segunda-feira, março 22, 2010

Teatro na Escola - Exposição do projecto_AASTA

O projecto Teatro na Escola promovido pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e que visou desenvolver junto das crianças o gosto e apetência pelo teatro chegou agora ao fim.

Um dos resultados mais visíveis deste projecto vai agora estar patente numa exposição pública a decorrer no Serra Shopping da Covilhã entre os dias 22 e 28 de Março de 2010, durante o período de funcionamento daquele centro comercial.

Esta exposição é constituída por 11 maquetas de teatros construídas pelas crianças com a ajuda dos seus professores. Esta exposição insere-se ainda nas comemorações do dia Mundial do Teatro (27 de Março) levadas a cabo pela ASTA.

Recorde-se que este projecto envolveu nesta primeira fase 13 turmas de sete escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, (Teixoso, Santo António, A Lã e a Neve, Refúgio, Penedos Altos, São Silvestre e Rodrigo) envolvendo cerca de 350 alunos do 2º e 3º ano de ensino. A ASTA procurou ao longo desta fase do projecto “Teatro na Escola”, estimular nas crianças o gosto pelo teatro, servindo-se deste como uma nova metodologia alternativa ao ensino.

O projecto “Teatro na Escola” possibilitou a utilização da dramaturgia e do teatro no desenvolvimento cognitivo, sensorial e artístico das crianças envolvidas nas sessões levadas a cabo pela ASTA. Nestas sessões foram utilizados temas e autores curriculares, inseridos no Plano Nacional de Leitura, trabalhando a importância do texto e da dramatização, intervindo de forma directa no processo fundamental da oralidade.

Estas acções destinadas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico assentaram num carácter essencialmente lúdico com vista ao desenvolvimento cognitivo da criança. O programa pretendeu responder às diferentes idades e fases do conhecimento e desenvolvimento individual do aluno.

A ASTA realizou duas intervenções em cada Escola do 1ºCiclo do Ensino Básico da cidade da Covilhã, sendo a primeira uma pequena abordagem ao teatro, através de conversa e exemplos; dando a conhecer o teatro, o que é, como se faz, o que é necessário para produzir um espectáculo e a estrutura de um teatro etc. …. E a leitura de textos/contos de uma forma narrativa (neutra). Posteriormente, as crianças desenvolveram um trabalho de interpretação juntamente com os professores no sentido de criarem um trabalho gráfico que permitisse ilustrar o conto, construindo uma maqueta de um teatro. Na segunda deslocação às escolas, os contos anteriormente trabalhados, foram apresentados dramaturgicamente e/ou teatralizados, num molde de conversa com os alunos, suscitando as diferenças entre a primeira leitura e a segunda, no sentido de diferenciar a forma de narrativa.

Sem comentários: