quinta-feira, junho 22, 2006

Editorial do "O Interior"....

A blogosfera nasce no seio da Internet e, como diz Pacheco Pereira, é o suporte de comunicação com crescimento mais rápido de sempre. Surgem constantemente blogues por todo o mundo. O www.marretas.blogspot.com foi, quiçá, o primeiro nesta região. Criado por três amigos e colaboradores de "O Interior" – Jorge Bacelar, Nuno A. Jerónimo e João Canavilhas – tem-se destacado a nível nacional pelo seu humor e sentido crítico. Pouco depois apareceu o www.ointerior.blogspot.com.

Se fomos dos primeiros no nascimento, fomos também dos primeiros a abandonar – há cerca de dois anos - ao observarmos que a blogosfera, na Guarda, estava completamente subvertida. Nesse período tinham aparecido um conjunto de blogues feitos de forma anónima, a ofender de forma gratuita. Eu próprio fui vilmente atacado (e durante meia manhã fiquei irritado, depois ri-me) por um desses blogues anónimos – o alcaide-viegas, que, como os mais atentos sabem, foi feito cobardemente por um colega nosso, e que entretanto desapareceu da net. Depois apareceram outros. Um dos mais animados apareceu na Covilhã – www.covilhas.blogspot.com - que, de forma sarcástica e humorada, foi zurzindo no presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto.

A personagem "Chicken Charles", enquanto vergastava o edil, fazia rir os leitores do blogue. A "Carta Aberta ao director do Litoral", que me dirigiu (fomos o único jornal a merecer tal "deferência"!) provocou-nos gargalhadas. Mas, se nós achávamos piada, Carlos Pinto não apreciou e, vai daí, interpôs uma acção judicial. Enquanto os investigadores judiciais determinavam o "IP" utilizado para aceder à Internet, a acusação – Carlos Pinto – deixava uma pista ao Ministério Público: a referência a uma suposta comunicação anónima que referia João Canavilhas como o "pai" do blogue. A intolerância de Carlos Pinto é um facto de todos conhecido, que recorra ao tribunal para identificar e acusar quem, anonimamente, se entretinha a fustigá-lo, é aceitável. Mas que inclua na acusação um nome, por maldade, mesmo existindo um telefonema anónimo, é repugnante. Não aceita críticas e não admite que, anonimamente, se divirtam às suas custas, mas depois recorre a uma suposta denúncia anónima, para acusar outrem. Agora, que os investigadores identificaram o autor do blogue - e não é João Canavilhas - que dirá Carlos Pinto? Agora que, com a ajuda do "Jornal do Fundão", tantos falam do "conhecido professor de comunicação", que merece Carlos Pinto?

O Interior

Sem comentários: