constituir-se como uma reserva para combate a incêndios e, fundamentalmente, para abastecimento de água potável: prevê-se que dê de beber a 60 mil habitantes em 2028, fornecendo seis milhões de metros cúbicos de água, por ano.

Segundo o vereador Luís Barreiros, só depois de concluído o processo de estudo do impacto ambiental “se saberá se o projecto pode avançar tal como está ou se tem de ser feita alguma alteração”. Ontem, aquele responsável desconhecia ainda pormenores da documentação enviada pelo Instituto do Ambiente, uma vez que ia ainda ser analisada. Seja como for, mesmo que o processo decorra à velocidade máxima, só dentro de cinco anos a barragem poderá estar a funcionar.

Diário XXI

Sem comentários: