quinta-feira, abril 22, 2010

Mariano Gago na UBI

Um conjunto de altas individualidades já marcaram presença na cerimónia do 24º aniversário da Universidade da Beira Interior. Mariano Gago, ministro da tutela vem à Covilhã “assinar o contrato de confiança para os próximos quatro anos”, diz João Queiroz.
O reitor da UBI, em funções há dez meses, sublinha assim a importância deste momento. Para o principal responsável pela academia, este é o resultado de alguns projectos que estão já a ser concretizados. No próximo dia 30 de Abril, João Queiroz e Mariano Gago firmam um acordo entre a UBI e o Governo que serve essencialmente “para dar suporte ao meu plano de actividades para os próximos quatro anos. Este contrato dá uma certa estabilidade à instituição, mas também mais orientações a médio prazo, sobretudo em termos de formação e aposta em diferentes áreas na nossa universidade”, começa por explicar o reitor.


Na cerimónia que vai também servir de arranque às comemorações dos 25 anos da UBI, que decorrem ao longo de todo o próximo ano, vão ser assinados mais dois protocolos. Documentos que segundo o reitor da instituição vão servir para “criar uma incubadora na área da tecnologia e da saúde”, e também, um outro, com o Banco Santander, “que é bastante amplo e vai permitir ajudar o processo de internacionalização e investigação na UBI”. Para além disso, esta entidade vai ainda patrocinar uma cátedra, na área da Comunicação, isto é, “um professor de reconhecido mérito internacional que está na UBI a orientar e trabalhar a investigação numa determinada linha científica”.


A UBI tem no dia do seu aniversário “uma das mais importantes provas de reconhecimento”. Para o reitor, a aceitação do doutoramento Honoris Causa, por parte do engenheiro António Guterres, “serve também para prestigiar a instituição”. A este momento juntam-se a vinda de antigos ministros e representantes do Estado e a realização de parcerias com entidades da sociedade civil. Resultados de “um trabalho extremamente cansativo, mas gratificante para toda a instituição”, confessa João Queiroz. O reitor sublinha também a personalidade do padrinho do candidato ao doutoramento. Alfredo Bruto da Costa, um dos mais conceituados especialistas em matéria de combate à pobreza e exclusão social em Portugal será o padrinho do doutoramento Honoris Causa agora conferido pela UBI a António Guterres.

Ler mais em Urbi et Orbi

Sem comentários: