quinta-feira, novembro 26, 2009

Redes sociais movem entre 1,4 e 3 milhões Crescimento é imparável e sobe 16% num ano. Os mais novos vão à frente

Cada vez mais gente, cada vez mais novos: a frequência de redes sociais como o Hi5 e o Facebook disparou no último ano em Portugal, e já equivale a 78% de toda a população online. Uso geral da net também subiu (4%).

É um número gordo e poderá ser ainda maior: o relatório anual do Bareme Internet, estudo de base do Netpanel, contabilizou este ano um milhão e 400 mil indivíduos que acedem a comunidades virtuais/redes sociais na internet (hi5, Facebook...). O valor representa 16.4% do universo de residentes no Continente com mais de 15 anos.



Na análise por 'targets' dos indivíduos que acedem a comunidades virtuais, a idade é a variável mais discriminante, sendo a que revela mais diferenças de comportamento entre indivíduos: os valores oscilam entre os 58.4% dos jovens (15-17 anos) e a ausência do hábito entre os mais idosos.

Com certa surpresa, o Grande Porto é a região do país em que a frequência de redes sociais é mais alta (20,8%), seguindo-se a Grande Lisboa (19.2%). A idade da população talvez explique a vantagem: pelo último censos, na grande região do Porto há mais indivíduos mais novos em qualquer uma das subclasses entre os 15 e os 54 anos do que em Lisboa. Um maior envelhecimento da população a Sul, e no Interior Norte, sublinham, e explicam, a presença menor nas redes de contacto social.

A ocupação é a segunda variável com maiores discrepâncias comportamentais: os valores variam entre 52% de estudantes que acedem a redes sociais e apenas 2% de domésticas que dizem fazê-lo. Reformados, pensionistas e desempregados são também escassos: 3,5%.

Mas este valor global - 1.4 milhões de portugueses em redes sociais - pode pecar por defeito, uma vez que se trata de um estudo declarativo, e não inclui, por exemplo, os aplicativos móveis com que já se entra nas redes sociais (telemóvel). Segundo um outro estudo, da ComScore, a frequência de redes virtuais em Portugal foi, em Setembro, de três milhões de pessoas, valor que equivale a 78.4% de toda a população online. A evolução de 2008 para o ano corrente é significativa: crescimento de 16%.

O portal Hi5 continua a ser o serviço mais popular entre os utilizadores de redes virtuais em Portugal Continental: 2.3 milhões de visitas, seguido pelo Windows Live (1.2 milhões), Facebook (639 mil) e MySpace (289 mil).

A audiência média de frequentadores gerais de internet também está a crescer no país, diz o estudo da ComScore: mais de 3.8 milhões de pessoas, com mais de 15 anos, acederam à rede em Setembro passado. O crescimento, comparado com 2008, é de 4%.

"Portugal representa actualmente um mercado de internet dinâmico e em franco crescimento", refere o estudo, alertando para as possibilidades de negócio. "Haverá um número crescente de oportunidades para alavancar marketing e publicidade online".

Sem comentários: