quinta-feira, novembro 26, 2009

Google Analytics pode ser proibido na Alemanha

Autoridades alemãs estão tentando banir a ferramenta Google Analytics do país. De acordo com um artigo do site Zeit Online nesta terça-feira (24), o serviço da gigante de buscas seria ilegal na Alemanha por coletar dados dos visitantes sem o consentimento explícito deles. Um dos advogados alemães citados no artigo afirma que a multa pode chegar até cerca de R$ 130 mil para cada página que utilize o recurso para obter informações dos padrões de visitas de usuários.

O Analytics é uma ferramenta que permite ao proprietário de um site visualizar estatísticas e informações sobre internautas que visitam sua página. O serviço é utilizado também para medir a audiência por "cliques" e "visitantes únicos".

Segundo o Zeit, aproximadamente 13% dos proprietários de sites na Alemanha (ou seja, que possuem domínios terminados em .de) utilizam o Google Analytis, incluindo várias organizações de mídia, partidos políticos e companhias farmaucêticas. O governo alemão está preocupado com a informação que o Google seria capaz de coletar em páginas de planos de saúde e coisas do tipo, alegando que a empresa poderia criar perfis de usuários com informações sobre interesses, estilo de vida, padrão de consumo e preferências políticas e sexuais. O governo alemão afirma que os dados coletados não podem deixar o país.

O representante do Google na Alemanha, Per Meyerdierks, afirma que a empresa está correta ao processar os dados nos Estados Unidos porque respeita o tratado de Porto Seguro entre a União Europeia e os EUA. Ele afirma ainda que cessar o serviço seria totalmente desnecessário e que usuários sempre têm a opção de recusar os cookies (arquivos com informações dos usuários enviados às páginas).

Sem comentários: