sábado, março 20, 2010

Utilizadores do Facebook Vítimas de Ataque | WEB MARKETING TUGA

Os clientes do Facebook estão a ser o alvo de uma nova tentativa de ataque.

O esquema, divulgado num alerta da McAfee, tem como objectivo capturar dados pessoais e de acesso a contas bancárias ou outros serviços online.

Um e-mail é enviado aos utilizadores, informando-os de que as suas senhas de acesso à rede social foram alteradas. Para ter acesso às novas credenciais terão de abrir um ficheiro anexo à mensagem. Se o destinatário da mensagem o fizer instalará no PC vários programas indesejados, incluindo um desenhado para roubar dados, nomeadamente senhas pessoais.

Citado pela imprensa internacional Dave Marcus, da McAfee, teme que o ataque venha a conseguir resultados com alguma expressão tendo em conta o elevado número de utilizadores do Facebook. Com cerca de 400 milhões de clientes activos, o Facebook é a mais importante rede social da actualidade. Se o ataque for bem sucedido apenas em 10 por cento dos seus utilizadores já serão 40 milhões os afectados pelo esquema.

Em actuação continua também o Koobface, um worm que já tinha sido detectado pelas empresas de segurança e considerado extremamente perigoso. Os laboratórios da Kaspersky avisam os utilizadores do Facebook e do Twitter, principais visados por mais este esforço de controlo de PCs dos utilizadores que circulam por estes serviços sociais.

O Kooface infecta sites legítimos para que actuem como proxies para o seu principal servidor de comando e controlo. O número de servidores que os computadores infectados com o Koobface usam para obter comandos e actualizações remotos tem-se mantido na centena, com alguma variações.

in Tek

Abraços,

WM Tuga

web-marketing-tuga.com

Sem comentários: