segunda-feira, novembro 23, 2009

Enquanto o Facebook Envelhece a Geração Y migra para o Twitter

O Facebook está ficando velho. Não, as pessoas não estão se cansando dele, ele realmente está ficando mais velho, e a idade média dos usuários está maior. Em Maio de 2008 a idade média do Facebook era de 26 anos, hoje é de 33. Isto é interessante para um site que foi feito exclusivamente para universitários. Então, onde estão esses universitários agora? Apesar de dividir o espaço entre pais, avós e chefes, alguns deles ainda permanecem no Facebook, outros já preferiram migrar para o Twitter.

Talvez a Geração Y não Goste do Twitter, Mas Usa Mesmo Assim

Durante o ano teve-se notícias de incontáveis artigos e pesquisas falando a mesma mensagem: a Geração Y não está interessada no Twitter. Alguns foram ainda mais longe e declararam que o Twitter é “inútil” e “narcisista”.

Aparentemente isto está começando a mudar, talvez não sua percepção do Twitter, mas o seu uso. O Twitter é agora o segundo mais novo no top 4 de redes sociais, sua média de idade é de 31 anos. O primeiro é o Myspace com uma média de 26, o terceiro é o Facebook, citado acima, com sua média de 33 e finalmente o LinkedIn em quarto, com média de 39 anos.

Analisando segmentos demográficos especialmente da juventude, não só da Geração Y, nota-se a “invasão” no Twitter comparado ao ano passado. Por exemplo, nos EUA 37% dos jovens em redes sociais entre 18 e 24 anos agora usam o Twitter sendo que em Dezembro de 2008 somente 19% usavam. Entre 25 e 34 anos, uma parte ainda sendo considerada Geração Y, 31% agora usam o Twitter, comparado com os 20% quem usavam em Dezembro do ano passado. Juntos estes dois grupos formam mais da metade da rede do Twitter.



Geração Y foi para o Twitter?

Por que a Geração Y mudou sua idéia sobre o Twitter que ela evitava a alguns meses atrás? Um recente artigo levantou algumas ideias para responder esta pergunta incluindo, o influxo de celebridades neste microblog, pressão de professores e chefes, e o fato desta geração ver valor nesta rede para objetivos profissionais. O crescimento da faixa etária 18-24 esta ligado ao segmento de jovens recém-formados que procuram uma identidade ligada à troca de informações na web, assim formando uma sólida lista de contatos profissionais.

Será que um dia teremos novamente outra rede dominada pela juventude digital, como o Myspace e o Facebook no início? Ninguém sabe ao certo, mas a não ser que não haja alguma barreira de idade para se registrar, será difícil para qualquer nova rede social manter os mais velhos fora, pelo menos nos dias de hoje. Aparentemente as gerações X e Y convivem muito bem nos mesmos espaços e a distinção entre as duas acaba sendo cada vez mais estatística do que real.

Sem comentários: