terça-feira, abril 20, 2010

Câmara de Castelo Branco poderá não ficar com Museu

A garantia foi dada pelo socialista Joaquim Morão, que acompanhou a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, numa deslocação à cidade para participar nas comemorações do primeiro centenário da fundação do museu.
Segundo o autarca, a questão ainda não foi sequer equacionada, o que contraria o anúncio recente feito pelo Governo de pretender transferir para as respectivas câmaras aquele museu de Castelo Branco e outro das Caldas da Rainha.

"Para já, nós não temos qualquer intenção” de vir a ficar com a tutela da instituição museológica, disse o presidente da Câmara.

O secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, afirmou numa audição da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura que estariam a decorrer conversações com a câmara, no sentido de a gestão ser assumida pelo município.

No mesmo sentido vão as declarações feitas hoje pela ministra da Cultura em castelo Branco, ao afirmar que as conversações com o município “estão a decorrer”.

Joaquim Morão diz ter apenas conhecimento de conversações com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e assume que só após um entendimento entre o ministério e a associação, da qual é membro do conselho diretivo, a autarquia poderá pensar no assunto.

Gabriela Canavilhas afirmou em Castelo Branco que o novo estatuto permitirá uma gestão de proximidade do museu, mas depende também da vontade da autarquia.

“Esta situação ainda não está definida e a ser concretizada será sempre uma decisão da autarquia”, diz a ministra.

Gabriela Canavilhas garante ainda que a transferência do museu para a gestão municipal será acompanhada do respectivo "envelope financeiro" com verbas para o Município.

O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior está a assinalar um século com um programa que, até Dezembro, vai levar à cidade exposições, concertos, conferências e lançamentos de livros.

Entretanto, foi inaugurada uma exposição de fotografia documental e vão ser recriados os serões de 1910, com figurantes a representarem Francisco Tavares Proença Júnior e o presidente da câmara da altura e a reproduzirem os possíveis diálogos entre eles.

A recriação será levada a efeito pelo grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco.

Estas iniciativas estão a ser desenvolvidas em conjunto entre a direcção do Tavares Proença Júnior e a Sociedade de Amigos do Museu, contando com algumas parcerias, nomeadamente com autarquias e o Instituto Politécnico da cidade.

Sem comentários: