quinta-feira, abril 01, 2010

Banda da Covilhã_“Faça Chuva ou Faça Sol, a Música é uma Primavera”

“Faça Chuva ou Faça Sol, a Música é uma Primavera”, foram estas as palavras que encerraram o IV Concerto de Primavera que teve lugar na magnífica igreja de S. Francisco. Pelo quarto ano consecutivo a Banda da Covilhã organizou o concerto que este ano teve como tema “O Barroco”. Um programa que contou com a participação especial da Orquestra Barroca da ESART, sob a coordenação artística do Prof. Jorge Alves, tendo interpretado “Alla Rustica” de A. Vivaldi, Concerto para duas violas e orquestra de cordas de Telemann, tendo sido solistas duas covilhanenses Márcia Ferreira e Susana Saraiva, finalizou com o Concerto para dois violinos e orquestra de cordas de A. Vivaldi, tendo sido solistas Nuno Vasconcelos e Maria João Batista. Um momento que foi enquadrado por uma breve introdução à arte barroca pelo historiador Dr Carlos Madaleno.


A Banda da Covilhã sob a direcção artística de José Eduardo Cavaco interpretou Encanto de R. Smith, Adagio do Concerto para Clarinete de W.A. Mozart, tendo sido solista outro covilhanense Bruno Silva e terminou com a “First Suite in Eb for Military Band”, Op. 28 de Gustav Holst. No final os sopros da Banda da Covilhã em conjunto com as cordas da ESART interpretaram o hino e marcha triunfal de “Aida” de G. Verdi.

A Primavera é uma estação que pela força que a natureza ganha, imprime inspiração desde sempre. Num ambiente que o espaço do concerto proporcionou foram vividos momentos de elevada excelência. De sublinhar a grande qualidade dos solistas que se apresentaram ao seu mais alto nível. Por outro lado, identificar o trabalho conjunto de uma Escola Superior (ESART) e a Banda da Covilhã, dando continuidade à estratégia pedagógica da Banda da Covilhã, que visa a formação, a qualificação e a troca de experiências entre músicos.

A Banda da Covilhã começou hoje mesmo a preparar o próximo concerto que terá lugar no domingo, dia 25 de Abril pelas 21:30 no Teatro Cine da Covilhã intitulado 4º MODA e MÚSICA – Covilhã 2010 com muitas novidades e surpresas que serão brevemente divulgadas.

Sem comentários: