quinta-feira, março 18, 2010

Entrevista a João Carlos_Por onde andam os nossos craques? Sporting da Covilhã



Esta semana publicamos uma entrevista com João Carlos, um defesa central brasileiro que ficará sempre na memória dos adeptos serranos. João Carlos treina actualmente os sub-20 do Al-Shabab Club





1- Como é que chegou ao SC Covilhã?

O mister Isidro viu-me jogar pelo Louletano e contactou-me para vir à Covilhã conversar com o então Presidente, Doutor Brito Rocha, para um possível acerto. Foi o que fiz, viajei para a Covilhã, onde fui muito bem recebido pelo senhor presidente e toda a direção do clube na altura, como senhor João Manuel Petrucci e senhor Orlando e outros. Começou ali uma relação de muito respeito e carinho entre o clube, adeptos e João Carlos

2 - Quais os principais momentos que viveu no nosso clube?

Vivi muitos momentos especiais no Sporting, a primeira subida foi um deles, inesquecível, viemos de Lisboa praticamente escoltados por adeptos que acompanhavam o nosso autocarro. Nas cidades vizinhas, como Fundão e Castelo Branco, as pessoas saíam na janela e na rua para nos saudar, e quando chegamos à cidade e fomos recebidos na Câmara pelo presidente da Câmara, senhor Carlos Pinto, foi uma verdadeira explosão de alegria de todo o povo Covilhanense, foi lindo e realmente inesquecível. Mas não posso deixar de citar o momento de minha despedida do futebol, onde fui homenageado por todos os adeptos, direção chefiada pelo Senhor João Manuel Petruci, colegas de trabalho e comunicação social, além do senhor Carlos Pinto.


A homenagem do SC Covilhã a João Carlos na sua despedida do futebol

3 – João Carlos representou durante 8 anos o nosso clube, sabemos que sempre teve convites para sair, porque ficou esses anos todos?


Após a primeira subida tive alguns convites para sair, inclusive de times da primeira liga,porém a direção não permitiu. Depois disto, o carinho com que todos no clube e na cidade tratavam minha família, fez com que eu me sentisse um filho da terra e em alguns momentos a satisfação pessoal vale mais do que alguns euros a mais.

4 - Especialista no jogo aéreo, como defesa marcava muitos golos, sentia que era uma referência do ataque Covilhanense para os nossos adversários?


Tive a felicidade de fazer alguns golos, e alguns em momentos decisivos, isto atraía a atenção dos adversários, principalmente nas bolas paradas, mas tudo só acontecia porque treinavamos muito estas situações. Tivemos aí treinadores muito competentes que procuravam tirar o máximo de nossas qualidades e também tive a felicidade de ter excelentes cobradores de falta e corner, como por exemplo o Capelas e o Miguel Vaz, por isto a cada gol que marcava não esquecia de agradecer-lhes pelo bom passe.


5 - Acompanha actualmente o SC Covilhã?

Sem dúvida, o SC Covilhã está ligado diretamente a minha vida e estou frequentemente acompanhando os jogos pela net, pelo site do clube e tambem neste blog. Além disto, tenho alguns amigos como Trindade, Rui Morais e outros, que sempre converso e procuro saber todas as notícias.

6 - Qual a sua atividade no presente?

Desde 2004 estou trabalhando como treinador. Trabalhei em alguns clubes do Brasil, como Madureira, Bangú e Fluminense, mas em 2007 me transferi para o Qatar, onde fui treinador do sub-18 do Al Ahli Club. No momento estou na Arábia Saudita, trabalhando no Al Shabab, na categoria sub-20, onde aliás o treinador do profissional é o Jaime Pacheco.

7 - Que gostaria de referir que não foi mencionado anteriormente?

Queria expressar aqui a minha gratidão por todo o carinho e respeito com que todos os Covilhanenses partilharam comigo ao longo destes 8 anos. Todos podem ter certeza que estarão sempre em minha memória, de onde estiver estarei sempre torcendo pelo engrandecimento deste clube e desta cidade. Espero um dia poder retornar para rever tantos amigos que aí deixei e quero expressar aqui novamente o meu muito obrigado aos organizadores deste blog por mais esta oportunidade. A todos os Covilhanenses, um grande abraço e viva o nosso Covilhã.

João Carlos representou o SC Covilhã entre 1995 e 2003

Entrevista realizada por email.


Sem comentários: